FlatOut!
Image default
Car Culture

Como a tração dianteira venceu?

Todo mundo sabe que o motor transversal-dianteiro e a tração dianteira são hoje a mais universal maneira de se construir um automóvel. Desde que Dante Giacosa criou o sistema e o apresentou ao mundo em 1969, não existiu forma de se voltar atrás: fora marcas e modelos de carros mais caros e especializados, o sistema de Giacosa se tornou universal. De jipes e ônibus a sedãs de luxo e carro esporte. Até picapes recentemente começaram a aderir ao esquema. O sistema é genial por ser extremamente simples. O leitor frequente do FlatOut o conhece: um motor compacto (3 e 4 cilindros em linha ou seis cilindros em V, na maioria) montado transversalmente na frente, com um transeixo alinhado a ele, e tração dianteira. Suspensão dianteira McPherson independente, direção por pinhão e cremalheira, pneus radiais e freios a disco. A estrutura é um monobloco de chapa de aço estampada e soldada a ponto. Junte a is