quando pessoas normais vao fazer uma viagem de carro a preocupaçao e escolher a rota mais rapida segura e que consuma menos combustivel e claro que para os entusiastas a beleza da paisagem e a diversao que a estrada em si pode proporcionar tambem sao levadas em conta para uma verdadeira road trip mesmo que nao tenham um carro bacana de verdade e quando me refiro a um carro bacana de verdade falo de alto nivel do nivel de harry metcalfe fundador e ex editor da revista evo que hoje e consultor tecnico na jaguar land rover e amealhou ao longo dos anos uma bela garagem cuja estrela mais conhecida sem duvida e seu lamborghini countach 5000 qv 1987 como nao esta mais na evo desde 2013 metcalfe tem dedicado seu tempo livre ao seu canal no youtube harry s garage que bem e o que o nome diz em seus videos metcalfe da detalhes de como e conviver com os carros de sua garagem e como estamos falando de um dos mais respeitaveis jornalistas automotivos do reino unido os carros que ele escolheu para habitar sua garagem sao todos especiais de alguma forma alem do countach ele tem uma ferrari testarossa que tambem leva para viagens claro um jaguar project 7 que foi feito sob medida para ele sao as vantagens do cargo um renault clio trophy e ate 2013 tinha tambem um pagani zonda o countach que completa trinta anos de fabricaçao neste mes esta com metcalfe ha sete e ja rodou dezenas milhares de quilometros desde entao [youtube id= qzuzbzyv6eg width= 620 height= 350 ] para celebrar o aniversario de seu countach no ultimo dia 17 de setembro metcalfe decidiu percorrer a chamada rota de napoleao trecho entre a frança e a italia que napoleao cruzou em 1815 quando retornava para casa apos um ano de exilio na ilha de elba na regiao da toscana napoleao contudo viajou sentido sul norte metcalfe fez o contrario saiu da cidade de beaune em direçao a grenoble de onde seguiria novamente para o norte ao longo de 1 300 km ate neuchatel na suiça onde o countach participaria de um concorso d eleganza realizado com apoio oficial da lamborghini e a primeira vez que a fabricante se envolve em um evento deste tipo a primeira parte da viagem foi documentada neste video no qual metcalfe mostra como e se preparar para sair com um countach e explica algumas curosidades interessantes a respeito do carro alem e claro de nos presentear com o ronco de seu classico supercarro italiano enquanto costura pelas curvas dos alpes franceses que proporcionam uma bela vista especialmente se voce for o tipo de cara que tem um lamborghini countach de real importancia historica e nao tem medo de para lo na beira de um precipicio para apreciar a vista e descansar um pouco os ouvidos porque como voce ja deve ter notado o v12 ronca alto [youtube id= tb7_yzmqoww width= 620 height= 350 ] o countach de metcalfe e todo original e muito bem preservado valendo se do uso constante para ficar sempre em forma isto ja bastaria para justificar sua presença no concorso mas tem mais seu carro e exatamente o exemplar que a lamborghini levou para o london motor show de 1987 ocasiao na qual foi apresentada a versao 5000 quattrovalvole ou 5000 qv para o mercado britanico na italia ela foi lançada em 1985 aquela altura o countach ja havia ganhado os para lamas alargados e os componentes aerodinamicos nada discretos que lhe tornaram um simbolo oitentista mesmo que tenha nascido na decada anterior mas foi so em 1987 que veio o motor de 5 2 litros com os seis carburadores weber montados no topo do motor e nao ao lado como era na versao de 4 8 litros alem de cabeçotes com quatro valvulas por cilindro em vez de duas o resultado foi um aumento significativo na potencia de 375 cv para 475 cv houve porem um efeito colateral os carburadores no topo exigiram um calombo na cobertura do motor o que piorou a ja ruim visibilidade traseira observaçao os carros exportados para os eua nao tiveram este problema porque o 5000 qv americano trocou os carburadores por um sistema de injeçao bosch k jetronic em uma medida para tentar reduzir o consumo de combustivel e emissoes que era uma preocupaçao bem maior nos eua do que na europa de fato o carro de metcalfe fez uma media de 5 3 km/l por sorte o tanque do countach comporta 110 litros suficientes para uma autonomia de quase 600 km not bad at all antes de partir para a primeira parte da viagem de cerca de 300 km metcalfe coloca a bagagem no porta malas que e surpreendentemente espaçoso especialmente se voce remover as laterais do revestimento dando acesso a um espaço vazio atras de cada lanterna este espaço nao e parte oficial do porta malas de 240 litros mas e o que permite que por volta dos 3 40 do video metcalfe coloque ali duas malas grandes mais a bolsa de sua camera e surpreendente de verdade depois de abastecer e fazer uma paradinha para o lanche usando a asa traseira como mesa metcalfe começa a viagem de verdade e assim que pega a via expressa mais ou menos aos 5 50 ele consegue nos mostrar o quanto que o countach e barulhento o motor v12 logo atras de sua cabeça gosta de girar e a 110 km/h as rotaçoes estao perto das 4 500 rpm a 130 km/h nao da para ouvir o que metcalfe esta dizendo alem do ronco do motor ha tambem o ruido das engrenagens do cambio o barulho sai pela grelha do cambio e metcalfe usa um pedaço de tecido com estampa de oncinha pra atenua lo isto e claro sem falar no fato de o countach ja ser um carro naturalmente de dificil convivencia carros de 30 anos exigem muito mais comprometimento e disposiçao caso se queria utiliza los no lugar de algo mais moderno e confiavel isto e fato mas no caso do countach ha todos os sintomas colaterais de se ter um supercarro projetado nos anos 70 a carroceria em forma de cunha por mais absurdamente cool e aerodinamica que seja resulta em um carro com interior apertado pouca visibilidade ve o tamanho das janelinhas que se abrem de verdade mal entra vento muito barulho e ergonomia meio estranha para certas tarefas como fazer uma baliza por exemplo da metade para a frente o video consiste em tomadas onboard e quase nenhum comentario metcalfe deixa o ronco do v12 italiano falar quase nao se percebe que o video ja passou da metade de seus quase vinte minutos de duraçao e e ai que a gente nota como ate mesmo um video consegue transmitir o tamanho da diferença entre por exemplo um countach e um aventador ouve se o ronco do motor com muito mais clareza e da para escutar tambem alguns acabamentos batendo ve se que e preciso sempre corrigir o volante um pouquinho que a direçao e dura e que trocas de marcha sao constantes se fosse um aventador metcalfe poderia relaxar nos trechos mais tranquilos e so se empenhar no volante na hora de contornar as curvas da rota de napoleao com o countach e preciso domar o touro bravo o tempo todo de qualquer forma o modo como ele conduz a viagem parando em pontos estrategicos para olhar o mapa de papel pois o countach nao tem navegador gps obviamente com toda a calma do mundo e explicando os desvios que faz para pegar os melhores trechos faz parecer que ele esta com um carro qualquer e uma viagem completamente analogica e fica mais admiravel quando a gente lembra que o destino era um concorso d eleganza o tipo de evento frequentado por carros que passam a vida em garagens climatizadas e sao transportados em carretas cobertas sem sequer encostar os pneus no asfalto em 1 600 km o carro poderia ter quebrado se acidentado ou mesmo sofrido qualquer pequeno dano que comprometesse seu desempenho no evento mas metcalfe da um verdadeiro tapa na cara de quem so se preocupa com isto dizendo e dai na verdade me senti ate um pouco envergonhado pelas vezes em que fiquei preocupado antes de uma longa viagem com meu carro moderno economico e barato usando o google maps para achar o caminho enquanto o velho metcalfe viaja com um lamborghini carburado de 30 anos e um mapa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.