alguns dias atras decidimos fazer justiça e falar um pouco mais sobre um dos icones mais injustiçados da historia do automobilismo dan gurney nao porque o simpatico senhor de 86 anos nao seja respeitado e cultuado mas sim porque ele nao e tao respeitado e cultuado como deveria diante de tantas conquistas que o americano colecionou ao longo de sua vasta carreira alguns deles verdade seja dita ja foram cobertos indiretamente aqui no flatout como seu envolvimento no projeto do ford gt40 e a invençao do banho de champagne no post mais recente a seu respeito contamos como dan gurney foi um dos maiores responsaveis pela adoçao do capacete fechado no automobilismo agora vamos falar um pouco mais sobre aquela epoca quando dan gurney competia com sua propria equipe ajudou a projetar seu proprio carro e ainda venceu uma corrida com ele tornando se um dos tres pilotos no mundo inteiro a faze lo jack brabham e dan gurney 1964 os outros dois foram jack brabham que conseguiu vencer um campeonato com um carro projetado e construido por ele mesmo e bruce mclaren que venceu algumas corridas dan gurney venceu uma so o grande premio da belgica em spa francorchamps mas nao e por isso que seu feito e menos impressionante a formula 1 sempre foi uma categoria extremamente desafiadora e reservada a elite do automobilismo mesmo hoje pasteurizada como esta via de regra e preciso ser um dos maiores pilotos do planeta para pilotar de forma competitiva vencer uma corrida com uma equipe que leva seu sobrenome em um dos circuitos mais desafiadores do planeta em plena decada de 1960 e para os herois dan gurney e o porsche 804 na verdade dan gurney venceu apenas cinco corridas na formula 1 ele começou a pilotar na formula 1 em 1959 pela scuderia ferrari que na epoca ja era uma das maiores equipes do planeta tendo conquistado seu quarto titulo no ano anterior ele ainda passou pela brm pela porsche e pela autosport antes de entrar para a equipe de jack brabham foi na porsche que ele conseguiu sua primeira vitoria no grande premio da frança de 1962 a segunda vitoria veio em 1964 novamente na frança porem pilotando pela brabham e ainda naquela temporada no grande premio do mexico ultima corrida do ano veio a quarta vitoria de gurney sua vitoria pela porsche que 1962 foi a unica da equipe na formula 1 ja a primeira vitoria pela brabham na frança tambem foi a primeira da equipe em uma etapa do campeonato brabham venceu com seu proprio carro em 1963 no circuito de solitude na alemanha mas a prova nao valia pontos dan gurney com o brabham bt7 na frança em 1964 dan gurney foi o primeiro piloto que jack brabham contratou para sua equipe em 1963 antes disso ele pilotava sozinho gurney decidiu seguir o exemplo em 1966 quando fundou a all american racers seu ingresso na brabham que estava em plena ascensao na epoca lhe foi tambem a oportunidade de manter contato com gente realmente importante no meio gente como carroll shelby em uma parceria que culminou com as vitorias em le mans do ford gt40 em 1966 1967 1968 e 1969 carroll shelby e dan gurney f*cking cool paralelamente ao projeto do gt40 porem dan gurney e carroll shelby se reuniram com um grupo de investidores entre eles os executivos da fabricante de pneus goodyear para fundar a all american racers que tambem ficou conhecida como aar o foco de gurney era a formula 1 e a goodyear gostou da ideia porque seria uma chance de acabar com a hegemonia da rival firestone na categoria caso a empreitada fosse bem sucedida no fim das contas porem a all american racers acabou competindo em provas de prototipos como a canam e tambem na indy e na trans am em 1970 dando origem ao plymouth cuda aar cuja historia ja contamos aqui todas estas operaçoes eram feitas nos estados unidos mas carroll shelby estava na europa cuidando do ford gt40 aproveitando que de todo modo o reino unido era o principal polo da formula 1 no planeta gurney achou por bem transferir a equipe de formula 1 para la a divisao foi rebatizada como anglo american racing ate porque ele nao concordava muito com o nome all american racers por acha lo nacionalista demais mas como a sugestao havia sido do presidente da goodyear em pessoa dan gurney achou melhor aceita la os all american racing racers comemorando a vitoria do ford gt40 nas 24 horas de le mans de 1967 pois a anglo american racers era fundada por americanos mas tinha um carro projetado por um britanico com motor britanico e toda a logistica britanica o designer do primeiro carro da aar na formula 1 o eagle mk1 foi lee terry ex projetista da lotus nao por acaso entao o t1g tinha um layout bem parecido com o do lotus 38 que venceu a indy 500 de 1965 ou seja tinha um chassi monobloco com chapas de metal e rebites um motor livre da responsabilidade de ser componente estrutural e suspensao com braços triangulares inferiores com molas e amortecedores inboard o conjunto de suspensao ia montado direto no monobloco esta descriçao porem nao leva em consideraçao outro aspecto marcante do eagle mk1 ele era absurdamente bonito talvez o carro de formula 1 mais bonito de todos os tempos uma carroceria baixa um bico pontudo e os componentes mecanicos e da suspensao bem abrigados sob ela dando ao monoposto um visual minimalista bastante agradavel as rodas com a parte interna dos raios pintadas de preto eram diferentes das outras rodas encontradas nos carros de formula 1 e os coletores de escape do tipo bundle of snakes pintados de branco para dissipar melhor o calor eram um espetaculo a parte o carro fora todo projetado para receber um motor v12 que estava sendo projetado pelo engenheiro britanico aubrey woods de tres litros com 60° de separaçao entre os cilindros e potencia estimada em cerca de 370 cv o que era um excelente numero para a epoca o principal atributo do v12 eram os cabeçotes que tinham quatro valvulas por cilindro separadas por um angulo bastante estreito trinta graus alem disso o motor tinha outra caracteristica o diametro era maior que o curso 72 8 × 60 mm sendo bastante girador os carburadores eram montados diretamente sobre os dutos de admissao sem coletores em uma soluçao radical de design para melhorar o fluxo [youtube id= xtui7bwnibo width= 620 height= 350 ] so havia um problema o eagle mk1 havia sido especificamente projetado para este motor mas quando a estreia do carro começou a se aproximar o v12 ainda nao estava pronto assim os primeiros testes na pista com o carro foram feitos com motores quatro cilindros coventry climax adaptados em seus lugares quando o motor planejado ficou pronto porem ficou claro que a espera havia valido a pena quer dizer nao exatamente apesar de potente e muito bem projetado sendo capaz de girar a ate 10 000 rpm lembre se estamos falando de cinco decadas atras e produzindo um belo ronco o v12 nao era confiavel a weslake companhia responsavel pelo projeto nao tinha uma infraestrutura muito boa para a tarefa seu ferramental era muito antigo com alguns equopamentos datando da primeira guerra mundial e com isto a qualidade dos motores nao era muito boa e muitas peças sobressalentes se mostraram incompativeis isto custou desempenho ao eagle mk1 na formula 1 das oito corridas na temporada gurney abandonou cinco por problemas mecanicos para a temporada seguinte aperfeiçoamentos no design do motor e a correçao de algumas falhas de design aumentou a potencia do v12 gradativamente chegando aos 420 cv no fim de 1967 foi portanto com um motor de quatrocentos e poucos cv que dan gurney venceu o gp da belgica em 1967 a corrida começou com jim clark da lotus na pole position mas depois de onze voltas o britanico precisou parar para trocar uma das velas do motor o que acabou lhe custando dois minutos ele acabou perdendo a posiçao para dan gurney que havia largado em segundo e para jackie stewart o americano e o escoces brigaram pela liderança o resto da corrida faltando apenas oito voltas para o fim da prova stewart teve problemas no cambio e acabou terminando a corrida na segunda posiçao gurney por sua vez comemorou sua primeira vitoria com sua propria equipe em um carro que ajudou a projetar dando inclusive palpites no motor foi so uma das marcas na prova na reta oposta de spa o eagle mk1 de gurney atingiu os 315 km/h 196 mph e tornou se o carro mais veloz a participar de uma corrida de formula 1 em seu tempo a vitoria tambem fez do piloto o unico no mundo a conquistar a primeira vitoria em um grande premio por tres equipes diferentes porsche brabham e all american racers o motor v12 eagle weslake continuou sendo aperfeiçoado nos anos que se seguiram diz se que em 1968 o motor de tres litros passava dos 440 cv no entanto a verba da equipe de dan gurney acabou naquele ano e o americano voltou para os eua a fim de se concentrar na indy 500 com um capacete fechado claro os cabeçotes desenvolvidos para o eagle mk1 porem acabaram sendo adaptados para o uso no motor v8 small block de 4 9 litros usado no ford gt40 nas 24 horas de le mans de 1968 e 1969 as duas ultimas ediçoes em que o classico carro de corrida anglo americano venceu
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