FlatOut!
Image default
Car Culture

Como as marcas britânicas se desintegraram e viraram estrangeiras?

Já reparou que boa parte das grandes marcas de automóveis britânicas não existe mais? Apesar de terem construído alguns dos maiores ícones automobilísticos do Século 20, marcas como Austin, Rover, Triumph, Morris, Jensen, AC, Daimler e Hillman já não existem mais há décadas. Tudo o que restou no território governado pela Rainha Elizabeth foram fabricantes artesanais de baixo volume. O resto desapareceu ou foi parar nas mãos de investidores estrangeiros como Jaguar, Land Rover, Bentley e Rolls-Royce. É um caso espantoso e possivelmente único na história do automóvel — especialmente se considerarmos que havia mais de 30 fabricantes no Reino Unido após o fim da Segunda Guerra e que uma delas chegou a ser a quarta maior fabricante do planeta antes de se tornar a famosa British Leyland, também classificada como quarta maior fabricante de automóveis de sua época. Agora.. como uma empresa com tamanho poderio industrial (e também político, indiretamente) pode simplesmente desaparecer d