em 2014 a obrigatoriedade de airbag e abs em todos os carros novos fabricados e vendidos no brasil resultou na aposentadoria de alguns modelos que ja faziam hora extra no mercado foi o caso do fiat mille que completava 30 anos naquele ano; do volkswagen gol g4 que ainda era baseado na segunda geraçao lançada em 1994; e da velha senhora da volks a kombi — tao antiga que era o segundo projeto da fabricante e ja estava por ai ha quase 60 anos outros modelos igualmente antigos contudo voltaram a receber os equipamentos obrigatorios para esticar sua permanencia como modelos de baixo custo caso do renault clio lançado em 1999 e produzido ate hoje com uma cara bem diferente; e tambem do chevrolet classic que em essencia e o mesmissimo chevrolet corsa sedan lançado ha vinte anos nao erramos a conta nao o corsa sedan foi lançado em novembro de 1995 como modelo 1996 e mesmo apos a mudança de nome e dois ou tres facelifts continua firme e forte e sem sinais de aposentadoria os facelifts e atualizaçoes mecanicas e de acabamento meio que enganaram a nossa percepçao fazendo com que ele pareça mais novo do que realmente e mas para termos uma melhor noçao da passagem do tempo decidimos relembrar como era o mundo quando o chevrolet classic ou melhor o corsa sedan foi lançado circuitos do tempo ativados capacitor de fluxo capacitando e la vamos nos de volta a novembro de 1995 a chevrolet ainda vendia o monza e a d20 o corsa sedan foi lançado em novembro de 1995 mas so chegou as lojas no inicio de 1996 em sua estreia no mercado ele dividiu a loja com dinossauros como a picape d20 e suas irmas de ciclo otto a20/c20 e com o monza gl e gls — ambos com o motor 2 0 familia ii alem deles tambem estavam presentes o kadett e sua irma ipanema o omega e a perua suprema e os recem lançados vectra s10 e blazer alem do astra importado da belgica e ainda em sua primeira geraçao o fiat palio ainda nao existia o palio chegou ao mercado somente no segundo semestre de 1996 e o seda siena nao deu as caras antes do reveillon daquele ano na ford o fiesta ja estava entre nos mas ainda em sua versao quadradinha importada da espanha o modelo novo tambem chegaria somente meses depois se voce quisesse uma alternativa ao corsa sedan a ford tinha o verona gl equipado com o motor ap 1 8 por cerca de r$ 2 000 a mais por um preço semelhante a volkswagen poderia te vender um voyage quatro portas importado da argentina com o mesmo motor 1 8 do verona coisas da autolatina honda toyota peugeot renault e citroen eram carros importados as chamadas newcomers começaram a dar as caras por aqui somente em 1997 primeiro a honda depois renault e toyota em 1998 e mais tarde em 2001 peugeot citroen por terem chegado apos o boom dos populares e inicialmente com produtos importados de categorias superiores essas marcas acabaram ganhando uma imagem premium por aqui a renault por exemplo decidiu vender todos os seus modelos equipados com airbag de serie — do mais basico dos clio ao mais equipado laguna ja honda e toyota nunca se meteram a fazer carros 1 0 a cilindrada maxima da aliquota reduzida do ipi para os carros populares os supercarros do momento eram ferrari f50 mclaren f1 e lamborghini diablo sim esta faltando o nome da porsche mas a marca de stuttgart atravessou os anos 1990 sem um supercarro para chamar de seu — havia o 911 gt2 mas ele nao era nascido para ser um supercarro como esses tres do subtitulo naquela virada de 1995 para 1996 os grandes supercarros do momento eram a ferrari f50 com seu motor derivado da formula 1 e com um visual tao radical quanto controverso; o lamborghini diablo que continuou a tradiçao do countach como o supercarro da parede da molecada; e claro o todo poderoso mclaren f1 o carro mais rapido do mundo na epoca [youtube id= lzjzlgqidx8 width= 620 height= 350 ] a f50 era equipada com um v12 de 520 cv e chegava a maxima de 325 km/h depois de chegar aos 100 km/h em 3 7 segundos hoje sua neta laferrari faz o mesmo em menos de tres segundos e chega aos 350 km/h com um v12 hibrido de 963 cv o mclaren usava seu v12 de 627 cv para acelerar de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e chegar aos 386 km/h; seu sucessor direto o p1 usa um conjunto hibrido de 916 cv para chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos e a maxima de 395 km/h embora seja limitado em 350 km/h ja o lamborghini diablo sv tinha um v12 de 517 cv que o levava aos 100 km/h em 3 9 segundos e a maxima de 336 km/h hoje seu sucessor e o aventador sv que nao compete diretamente com os hipercarros de hoje em seu lugar entrou o porsche 918 spyder sucessor do 959 dos anos 1980 e do carrera gt dos anos 2000 o carro mais rapido do mundo estava longe dos 400 km/h o mclaren f1 era o supercarro da epoca foi o primeiro modelo de rua da mclaren equipado com um bmw v12 de 6 1 litros e um cambio manual de seis marchas tao impressionante quanto os 627 cv do seu motor era a configuraçao interna para tres passageiros com o piloto sentado no meio do carro alem disso ele tinha recursos jamais vistos em um carro de rua como o cofre do motor folheado a ouro para melhor dissipar o calor e exaustores sob o carro para aperfeiçoar o fluxo aerodinamico isso sem mencionar o monocoque e a carroceria de fibra de carbono que mantinham o peso do carro abaixo de 1 140 kg [youtube id= 8uok_coxvvs width= 620 height= 350 ] na hora dos testes de velocidade maxima ele massacrou o recorde anterior de 342 km/h obtido por martin brundle a bordo do jaguar xj220 em nardo nessa mesma pista oval o mclaren f1 chegou a absurdos 371 8 km/h antes do limitador eletronico segurar as rotaçoes do motor sem ele o carro chegou a 386 4 km/h muito perto dos 400 km/h em termos aritmeticos mas muito distante em termos tecnicos segundo gordon murray o carro passaria dos 400 km/h com um cambio moderno com sete marchas e embreagem dupla algo que so foi inventado 15 anos mais tarde seus games de corrida tinham 32 bits ou 16 [youtube id= 4d6vip_uura width= 620 height= 350 ] sim ainda se media a capacidade de processamento dos games em bits se voce ou seus pais tivessem grana seu video game de 1995 96 certamente seria o playstation um sega saturn ou um 3do os consoles de 32 bits mais populares da epoca — e tambem os mais avançados que se podia ter o grande sucesso da epoca certamente era the need for speed lançado em 1994 leia mais sobre ele aqui mas tambem havia o classico sega rally para o saturn [youtube id= pzpleedujac width= 620 height= 350 ] se voce estivesse atrasado nos consoles seu negocio eram os games de 16 bits como rock n roll racing top gear mario kart f zero super monaco gt e todos aqueles classicos com cheiro de nostalgia a internet era novidade quando o corsa sedan foi lançado a internet comercial estava começando a ser lançada no brasil na epoca havia menos de um milhao de conexoes em todo o brasil isso e metade da audiencia mensal do flatout e a velocidade media era de 4 8 kbps — hoje a media e 5 mpbs mais de mil vezes mais rapida os primeiros sites voltados ao automobilismo começaram a surgir naquele mesmo 1996 caso do pessoal do grande premio nossos parceiros de conteudo desde o inicio do flatout que na epoca se chamavam ainda warm up [youtube id= ajr0no21ibk width= 620 height= 350 ] praticamente nenhum fabricante nacional usava a internet para apresentar seus produtos essa imagem acima por exemplo e uma captura de tela do site da chevrolet em dezembro de 1996 amplie a foto e veja nenhuma mençao a linha de automoveis isso so se tornou mais popular nos anos seguintes embora os grandes fabricantes europeus e americanos ja tivessem seus sites interativos google espere mais dois anos ate 1998 na epoca voce usava o cade com br ou o altavista com michael schumacher ainda era bicampeao de f1 o brasil tinha quatro pilotos no grid tarso marques ricardo zonta rubens barrichello e pedro paulo diniz gerhard berger e martin brundle ainda estavam na categoria jacques villeneuve estava estreando na f1 barrichello ainda era rubinho e estava na jordan nelson piquet estava disputando as 24 horas de le mans com o mclaren f1 e a mclaren estava em seu segundo ano com os motores mercedes na formula 1 sebastian vettel estava completando oito anos de idade e começava no kart lewis hamilton tinha 11 anos e estava no kart com nico rosberg fernando alonso tinha 15 anos e tambem estava no kart disputando o mundial com kimi raikkonen que ja tinha 16 anos felipe massa tambem tinha 15 anos e dividia a carreira no kart com o emprego de ajudante de restaurante em interlagos esse era lewis hamilton quando o corsa sedan/classic foi lançado hoje vettel e tetracampeao mundial de f1 lewis hamilton ja faturou tres titulos nico rosberg perdeu dois fernando alonso e bicampeao faz tempo e kimi raikkonen faturou o titulo de 2007 e so quer ficar em paz pois sabe o que esta fazendo felipe massa foi vice em 2008 e venceu duas vezes o gp do brasil na mesma interlagos onde entregava marmitas o plano real tinha menos de dois anos acredite a moeda que acompanha nossa vida ha vinte anos — e foi a unica usada por boa parte de nossos leitores — ainda nao tinha completado dois anos veja a placa 2060 sera que a gm ja planejava a longevidade do classic durante o desenvolvimento do projeto na epoca do lançamento do corsa sedan r$ 1 comprava us$ 1 03 o real era mais valorizado que o dolar devido ao controle cambial do bc e um corsa sedan saia por r$ 14 950 na versao gl 1 6 em valores corrigidos pela inflaçao oficial o ipca estamos falando em r$ 62 900 de 2015 o golf era o carro importado mais vendido do brasil no final de 1995 o volkswagen golf era o importado mais vendido do brasil na epoca ele era trazido em apenas duas versoes a gti 2 0 importada do mexico e a gl 1 8 importada da alemanha mais tarde veio a versao glx que era basicamente um gti com quatro portas e acabamento mais comportado outros importados lideres de venda no brasil eram o fiat tipo o bmw serie e36 o chevrolet astra e o asia towner hoje a asia nao existe mais — a marca faliu foi comprada pela kia que tambem faliu e foi comprada pela hyundai — mas nome towner foi comprado pelo importador de uma microvan chinesa a segunda geraçao do astra deixou de ser produzido no brasil ja faz quase tres anos e a terceira o vectra gt tambem o bmw serie 3 ja ganhou outras tres geraçoes e o fiat tipo voltara em forma de seda o golf voltou a ser importado em 2013 mas esta longe de ser o mais vendido embora seja um hatch bem mais legal que aquele de 1995 a poupança bamerindus ainda estava numa boa [youtube id= kemdnkc9uey width= 620 height= 350 ] quem viveu a epoca sabe que o tempo passava o tempo voava e a poupança bamerindus continuava numa boa o jingle era repetido em todos os canais de grande audiencia no domingao do faustao e nas revistas e se tornou uma marca top of mind na epoca em que o corsa sedan foi lançado o banco havia sofrido um baque antes do plano real mas estava tentando se reestruturar nao deu certo e em 1997 o bamerindus acabou incorporado pelo hsbc — que chegou ha 15 anos e ja anunciou seus planos de deixar o pais o mcdonalds ainda vendia seus lanches pelo numero [youtube id= dthmwbynhv4 width= 620 height= 350 ] va la se voce e um comedor de fast food lembra que ao pedir um numero 1 no mcdonalds voce recebia um big mac com refrigerante medio e batata frita que o numero 2 era o quarterao sem i mesmo com queijo que o numero 3 era o mcchicken e por ai vai esse sistema deixou de ser usado ha mais de dez anos e hoje se voce pedir seu sanduiche pelo numero vai parecer um gringo tentando se comunicar com os funcionarios os flatouters eram moleques — e um deles nem falava direito sim em 1996 os flatouters eram moleques e ainda nem se conheciam o mais novo nosso reporter dalmo hernandes tinha so cinco anos — mal havia aprendido a falar eu leo contesini tinha 12 anos e so andava de bicicleta ou rolima e colecionava miniaturas como essa nomad acima e o editor chefe juliano barata tinha 15 anos e so podia sonhar com seu dodge dart top gear era um outro programa de tv [youtube id= lxi_idbxfg width= 620 height= 350 ] top gear estreou na tv britanica em 1977 como uma revista televisiva sobre carros — um formato bem diferente daquele que conhecemos nos ultimos 14 anos e mais parecido com os programas brasileiros atuais na epoca jeremy clarkson ja estava no programa mas nao era o principal apresentador ele dividia os quadros com nada menos que outros oito apresentadores dentre os quais estao andy wilman tiff needell vicky butler henderson quentin willson e michelle newman a musica tema era a mesma mas nao a versao estilizada e sim um trecho da musica original dos almann brothers como voce deve ter notado apos o fim do formato original em 2001 os apresentadores criaram outros programas de tv clarkson e wilman se juntaram a richard hammond e mais tarde chamaram james may que apresentou o top gear em 1999 tiff needell e vicky butler henderson criaram o fifth gear e quentin willson foi para o the classic car show
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.