foto laura mcdermot sergio marchionne nasceu em 17 de junho de 1952 em chieti uma comuna de cerca de 50 000 habitantes a 200 km de roma apesar de seu pai ser um carabiniere em 1965 sua familia emigrou para o canada estabelecendo se em toronto foi onde o jovem marchionne completou seus estudos tornando se bacharel em direito pela universidade de york e mais tarde concluindo um mestrado na universidade de windsor e uma formaçao pouco comum para um executivo da industria automobilistica mas este nao era seu objetivo na epoca [gt40 content search= fiat widget= 1 ] na verdade quando ingressou na fiat em 2003 marchionne jamais havia trabalhado no setor onde fez historia ao sair da faculdade foi trabalhar na deloitte & touche como consultor fiscal/contabil depois de passar por diversos cargos de gerencia no canada e na europa ele ingressou na alusuisse em 1994 e rapidamente chegou ao cargo mais alto da empresa tornando se seu ceo dali foi para a sgs uma empresa de testes e certificaçoes tambem como ceo e em 2003 foi indicado como membro independente do conselho da fiat s p a foi ali que sua trajetoria como um dos grandes executivos da historia começou a ser escrita na epoca a situaçao financeira da fiat era caotica a empresa havia trocado de ceo cinco vezes em dois anos e perdido mais de seis bilhoes de euros nesse mesmo periodo as açoes haviam despencado para apenas us$ 1 50 e a falencia da fiat era dada como certa foi quando o conselho da empresa elegeu marchionne como o novo ceo do grupo apesar da reputaçao como salvador de empresas em falencia algumas pessoas duvidavam que ele pudesse ser capaz de reverter a situaçao da fiat nao por questionar sua competencia mas devido a situaçao da empresa e tambem ao fato de aquele ser seu primeiro trabalho na fiat e na industria automobilistica era um completo outsider na ocasiao de sua nomeaçao marchionne declarou ao jornal the new york times que a fiat tinha um grande potencial e que bastava aproveita lo e tambem reforçou que ja havia levantado uma empresa antes citando a sgs em meus 30 meses na sgs peguei uma empresa letargica e a transformei em lider de seu segmento sua primeira medida como ceo da fiat foi conhecer todas as linhas de produçao todos os refeitorios e vestiarios das fabricas que estavam abaixo dos padroes mundiais de bem estar e qualidade por isso assinou um documento comprometendo se a melhorar as condiçoes de trabalho de acordo com o padrao mundial melhorando a produtividade e o bem estar dos trabalhadores em 2005 marchionne deu sua primeira demonstraçao de visao estrategica e postura agressiva na epoca a gm detinha 20% da fiat e um acordo para comprar a fabricante italiana em 2005 em crise e sem dinheiro para concretizar a compra a gm ignorou o acordo marchionne entao ameaçou processar a gm em uma negociaçao que rendeu a fiat o recebimento de us$ 2 bilhoes dos americanos para encerrar a disputa apostando em seus instintos como promover um executivo de 37 anos a presidencia da fiat e inspirado no gerenciamento eficiente da toyota e no foco no design de produtos da apple marchionne começou a mudar a fiat rapidamente do prejuizo de us$ 332 milhoes em 2005 a fabricante passou a um lucro de us$ 384 milhoes em 2006 em 2009 marchionne deu uma tacada de mestre diante da iminente quebra da chrysler o italiano iniciou um processo de compra de 35% da empresa americana e de todo o potencial das marcas dodge ram e jeep foi a salvaçao da marca americana mas tambem uma enorme fonte de lucros para a fiat especialmente ao transformar a jeep em uma marca global usando plataformas fiat caso do renegade e do compass a posiçao do compass como suv mais vendido no brasil alias e um dos melhores exemplos do potencial desperdiçado pela jeep que foi aproveitado por marchionne com a aquisiçao de quase 59% da chrysler marchionne formou a fiat chrysler automobile em 2014 renovando nao apenas o grupo americano mas tambem dando nova vida ao lado italiano da parceria foi uma mudança agressiva com foco em cortes de custos e ganhos em escala e no encerramento de modelos que nao fossem lucrativos foi uma estrategia que matou a lancia mas ao mesmo tempo revitalizou a alfa romeo e a maserati e devera devolver a dodge a competitividade no segmento dos muscle cars nos proximos anos alem disso o anuncio da formaçao da fca elevou as açoes da fiat para us$ 15 — valor dez vezes maior que na epoca em que marchionne assumiu a empresa isso significa basicamente que ele decuplicou o valor de mercado da fiat outra manobra de visao de marchionne para aumentar a lucratividade de suas marcas foi a separaçao da ferrari da cnh segmento de tratores do grupo e da magneti marelli do grupo fca sendo uma marca lucrativa e com alto valor agregado a ferrari vinculada a fca teria seu valor de mercado variando de acordo com os resultados das demais marcas do grupo por exemplo se a fiat e a maserati tivessem prejuizos o valor da ferrari seria afetado negativamente separando a marca do grupo ela teria seu valor de mercado dependente apenas de seus resultados — que sao positivos desde que luca di montezemolo assumiu a marca no inicio dos anos 1990 leia mais neste post com a separaçao da ferrari a marca atingiu um valor de mercado de us$ 10 bilhoes e para nao perder o controle sobre a empresa 10% das açoes ficaram com piero ferrari filho do fundador enzo e os outros 90% com os acionistas da fca o simples anuncio da separaçao da ferrari por exemplo aumentou as açoes da fca em 18% workaholic marchionne frequentemente dormia em voos noturnos realizava reunioes as 6 da manha nas segundas feiras tomava 12 espressos por dia tinha casas no canada na italia na inglaterra holanda e suiça e costumava dirigir os prototipos de todos os modelos em desenvolvimento incluindo as ferrari no circuito de fiorano com esta rotina nao sobrava muito tempo para curtir seus proprios carros e talvez por isso sua coleçao seja desconhecida publicamente mas e sabido que ele tinha ao menos um challenger srt 8 com o motor 6 4 de 470 cv e uma ferrari enzo preta [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 194570 194571 ] a ultima vez que marchionne apareceu em publico foi no final de junho quando entregou um jeep wrangler aos carabinieri sete dias depois entrou em licença para cuidar de sua saude e foi para a suiça onde faria uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no ombro direito realizada na semana passada no sabado a fca anunciou quatro substitutos para marchionne o que gerou preocupaçoes sobre seu estado de saude uma vez que ele planejava deixar o comando do grupo somente em 2019 na manha de hoje foi confirmada sua morte devido a uma embolia que causou danos irreversiveis ao seu cerebro apos a cirurgia a impessoalidade do mundo corporativo raramente cultua a personalidade de um ceo mas marchionne era uma das raras exceçoes justamente por ser movido por seus instintos e percepçoes sem ele talvez a fiat e a chrysler nao estivessem por ai nem o dodge challenger hellcat os alfa romeo 8c 4c giulia e stelvio o fiat 124 abarth o maserati ghibli o dodge viper acr
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