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Car Culture

Como (e por que) a Porsche levou 45 anos para chegar ao câmbio PDK

O Porsche 911 talvez seja o esportivo mais fiel às suas origens e tradições. Ao longo dos últimos 50 anos, o modelo manteve a mesma silhueta básica e seu motor boxer de seis cilindros atrás do eixo traseiro — e ele ainda manteve o arrefecimento a ar enquanto pôde. Uma característica menos conhecida do modelo em suas cinco décadas é a inovação na forma de trocar as marchas. Sim, o 911 é um dos últimos bastiões do câmbio manual e nunca foi oferecido com um câmbio automático convencional, que não oferecesse trocas manuais (pode procurar). Claramente é uma forma de se manter fiel às raízes esportivas, afinal, todas as tentativas de fazer um câmbio que troca as marchas sozinho também ofereceram ao motorista a opção de trocar as marchas por conta própria. Essa história começou em 1968, quando o 911 tinha só cinco anos e a Porsche desenvolveu um câmbio chamado Sportomatic. Era um negócio revolucionário, mas também era algo que ninguém estava procurando quando entrava em uma