foi se o tempo em que os hot hatches eram versoes com um pouco mais de pimenta de carros baratos nao mais os anos 90 estamos em 2018 na era dos super hot hatches carros que ainda usam modelos mais em conta como base mas trazem muito mais tecnologia embarcada e sao muito mais potentes e sofisticados do que seus antepassados com numeros que ha 20 ou 30 anos seriam vistos em supercarros entre os mais potentes a norma e ficar acima na casa dos 300 cv talvez um pouco mais talvez um pouco menos [gt40 content tag= hot hatch widget= 1 title= hot hatches e no gt40 com br ] e o caso do novo megane rs trophy que como voce deve ter viso no zero a 300 ha alguns dias e a mais nova adiçao ao segmento e quase uma tradiçao meses depois de revelar uma nova geraçao do megane rs a renault mostra sua versao trophy e desta vez tivemos uma ideia dar uma olhada na briga pelo topo da cadeia alimentar entre os hatchbacks esportivos de traçao dianteira sabe aquele papo de que a traçao certa e a traçao traseira ele ate tem sua razao de ser mas e verdade que carros de traçao dianteira tambem podem ser velozes e divertidos na pista se voce acompanha o flatout ha tempos sabe que nao e a primeira vez que defendemos a traçao dianteira nao estamos dizendo que todo hatch compacto barato e um esportivo em potencial mas e fato que os avanços tecnologicos da industria automotiva levantaram a barra deles motores mais potentes assistencias eletronicas suspensao ajustavel pneus melhores e materiais mais leves os tornaram verdadeiros canhoes mesmo com a vantagem inerente de as rodas dianteira acumularem as funçoes de traçao frenagem e esterçamento como explicamos neste post quando voce se propoe a mudar a forma como encara um esportivo de traçao dianteira e aprende a usar o volante o acelerador e principalmente os freios na hora certa e possivel se divertir bastante na pista com um deles as fabricantes sabem disto melhor do que ninguem e a briga pela supremacia no segmento dos hot hatches movidos pelas rodas da frente nunca foi tao aquecida nos vamos colocar um pouco mais de lenha na fogueira e listar aqui os mais rapidos mais potentes e mais extremos hot hatches que se pode comprar em 2018 a maioria deles infelizmente nao e oferecida no brasil mas isto nao nos impede de imaginar qual deles e o melhor impede nao que a gente va responder a esta pergunta de forma definitiva isto fica para a discussao na caixa de comentarios mas vamos dar o material fotos caracteristicas e alguns comentarios tecnicos importante e obvio e deixar claro que nao incluimos o mercedes amg a45 o audi rs3 sportback e nem o golf r porque eles sao 4wd; e da mesma forma deixamos de fora o bmw m140i por ter traçao traseira honda civic type r motor 2 0 16v turbo 320 cv a 6 500 rpm 40 8 mkgf de torque entre 2 500 rpm e 4 500 rpm cambio manual de seis marchas traçao dianteira dimensoes 4 557 mm de comprimento 1 877 mm de largura 1 434 mm de altura 2 700 mm de entre eixos 1 414 kg desempenho 0 a 100 km/h em 5 8 segundos velocidade maxima de 272 km/h o honda civic type r começou como um hatchback de traçao dianteira leve e bem acertado movido por um brilhante motor de 1 6 litro e 185 cv com comando variavel v tec e a capacidade de girar a 9 000 rpm mas a primeira geraçao do type r ja foi lançada ha 21 anos e o mundo e um lugar bem diferente hoje os motores turbo nao sao favorecidos apenas pelo desempenho mas tambem pela eficiencia energetica e os aspirados estao com os dias contados tanto que o atual type r e a segunda geraçao da versao a usar um motor turbinado que apesar de perder rotaçoes sua redline fica nas 7 200 rpm entrega sua força de forma linear e sem buracos ainda que um persistente turbo lag seja perceptivel ate as 3 500 rpm ja a dinamica do carro de acordo com a autocar e seu ponto alto nas maos de quem sabe o que tem em maos o civic type r e um carro agil graças a seu diferencial de deslizamento limitado muito bem calibrado e sua suspensao firme que talvez seja firme ate demais no modo comfort a carroceria rola pouco nas curvas e a dianteira muda de direçao rapido mas o type r pode sair de frente caso o piloto nao seja cuidadoso com o acelerador [youtube id= 4ysjitqnenm width= 620 height= 350 ] vale lembrar que o civic type r e o atual recordista de nurburgring entre os hot hatches ainda produzidos com um tempo de 7 43 8 renault megane rs trophy motor 1 8 16v turbo 300 cv a 6 000 rpm 40 8/42 8 mkgf de torque entre 2 500 rpm e 4 500 rpm cambio manual de seis marchas / dupla embreagem e seis marchas traçao dianteira dimensoes 4 371 mm de comprimento 1 874 mm de largura 1 432 mm de altura 2 670 mm de entre eixos 1 419 kg desempenho 0 a 100 km/h em 5 7 segundos velocidade maxima de 260 km/h o megane rs trophy ainda nao chegou as ruas e por isso ainda nao tem as impressoes dos jornalistas mas seu irmao mais novo e um pouco menos potente ja e o hot hatch frances de 280 cv foi bem recebido em parte graças ao esterçamento das rodas traseiras em parte graças aos amortecedores com batentes hidraulicos inspirados pelos carros de rali segundo a renault muito bem acertados o megane rs ataca curvas tao rapido que e preciso alguns minutos para se acostumar a evo diz que a eficiencia da suspensao e incrivel para um carro sem amortecedores ajustaveis que a renault sport chegou a considerar mas julgou desnecessarios [youtube id= 00be8nbqkgq width= 620 height= 350 ] como ja dissemos o diferencial de deslizamento limitado disponivel no modelo rs que permitira uma distribuiçao mais precisa do torque entre as rodas do lado de dentro e do lado de fora nas curvas devera acentuar ainda mais esta impressao e talvez seja o que o megane rs precisa para tomar de volta o recorde de nurburging que trocou de maos varias vezes nos ultimos anos volkswagen golf gti performance motor 2 0 16v turbo 245 cv a 5 000 rpm 37 7 mkgf de torque entre 1 600 e 4 300 rpm cambio manual de seis marchas ou dupla embreagem de sete marchas dimensoes 4 258 mm de comprimento 1 799 mm de largura 1 492 mm de altura 2 626 mm de entre eixos 1 387 kg duas portas ou 1 415 kg quatro portas desempenho 0 a 100 km/h em 6 2 segundos velocidade maxima de 250 km/h o golf gti clubsport s versao mais extrema ja produzida em serie do gti com seus 310 cv tem um problema ele foi uma ediçao limitada que ja nao esta mais a venda entao o representante da familia nesta lista e o gti com pacote performance com a atualizaçao de 2017 o hot hatch passou a entregar 245 cv ou 15 cv a mais do que antes e tambem 2 mkgf a mais de torque de todo modo oficialmente ele e o menos potente desta lista o prejuizo por conta disto e grande nem tanto de acordo com a autocar se o gti anterior mesmo com o pacote performance acabava perdendo na arrancada para quase todos os rivais bem a situaçao e a mesma ao menos nesta lista seu zero a 100 o coloca atras ate mesmo do hyundai i30 n que por outro lado tem 30 cv a mais e podia ser mais rapido acontece que um bom hot hatch se faz com mais do que pegas de semaforo e o pacote completo do golf gti performance e duro de bater como observa a autocar a combinaçao de bom espaço interno acabamento exemplar e ergonomia perfeita alem de todas as decadas que a vw teve para evoluir a receita fazem sua parte muito bem o gti performance mantem o equilibrio dinamico a entrega de potencia linear e a prova de criticas e a praticidade do modelo normal por outro lado depois de seis anos de mercado o gti mk7 se tornou um carro meio previsivel o que se tem e uma satisfaçao constante e nao momentos de pura adrenalina que se espera de hot hatch o diferencial de deslizamento limitado ainda que eficiente pode ser meio intrometido as vezes; os sistemas eletronicos nao podem ser desligados por completo e falta um pouco mais de agressividade nas curvas e tudo muito correto muito perfeito o que mata um pouco da magia se quiser um golf esportivo para brigar de verdade no topo do segmento e melhor partir para um r com 310 cv e traçao 4x4 sob demanda o que nao podemos fazer no brasil [gt40 content search= golf widget= 1 ] hyundai i30 n performance motor 2 0 16v turbo 275 cv a 6 000 rpm 36 mkgf de torque entre 1 450 e 4 700 rpm 38 5 mkgf de torque entre 1 750 e 4 200 rpm com overboost cambio manual de seis marchas traçao dianteira dimensoes 4 335 mm de comprimento 1 795 mm de largura 1 447 mm de altura 2 650 mm de entre eixos 1 429 kg desempenho 0 a 100 km/h em 6 1 segundos velocidade maxima de 250 km/h o fato de um hyundai estar nesta lista e notavel por si so mas o hyundai i30 n performance faz bonito para um estreante segundo os norte americanos da car and driver o carro e bastante equilibrado na distribuiçao de aderencia entre os dois eixos e o diferencial de deslizamento limitado faz um bom trabalho mitigando o subesterço [youtube id= bbn4ljilwog width= 620 height= 350 ] ainda de acordo com a publicaçao a hyundai parece ter consciencia das limitaçoes do i30 n e consegue transforma las em qualidades de certa forma por exemplo o motor sofre com um pouco de turbo lag nas retomadas especialmente nas marchas mais altas entao a divisao n fez questao de dar ao i30 esportivo um cambio muito preciso e um ronco de presença tornando a tarefa de reduzir marchas bastante prazerosa os amortecedores sao consideravelmente rigidos mesmo na configuraçao mais macia como que para deixar claras as intençoes do hot hatch que nao promete mais do que pode cumprir dito isto o pessoal da evo foi um pouco mais critico fazendo uma colocaçao que nao surpreende se tratando do primeiro hot hatch de verdade da hyundai ele certamente e bom e competente mas nao de uma forma excepcional ou memoravel isto mesmo com o carro no modo n mas de uma maneira rara pelo menos para um carro de rua quanto mais comprometido voce esta e quanto mais rapido voce vai melhor o hyundai i30 n fica que sirva de aviso para os rivais seat leon cupra r motor 2 0 16v turbo 310 cv entre 5 800 e 6 500 rpm 38 7 mkgf de torque entre 2 500 rpm e 4 500 rpm cambio manual de seis marchas dimensoes 4 323 mm de comprimento 1 816 mm de largura 1 435 mm de altura 2 631 mm de entre eixos 1 479 kg desempenho 0 a 100 km/h em 5 7 segundos velocidade maxima de 250 km/h menor da lista em dimensoes externas o leon cupra r e o mais rapido e mais potente carro produzido em serie pela seat e so por isto ja merece respeito ele compartilha motor e plataforma com o vw golf e como tal e um carro espaçoso bem acabado e confiavel para usar no dia a dia e e um carro brilhante quando usado com mais empolgaçao de acordo com o top gear e preciso ser realmente estupido nas curvas para sair de frente com o leon cupra r graças ao acerto de suspensao retrabalhado do carro; o cambio manual e preciso bem escalonado e estimula que se troque as marchas perto do limite de giro; a entrega de força e linear e eficiente [youtube id= jmdgcsponhk width= 620 height= 350 ] eles tambem dizem que o carro nao e tao dramatico quanto um civic type r ou megane rs ele e mais focado e exibe uma estabilidade impressionante nas curvas de alta velocidade parte disto tambem se deve ao conjunto aerodinamico que inclui uma nova asa traseira de fibra de carbono que gera downforce na regiao por outro lado o conjunto original do cupra 300 a versao comum do leon hot hatch ja era um carro muito bem afinado e os 10 cv da ediçao limitada foram feitos 799 exemplares a mais mal se fazem sentir
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