Acima: Lamborghini Asterion
Lembra daquela história da Lamborghini se manter fiel aos motores V12 aspirados, e adiar ao máximo o downsizing e a hibridização? Note que eles não mencionaram nada sobre “não fazer um carro elétrico”, e talvez seja por isso que a fábrica italiana esteja trabalhando em um esportivo movido a eletricidade.
A apuração é da revista alemã Autobild. Segundo eles, o carro se chamará Vitola (que, aparentemente, não é o nome de um touro famoso, e sim uma medida de charutos) e será baseado na arquitetura modular J1, a mesma que será usada pela Porsche na versão de produção do Mission E (abaixo).
Ainda de acordo com a Autobild, o Vitola será capaz de chegar aos 100 km/h em 2,5 segundos, pouco abaixo do Aventador SV, e terá velocidade máxima de, pelo menos, 300 km/h. Para superar o Aventador SV, o Vitola poderá ser lançado com uma variação de 800 cv do powertrain elétrico compartilhado com o Porsche Mission E — no Porsche os dois motores produzem 440kW (600 cv).
Por último, ainda que seja aprovado para produção em série, ele deverá ser uma edição limitada como o Centenario ou o Veneno — e também deverá custar tão caro quanto.
Agora… precisa mesmo ser elétrico, Lambo? Será que não dá para ser um híbrido com um ronco bacana?