e o fim de uma era eu nao gostaria de começar o texto com este cliche mas os cliches so existem porque funcionam e nesse caso nao ha forma melhor de expressar o que significa a saida definitiva de felipe massa da formula 1 a temporada de 2017 encerra uma era de quase 50 anos de brasileiros na categoria maxima do automobilismo uma era que fez o brasil ir alem do futebol que nos colocou na elite de um esporte naturalmente elitizado que mostrou que um brasileiro pode ser reconhecido mundialmente por algo alem de carnaval e futebol e filmes na favela e que nos colocou entre os paises mais bem sucedidos na formula 1 [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] o fim desta era contudo tambem mostra como a concentraçao de poder e um dos nossos grandes males escancara a decadencia do nosso automobilismo e nosso talento inigualavel em perder o bonde da historia e as grandes oportunidades a era do brasil na formula 1 começou em 1969 quando emerson fittipaldi pegou a mala que ganhara de seus pais e foi para a inglaterra disputar a formula ford naquele ano onde fez sua primeira corrida em 7 de abril em apenas tres meses emerson foi chamado para integrar a equipe de jim russell no campeonato britanico de f3 daquele mesmo ano emerson foi correu e venceu o que lhe rendeu uma promoçao para a formula 2 no ano seguinte na f2 emerson disputou tres das quatro primeiras etapas do campeonato de 1970 conquistando um segundo lugar em hockenheim um quarto lugar em barcelona e um sexto lugar em rouen seu bom desempenho levou colin chapman a chama lo para disputar o gp da inglaterra de f1 naquele mesmo ano a estreia aconteceu em 18 de julho no autodromo de brands hatch emerson largou na 21ª posiçao com o antigo lotus 49 os dois pilotos principais da lotus hill e rindt usavam o novo 72 e chegou em oitavo lugar dos nove que completaram a prova ainda em 1970 ele se dividiu entre o campeonato de f1 e de f2 na categoria menor ele terminou o campeonato em terceiro lugar atras de clay regazzoni e derek bell na f1 emerson terminou em decimo graças a sua vitoria no gp dos eua em 4 de outubro o que aconteceu em seguida todos conhecemos muito bem embora nao tenha conquistado nenhuma vitoria em 1971 emerson terminou o campeonato em sexto lugar no ano seguinte seu irmao wilsinho fittipaldi e seu amigo jose carlos pace seguiram o caminho e disputaram a temporada pela brabham e pela frank williams racing cars respectivamente emerson se tornou campeao mundial em 1975 em uma empreitada corajosa dos irmaos fittipaldi nasceu a primeira equipe 100% brasileira de formula 1 a copersucar fittipaldi naquele mesmo ano vimos a primeira dobradinha brasileira jose carlos pace venceu o gp do brasil seguido por emerson fittipaldi no ano seguinte 1976 foi a vez de ingo hoffman e alex dias ribeiro pela fittipaldi e pela march respectivamente em 1978 foi o amigo mais novo de alex nelson piquet que chegou a f1 primeiro com um carro alugado depois pela ensing e a partir de 1979 pela brabham ao lado de niki lauda em 1981 quando piquet conquistou seu primeiro titulo chico serra estreou pela fittipaldi em 1982 tivemos raul boesel na ligier e roberto moreno outro amigo de piquet e alex dias ribeiro que fazia sua estreia na f1 como substituto de nigel mansell que havia quebrado o pulso na lotus sua carreira na f1 contudo so teve inicio mesmo no final de 1986 antes disso nelson piquet igualava o bicampeonato de emerson em 1983 e ayrton senna ganhava a atençao do mundo na temporada de 1984 em 1988 senna finalmente cumpriu a promessa de ser campeao e seu amigo mauricio gugelmin chegava a categoria pela march embora o carro nao fosse dos mais confiaveis gugelmin conseguiu pontuar em quatro das 31 corridas que terminou somente os seis primeiros pontuavam na epoca com direito a um podio no gp do brasil de 1989 prost mansell e gugelmin em 1990 senna conquista seu segundo titulo apos a colisao com alain prost no gp do japao que ainda viu a ultima dobradinha brasileira na categoria a vitoria de nelson piquet e o segundo lugar de roberto pupo moreno que substituia alessandro nanini na benetton e formou com o amigo de brasilia a cidade nao o carro a primeira dupla brasileira em uma equipe estrangeira quando ambos foram anunciados pela benetton para a temporada de 1991 os oito titulos acumulados por fittipaldi piquet e senna abriram as portas da f1 para os pilotos brasileiros 1992 viu a chegada de christian fittipaldi e 1993 de rubens barrichello que se tornaria o piloto que mais disputou grandes premios na historia da formula 1 — e ainda acumularia dois vice campeonatos infelizmente a pressao popular em ver um novo campeao substituindo ayrton senna ofuscou as qualidades de barrichello e deformou a opiniao do grande publico mas voce nao se torna uma lenda da formula 1 sendo um piloto mediano barrichello e diniz em 1995 pedro paulo diniz chegou a categoria com um forte apoio da parmalat na forti corse em 1996 ricardo rosset estreou na footwork e tarso marques na minardi tres anos depois ricardo zonta estreava na bar e no ano 2000 luciano burti assumia o posto na recem formada jaguar 2001 viu a chegada de enrique bernoldi na arrows em 2002 felipe massa fazia sua estreia pela sauber e no ano seguinte foi a vez de cristiano da matta na toyora recem chegado de um titulo na cart e antonio pizzonia na jaguar tarso marques e o novato fernando alonso diaz em 2008 quando felipe massa foi campeao por 15 segundos nelsinho piquet estreava pela renault ao lado de fernando alonso e conquistou um segundo lugar no gp da alemanha daquele ano em 2010 bruno senna e lucas di grassi estrearam na categoria mas so o sobrinho de ayrton continuou na temporada seguinte com a saida de rubens barrichello ao final de 2011 e de bruno senna ao final de 2012 felipe massa foi o unico brasileiro na categoria ate 2015 quando felipe nasr se tornou o ultimo estreante brasileiro na formula 1 foram exatamente 47 anos e 48 temporadas ininterruptas com ao menos um piloto brasileiro no grid — uma marca que nos coloca ao lado das grandes potencias do automobilismo gra bretanha italia e alemanha e tanto tempo que se tornou natural ver um brasileiro nos grandes premios e quem tem seus 60 70 anos hoje mal lembra de como era a formula 1 sem eles na verdade faz tanto tempo que o mundo parecia e talvez fosse mesmo um outro planeta quer ver so a brasilia ainda nao existia nem o maverick nem o chevette os anos 1970 foram marcados pela chegada e pela consolidaçao de novos modelos para rivalizar com o fusca como o corcel e o chevette e as novas alternativas de luxo como o opala e o maverick tambem foi quando a volkswagen tentou modernizar o fusca criando a brasilia — que no fim acabou convivendo com o irmao mais velho e saiu de linha por ter falhado em seu objetivo mas quando emerson fittipaldi estreou na f1 o opala estava em seu terceiro ano assim como o corcel os outros modelos que marcaram os anos 1970 começaram a chegar no ano seguinte em 1971 quando foi lançado o dodge charger r/t e o opala ss cupe o maverick o chevette e a brasilia chegaram somente em 1973 quando emerson ja era campeao mundial o fiat 147 demorou ainda mais so deu as caras em 1976 a volkswagen nao produzia motores a agua o primeiro volkswagen com motor arrefecido a agua foi o k70 mas em 1970 ele ainda nao era oficialmente um volkswagen e sim um nsu foi somente em 1971 que ele recebeu o logotipo da marca do povo e passou a ser chamado de volkswagen k70 ele foi produzido ate 1974 quando foi substituido pelo passat que foi o primeiro modelo desenvolvido pela volkswagen a usar um motor de arrefecimento liquido nesse ano emerson conquistou seu segundo titulo a kombi corujinha ainda era fabricada quando emerson estreou na formula 1 se voce entrasse em uma concessionaria volkswagen para comprar uma kombi o que se encontrava era o modelo classico com para brisa bi partido janelas corrediças e frisos na dianteira que ficou conhecido por aqui como corujinha o modelo saiu de linha somente em 1975 quando o brasil ja tinha tres pilotos na f1 uma equipe brasileira e tambem quando vimos a primeira dobradinha brasileira com jose carlos pace e emerson fittipaldi nao existia tv em cores no brasil a tv em cores foi lançada nos anos 1950 pouco depois da transmissao em branco e preto mas devido ao seu alto preço inicialmente ela se tornou popular somente no final dos anos 1960 nos eua europa e japao por esse motivo a copa do mexico de 1970 foi a primeira transmitida em cores no brasil a primeira transmissao colorida demorou um pouco mais ela aconteceu em 1972 quando a tv difusora de porto alegre usou a tecnologia para transmitir a festa da uva de caxias do sul rs daquele ano a radio fm estava engatinhando hoje a radio fm esta sendo substituida por radios por satelite nos eua e na europa mas em 1970 a transmissao por modulaçao de frequencia ou frequencia modulada para manter a sigla estava apenas engatinhando apesar de ter sido patenteada nos anos 1930 foi somente nos anos 1950 que as primeiras radios fm apareceram nos eua mas sua popularizaçao aconteceu somente no fim dos anos 1960 com o surgimento dos primeiros discos de rock estereofonicos no brasil a primeira estaçao a transmitir com esse tipo de frequencia foi a radio tropical fm de manaus no amazonas em 1968 os pneus radiais ainda nao eram usados nos carros novos os pneus radiais sao o padrao da industria automotiva ha mais de 30 anos porem quando emerson fittipaldi inaugurou a era brasileira na f1 eles nao eram usados em nenhum carro zero quilometro e nao estou falando do obsoleto mercado brasileiro o primeiro carro do planeta a ser equipado com pneus radiais de serie foi o lincoln continental mkiii 1970 lançado no final do primeiro semestre daquele ano [gt40 content rule=‘1’ widget= 1 ] barrichello e metade dos 30 pilotos brasileiros da f1 nao eram nascidos christian e rubens barrichello em algum momento dos anos 1980 considerando os pioneiros independentes como chico landi fritz d orey gino bianco e nano da silva ramos o brasil teve nada menos que 30 pilotos de formula 1 em toda a sua historia metade deles sequer era nascida quando emerson fittipaldi alinhou em brands hatch para o gp da gra bretanha naquele 18 de julho de 1970 ayrton senna nos anos 1970 os mais velhos logicamente foram os pioneiros citados acima depois vem os contemporaneos de emerson luizinho bueno tinha 33 anos wilsinho fittipaldi e jose carlos pace tinham fariam 26 no final daquele ano alex dias ribeiro tinha 21 nelson piquet estava prestes a completar 18 anos ingo hoffman tinha 17 roberto moreno tinha 11 anos chico serra tinha 13 e raul boesel 12 senna estava começando no kart com 10 anos e gugelmin era apenas uma criança de 7 anos christian fittipaldi rubens barrichello e toda a geraçao dos anos 1990 so vieram ao mundo quando emerson ja estava ganhando grandes premios o brasil tinha 90 milhoes de habitantes e 22 estados em 1970 a populaçao brasileira estava chegando aos 90 milhoes — menos da metade da populaçao atual que esta na casa dos 210 milhoes a divisao administrativa tambem era bem diferente uma vez que rondonia roraima e amapa eram territorios e nao estados o mato grosso do sul ainda fazia parte do mato grosso e tocantins ainda nao existia fazendo parte de goias existia ainda o estado da guanabara que compreendia apenas a cidade do rio de janeiro a divisao regional havia acabado de tomar a forma atual ate entao sao paulo fazia parte da regiao sul; minas gerais formava o leste com rio de janeiro guanabara espirito santo bahia e sergipe goias e mato grosso formavam o centro oeste com o distrito federal o nordeste era formado pelo maranhao ceara piaui rio grande do norte paraiba pernambuco e alagoas o norte era apenas o para amazonas o acre e os tres territorios nacionais roraima rondonia e amapa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.