em 1928 se voce quisesse comprar um carro novo estatisticamente a maior chance e que voce compraria um dos novos ford o modelo a era um carro considerado veloz uma grande evoluçao em relaçao ao onipresente t que substituiria seu novo quatro em linha oferecia 40 cv o dobro que o t o mais comum carro nas ruas do mundo entao por uma boa margem por um pouco mais de dinheiro talvez voce ficasse tentado por um dos novos chevrolet com seis cilindros em linha e valvulas no cabeçote que oferecia 50 cv debitados de forma bem mais suave e silenciosa com certeza voce compraria um carro americano pois os europeus nao tinham nada que pudesse ser comparado nesta faixa de preço com mais dinheiro o leque de opçoes seria consideravelmente maior a packard era a mais popular delas e em 1929 oferecia em seu enorme chassi de 145 pol 3 683 mm de entre eixos um oito em linha de 6 3 litros e valvulas laterais com 106 cv o packard era conhecido por seu extremo silencio e tranquilidade de operaçao e a capacidade de atingir velocidades altas para a epoca algo ao redor de 150 160 km/h voce começaria a considerar os europeus se dinheiro realmente nao fosse problema mas estamos falando aqui de algo diferente de carros enormes e ainda assim velozes vendidos em chassis para que o dono escolhesse a sua carroceria sob medida carros cuja velocidade tranquilidade de operaçao e tamanho refletisse o poder do endinheirado dono de uma forma absoluta carros com enormes motores e pesadissimos chassis e mesmo assim capazes de velocidades entao reservadas as pistas de corrida tamanho aqui e um bonus naqueles tempos em que o trafego era escasso e o combustivel barato uma decada antes disso o que havia de melhor era um rolls royce mas em 1929 estava terrivelmente ultrapassado apesar de ainda ser a escolha de muitos pela fama ja enorme nesta epoca o melhor vinha da europa continental mercedes benz hispano suiza isotta fraschini mas nenhum deles tinha mais de 200 cv foi nesta epoca que apareceu o duesenberg tipo j foi na verdade o ultimo automovel de seu tipo o apice de seu genero depois da depressao economica dos anos 30 e da segunda guerra mundial os automoveis mudariam drasticamente junto com o mundo e nunca mais veriamos algo assim com nada menos que 265 cv declarados o duesenberg humilhava todos os outros apesar de ser gigantesco com 3 900 mm de entre eixos e pesando algo entre 2 500 e 3 000 kg dependendo da carroceria o carro ainda assim era capaz de atingir a velocidade maxima de um packard 8 na segunda de suas tres marchas tudo do silencio de operaçao a tranquilidade com o que conseguia chegar a estas velocidades era superlativo o preço tambem era incrivelmente alto num tempo em que um ford podia ser adquirido por algo em torno de 500 dolares o j começava em 13 500 e versoes posteriores chegaram a vinte mil verdinhas o motor era um gigantesco oito em linha de 6 9 litros mas diferente de absolutamente tudo em 1928 tinha duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro exatamente como algo oferecido em 2024 logo surgia o sj com um supercharger centrifugo um compressor parecido com o turbo moderno mas que era acionado pelo motor via um eixo e nao por meio de gases do escapamento nada de correias aqui este supercharger era parte integrante do motor oito em linha e derivado diretamente de competiçao em indianapolis onde eram comuns com este compressor a potencia era ainda mais inacreditavel para 1928 320 cv com isso a marca dizia que o carro podia chegar a 180 km/h em segunda marcha e 210 km/h em terceira e ultima mesmo carregando um peso total que seria caracterizado como caminhao hoje em dia lembre um ford a tinha 40 cv os criadores do carro eram fred duesenberg e seu irmao mais novo august augie duesenberg alemaes radicados em indianapolis eram construtores de carros de corrida de grande sucesso nos anos 10 do seculo passado alem de motores aeronauticos depois da guerra lançaram a marca de carros de rua duesenberg com o seu fantastico modelo a de 1920 mas nao foi um sucesso e a grande fama de duesenberg permanecia nas pistas foi o primeiro carro americano a vencer um gp europeu em 1921 em 1926 a fabrica era comprada pela auburn de erret lobban cord [caption id= attachment_356132 align= aligncenter width= 999 ] fred a direita augie a esquerda os irmaos duesenberg[/caption] cord foi um dos mais habilidosos executivos da industria americana e tinha transformado a auburn de um fabricante obscuro a uma marca conhecida e prospera em pouquissimo tempo quando comprou a duesenberg chamou fred duesenberg e contou a ele o que pretendia cord queria o melhor carro do mundo ponto preço nao importava mas pediu que fosse grande inclusive mencionando o entre eixos de no minimo 150 polegadas 3 810 mm o que praticamente indicava o tipo de carro pretendido uma chance destas nao aparece todo dia e os irmaos duesenberg nao deixaram de aproveita la a escolha de motor dohc e corajosa ate entao este tipo de construçao criada pelo suiço ernest henry em 1912 para os peugeot de gp era rarissima e quase limitada somente a carros de competiçao antes do duesy so foi as ruas em carros de baixa cilindrada como o ballot 2ls de 1922 o primeiro com 2 litros e alguns alfa romeo do entao jovem vittorio jano o duesenberg porem era um motor bem mais bem construido duravel confiavel e parrudo sabemos hoje devido a diligente pesquisa publicada por griffith borgeson nos anos 70 que um motor do j produzia na realidade exatamente 211 cv a 3 200 rpm segundo relatorios de teste da lycoming empresa do imperio de cord que produzia os motores mas que isso nao seja um balde de agua fria; e justo acreditar que as outras empresas tambem publicavam valores de potencia que nao eram exatamente os mesmos que saiam de seus dinamometros e vale dizer tambem que existia um carro ainda mais superlativo em tamanho e potencia o bugatti royale com 300 cv; mas era mais raro e caro que as bolas de ouro do maraja de jaipur mas nao era so a potencia que fazia o duesenberg algo especial; nao mesmo o carro todo e um dos raros momentos em que todo detalhe e escolhido para ser o melhor e pronto sem olhar custo; voce ficaria surpreso como ate hoje isso quase nunca acontece ate em carro vendido por milhoes o duesenberg e sobre qualidade de componentes projeto e construçao de uma forma realmente incrivel para explicar isso numa epoca que se comprava carro pela qualidade mecanica principalmente a empresa gerou um catalogo explicando o que era tao especial assim naquele carissimo veiculo reproduzo ele aqui com a traduçao do texto curvao a construçao do curvao e nova e tipica do cuidado que a duesenberg tem com cada componente ele e totalmente em aluminio fundido e a flange de montagem e apoio do painel dos pedais de madeira esta integrado a ele dois suportes de aluminio ocos com seçao oval suportam o painel de instrumentos esse esquema garante uma unidade rigida e faz o alojamento das ligaçoes eletricas e e extremamente conveniente para os fornecedores de carrocerias eixo dianteiro a facilidade e leveza de esterçamento e devida nao somente ao projeto correto mas tambem ao pivotamento das rodas em amplos rolamentos que requerem lubrificaçao apenas uma vez por ano as rodas sao suportadas em dois superdimensionados rolamentos de esferas montados a uma consideravel distancia um do outro fazendo um conjunto muito solido o rolamento interno e localizado exatamente no plano central da roda carrega a maior parte do peso enquanto o outro rolamento recebe os carregamentos laterais o eixo em si e um parrudo perfil i de grande resistencia nota lembrem se que nao existia assistencia de direçao entao e que o peso da direçao e proporcional ao peso no eixo dianteiro; reduçao de atrito e geometrias perfeitas eram necessarias para leveza freios o sistema de freio hidraulico duesenberg requer apenas um pistao unico montado verticalmente para reduzir a probabilidade de vazamento e de penetraçao de sujeira as duas sapatas de freio tem ajuste unico entre as duas quando ajuste e necessario a sapata dianteira e colocada em contato com o tambor sem se mexer na sapata traseira e os dois se auto ajustam automaticamente nenhum outro ajuste e necessario na base das sapatas porque elas sao posicionadas tao precisamente que qualquer ajuste seria futil as sapatas sao fundidas em aluminio e os tambores sao forjados em aço com cinco aletas externas para refrigeraçao e reforço o cilindro mestre e auto compensante no que toca variaçao de temperatura nota em 1928 ate freio nas quatro rodas era ainda uma novidade bentley ganhou suas primeiras 24 horas de le mans com freios so no eixo traseiro e a vasta maioria dos carro ainda freavam por varoes de aço o freios do duesenberg eram absolutamente estado da arte e vinham direto de pratica nas pistas virabrequim o virabrequim foi desenhado com todo cuidado para garantir uma operaçao suave do motor e longa vida e excepcionalmente rigido com diametro incomum 69 85 mm e suportado por cinco amplos mancais e feito da melhor liga de aço tratada termicamente duas vezes e a cuidadosamente balanceado estatica e dinamicamente ate uma infima fraçao de peso contapesos cientificamente desenvolvidos contrabalanceam as forças centrifugas precisamente aumentando a vida dos componentes por diminuiçao da pressao nos mancais camara de combustao e valvulas a camara de combustao e ideal para a mais eficiente combustao de desenho compacto com a vela localizada bem ao centro de forma que a frente de chama tenha a distancia a percorrer reduzida as velas de igniçao e as sedes das valvulas sao completamente envolvidas por dutos de agua de refrigeraçao de forma que sao perfeitamente refrigeradas estas caracteristicas permitem o uso de alta taxa de compressao e com isso aumento de potencia e economia de combustivel a extraordinaria potencia do motor duesenberg e na maior parte por causa da excelencia do mecanismo de valvulas indisponivel em outros automoveis por virtude de seu alto custo quatro valvulas por cilindro sao usadas duas de admissao e duas de escapamento e o aumento de potencia obtido por este esquema e aproximadamente o mesmo obtido quando se acopla um compressor a um motor de duas valvulas por cilindro as valvulas estao no cabeçote e sao diretamente atuadas por dois comandos de valvulas tambem no cabeçote este e o esquema de disposiçao de valvulas e comandos mais eficiente que existe e sua durabilidade e potencia e comprovada pelo seu uso exclusivo em carros de competiçao os gases entram e saem do cabeçote sem fazer curva alguma diretamente e portanto tem pouca perda por atrito as quatro valvulas permitem 40 % mais de area de passagem de novo reduzindo perdas quatro pequenas valvulas sao mais facilmente refrigeradas que duas grandes melhorando sua vida util as valvulas sao ajustadas por arruelas e o ajuste permanece o que nao e o caso em outros tipos de ajuste por causa destas caracteristicas as valvulas permanecem ajustadas indefinidamente sao extremamente silenciosas parte por causa do perfil dos cames no comando parte porque os comandos operam sempre banhados a oleo automaticamente nota apesar de ser literatura de fabricante sempre auto elogiante e tudo verdade e tecnicamente correto tanto que ´basicamente o desenho de todo carro moderno em 2024 acionamento dos comandos os dois comandos suportados em cinco mancais sao acionados por uma corrente silenciosa a partir de engrenagens de transferencia que por sua vez e acionada por outra corrente acionada pelo virabrequim as correntes sao de largura generosa e incomum duas polegadas para dar longa vida e ambas as correntes sao automaticamente ajustadas por engrenagens tensoras nota menos preciso que um trem de engrenagens mas muito mais silencioso que elas este e tambem a forma melhor de se acionar comandos ate hoje; correias dentadas sao apenas mais baratas se mais silenciosas tambem e duas polegadas de largura incrivelmente parrudo o sistema para durar mil anos suportes do motor apesar de o motor ser inerentemente livre de vibraçao devido a excelencia do seu projeto o ultimo vestigio de vibraçao e removido suportando se o motor em quatro pontos no chassi por meio de coxins de borracha a frente do motor e carregada por dois blocos de borracha um de cada lado enquanto a traseira e carregada por quatro um par cada lado as duas unidades destes pares sao montadas a alguma distancia entre elas de forma que o motor e fixado de forma bem rigida impedindo qualquer movimento e ainda assim qualquer pequena vibraçao e efetivamente cancelada pistoes os pistoes do duesenberg sao unicos fabricados em uma liga de aluminio especialmente dura a saia dividida e fixada na cabeça do pistao de forma que quando aquecida ela expande exatamente na mesma razao do cilindro perfeitamente integrado sempre estes pistoes de aluminio sao ideais tambem pela sua condutividade de calor e pelo seu baixo peso que contribui para a suavidade de operaçao o pistao tem tres aneis para manter a compressao e um anel de controle de oleo especialmente digno de nota e o fato de estes pistoes serem inerentemente projetados para permanecer geometricamente estaveis em circunferencia e alinhamento uma vital caracteristica para uma longa vida do pistao e dos aneis biela a biela duesenberg e de longe a melhor existente feita de uma liga de aluminio especialmente resistente foi desenhada para uma longa vida e absoluta ausencia de falha quebra ainda assim e leve para ajudar na suavidade de operaçao devido a engenhosas cabeças de parafuso a base da biela tem o dobro da espessura usual reforçando a peça em uma area onde usualmente e mais fraca enquanto essa espessura adicional da mais suporte ao mancal e conduz calor dele mais eficientemente os dois fatores contribuindo para longa vida dos componentes a capa inferior e de aço forjado e tem duas grandes nervuras que melhoram a rigidez e a area de conduçao de calor ajudando a resfriar a area lubrificaçao do motor uma vida longa do motor e a absoluta ausencia de problemas requerem uma infalivel e efetiva lubrificaçao a primeira consideraçao e manter o oleo absolutamente limpo por meio de tres filtros uma fina grade de aço cobre toda a area do carter uma grade parecida cobre a area de sucçao da bomba de oleo enquanto o oleo que sai da bomba e forçado atraves de um filtro especial montado de fora do carter o oleo e fornecido sob pressao a praticamente todas as partes do motor incluindo os cinco mancais principais bielas pinos de pistao aos cinco mancais de cada comando de valvulas ao eixo que aciona a bomba de combustivel aos rolamentos das correntes etc o ajuste da pressao do oleo o dreno e o indicador de nivel de oleo sao convenientemente localizados no lado direito do carter arrefecimento do motor o sistema tem uma capacidade para 27 litros de agua o radiador e construido de tubos de cobre para fornecer o maximo de dissipaçao de calor com minimo peso a agua circula por meio de uma bomba de alta capacidade montada do lado direito do motor para garantir um rapido aquecimento do motor logo apos o inicio de operaçao uma valvula termostatica no topo do radiador bloqueia a passagem ate que a temperatura de funcionamento seja atingida um ventilador de aluminio com quatro pas e acionado pelo motor painel de instrumentos este lindo painel de niquel anodizado com acabamento virolado contem os seguintes instrumentos luzes automaticas determinando troca de oleo lubrificaçao do chassi e cuidados com a bateria mostrador de pressao do freio marcador de pressao do oleo do motor conta giros cronometro velocimetro ate 150 mph/ 240 km/h marcador de nivel de combustivel altimetro barometro medidor de temperatura da agua de arrefecimento controle do carburador botao do motor de arranque chassi o chassi e construido com liga de aço de espessura 5 5 mm 7/32 pol tem uma profundidade de 216 mm 8 5 pol e as flanges tem largura de 70 mm 2 75 pol seis travessas tubulares ligam as longarinas a maior tendo seçao quadrada de 101 6 mm 4 pol e a menor 63 5 mm 2 5 pol em diametro contando a partir da frente a primeira travessa e um tubo de seçao circular a segunda outro tubo mas de seçao quadrada de 63 5 mm 2 5 pol de lado curvado para baixo para dar espaço ao radiador nao apenas e bem fixado nas longarinas por meio de rebites mas conta tambem com suportes diagonais fundidos dos dois lados suportes estes que distribuem melhor a carga na longarina e tem 50 8 mm 2 pol de diametro e 610 mm 24 pol de comprimento essa travessa em a resultante tem a resistencia de uma travessa de 610 mm de diametro e e uma caracteristica que contribui fortemente para o bom comportamento do veiculo mantendo a frente do chassi rigida a frente do motor e suportada no centro destes suportes fundidos a terceira travessa e o suporte traseiro do motor e e especialmente efetiva a quarta travessa tambem e especialmente reforçada e consiste em um tubo quadrado de 101 6 mm 4 pol rebitado e soldado a longarina em abas especialmente largas as travessas subsequentes quinta sexta e setima sao tubos de seçao circular os dois ultimos localizados antes e depois do tanque de combustivel na frente e atras rebaixos nas longarinas permitem um chassi baixo e grande flexibilidade para os construtores de carroceria no que tange posicionamento e altura dos bancos traseiros jumelos para que o carro seja livre de barulhos indesejaveis macio estavel e com alta estabilidade direcional e necessario que os jumelos das molas estejam livres de folgas e movimentos indesejados por esta razao os jumelos de um duesenberg tem buchas de bronze flangeadas com uma larga area de desgaste coisa inexistente em qualquer outro carro a lubrificaçao automatica reduz o desgaste tubo de torque a qualidade do rodar de um duesenberg e assistida por um tubo de torque que tira das molas a funçao de resistir a reaçao ao torque nas rodas a parte da frente do tubo e fixada em um suporte movel de aluminio fundido que se move em cima de buchas de borracha fixadas a travessa do chassi por suportes de aluminio as buchas de borracha impedem vibraçao e choques serem transmitidos ao carro a junta universal traseira e de tamanho generoso e e automaticamente lubrificada pelo sistema de lubrificaçao do chassi nota embora simplificado outro carro famoso utiliza o mesmo sistema o chevette eixo traseiro um perfeito compromisso entre maciez de suspensao e controle so pode ser obtido com baixa massa nao suspensa mas os fabricantes de veiculos comuns nao tem como aplicar por motivos de custo os materiais e a construçao que sao necessarios para alta durabilidade e baixo peso ao mesmo tempo no duesenberg o eixo traseiro tem carcaça de aço estampado reforçado por dois tubos de aço os cubos de roda sao forjados em liga de aço e sao duas vezes mais forte que os de qualquer outro carro os semi eixos tem diametro maior que o usual 55 5 mm e sao ocos para economizar massa o pinhao e forjado integralmente ao seu eixo que tambem e oco a carcaça do pinhao e a tampa traseira do diferencial sao ambos de aluminio fundido de novo para reduçao de peso os rolamentos sao todos superdimensionados para uma vida incomparavel o tipo de engrenagens empregadas hipoide permitem o posicionamento do pinhao 50 mm abaixo da linha de centro da coroa o que permite um chassi 50 mm mais perto do chao este mesmo tipo de engrenagem e tambem mais silenciosa e mais duravel que os tipos usualmente encontrados na industria as conicas helicoidais rigidez excepcional e superficies de desgaste amplas em todo o eixo permitem uma vida bem acima do normal e um funcionamento silencioso
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