A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Como era o mundo quando a Fiat Strada foi lançada

Foi-se o tempo em que as concessionárias brasileiras estavam cheias de projetos antigos, com 20 anos ou mais. Desde 2014 a legislação brasileira exige que todos os carros novos tenham airbags e freios ABS, o que automaticamente "peneirou" projetos competentes, porém antiquados, como a Volkswagen Kombi (que data da década de 1950) e o Fiat Uno, lançado por aqui em 1984. Com a obrigatoriedade das bolsas infláveis e dos freios antitravamento, os carros com mais de 20 anos de idade foram desaparecendo quase por completo. É da própria Fiat o único carro brasileiro com mais de 20 anos desde o lançamento: a Fiat Strada de primeira geração, que chegou em 1998 – dois anos depois do Palio. Das picapes compactas derivadas de hatchbacks, ela e a VW Saveiro foram as únicas que restaram. Mas a Saveiro ganhou uma geração completamente nova em 1997 e outra em 2000, enquanto a Strada permaneceu, tecnicamente, a mesma por todo este tempo, a despeito das reestilizações profundas que ela recebeu ao longo d

Matérias relacionadas

Buick Y-Job: a história do primeiro carro conceito de todos os tempos

Dalmo Hernandes

Os 25 anos da Audi RS2 Avant: uma campanha genial – e um comercial inédito

Dalmo Hernandes

O primeiro Nissan Skyline GT-R Nismo Z-Tune feito no mundo está à venda – e pode custar mais de R$ 1,8 milhão

Dalmo Hernandes