com o fim da produçao do renault clio e do fiat palio fire o posto de carro mais antigo em produçao no brasil agora e ocupado pelo fiat weekend apesar de nao usar mais o prenome palio e de ter um visual bastante diferente de seus antecessores ele ainda e o mesmissimo carro que conhecemos em 1997 [youtube id= bwlkemdnxzo width= 620 height= 350 ] sim o palio weekend esta entre nos ha duas decadas vinte longos anos que mudaram o mundo de forma significativa enquanto a perua fiat seguia seu caminho inabalavel claro ao longo desses anos ela teve suas pequenas evoluçoes e aprendeu a esconder a idade por isso chega a ser um pouco dificil encara la como um carro de 20 anos para facilitar essa percepçao decidimos fazer mais uma daquelas nossas viagens no tempo aqui aqui e aqui se voce ainda nao viu e lembrar como era o mundo quando o palio weekend foi lançado o tempra ainda era o topo de linha da fiat lançado em 1992 o fiat tempra foi o seda medio mais bem sucedido da marca italo mineira oferecido inicialmente nas versoes ouro e prata diferenciadas pela cor usada no emblema do carro e com versoes de duas e quatro portas ele trazia um ar de modernidade ao mercado brasileiro ainda que fosse baseado no antigo fiat regata argentino ao longo de sua carreira ele foi o pioneiro do turbo nao esportivo no brasil em sua versao stile e tambem o primeiro modelo com quatro valvulas por cilindro no mercado brasileiro — com um belo 2 0 16v de 127 cv que o levava de zero a 100 km/h em 9 8 segundos e permitia que ele fosse alem dos 200 km/h a ediçao de imagens tambem era diferente em 1997 o sucesso do tempra no brasil fez a fiat mante lo em produçao ate o final de 1998 com direito a ano modelo 1999 o que significa que o palio weekend dividiu as concessionarias com ele por dois anos a picape da fiat ainda era a fiorino atualmente a fiat strada e a picape mais vendida do pais e tambem um dos dez carros mais vendidos do brasil o bom desempenho se deve a uma serie de fatores como a ausencia de concorrentes competitivos de verdade e tambem a idade do projeto lançada em 1998 ela e o segundo carro mais antigo a venda no brasil com 19 anos de estrada isso tambem significa que em 1997 quando o palio weekend foi lançado a fiat ainda oferecia a fiorino como opçao de picape derivada do uno de primeira geraçao ela fora lançada em 1988 mas deslanchou mesmo no inicio dos anos 1990 o que segurou sua produçao ate seu decimo ano de carreira michael schumacher ainda era bicampeao mundial [youtube id= jjjzbgnk7fa width= 620 height= 350 ] em 1997 schumacher estava em seu segundo ano de ferrari e havia terminado o campeonato anterior em terceiro lugar com tres vitorias e outros cinco podios — dois terceiros lugares e dois segundos lugares naquele 1997 ele tinha tudo para faturar o titulo se nao tivesse causado um acidente proposital para tentar impedir uma ultrapassagem de jacques villeneuve na prova final da temporada e por isso acabou desclassificado do campeonato rubens barrichello ainda nao havia vencido na f1 barrichello e jan magnussen — sim o pai de um piloto da f1 atual era piloto de f1 quando o palio weekend foi lançado apesar das piadas propagadas por comediantes que sequer imaginam como funciona um carro de corrida e pelo publico que pensa que formula 1 e futebol rubens barrichello foi um dos maiores pilotos da historia da categoria suas 17 temporadas disputadas ininterruptamente somando 326 gps sao suficientes para provar isso como se nao bastasse barrichello ainda venceu 11 grandes premios o que o coloca a frente de campeoes como james hunt john surtees keke rosberg e denny hulme mas estas 11 vitorias so aconteceram bem depois de 1997 a primeira — e talvez mais emocionante delas — aconteceu no gp da alemanha de 2000 em hockenheimring debaixo de chuva barrichello largou do 18º lugar e nas 45 voltas seguintes terminou a prova na frente de todos os outros com uma vantagem de mais de sete segundos para mika hakkinen o segundo colocado 21 segundos para david coulthard o terceiro [youtube id= jyb3z5p7l6o width= 620 height= 350 ] em 1997 barrichello tinha apenas tres podios na carreira um terceiro lugar no gp do pacifico de 1994 um segundo lugar no gp do canada de 1995 e um segundo lugar no gp de monaco de 1997 mitsubishi e citroen ainda nao eram campeoes de construtores do wrc dois dos grandes icones do rali mundial mitsubishi e citroen ainda nao haviam sido campeoes de construtores do wrc em 1997 a mitsubishi ja havia conquistado o titulo de pilotos no ano anterior com tommi makkinen mas ainda nao havia sido coroada como a melhor construtora da temporada — algo que so aconteceu em em 1998 a citroen que dominou os ralis da mesma forma que a ferrari dominou a formula 1 no inicio dos anos 2000 sequer estava tentando vencer o wrc a fabricante so entrou na competiçao em 1998 a saveiro zero quilometro ainda era quadrada os primeiros exemplares da volkswagen saveiro estao aptos a receber a placa preta de veiculos de coleçao desde 2012 ha distantes cinco anos surpreendentemente a primeira geraçao desta picape oficialmente classica ainda era produzida quando o palio weekend foi lançado apesar da renovaçao do gol iniciada em 1995 a picape so ganhou sua segunda geraçao em 1998 em 1997 ela ja havia ganhado injeçao eletronica e um acabamento mais refinado nas versoes de topo mas ainda era basicamente a mesma saveiro de 1982 o toyota corolla ainda era importado o seda medio mais vendido do brasil ja esta em sua quarta geraçao fabricada no brasil mas em 1997 quando o palio weekend foi lançado toyota corolla ainda era um carro importado da america do norte o unico carro que a toyota produzia no brasil naquele ano era o jipe bandeirante o corolla so foi nacionalizado em 1998 o golf estava em sua terceira geraçao atualmente a volkswagen produz a setima geraçao do golf no brasil e apesar de termos pulado a quinta e a sexta geraçoes o modelo foi nacionalizado em 1999 quando sua quarta geraçao foi lançada isso significa que em 1997 o volkswagen golf ainda era um hatchback importado e ainda estava em sua terceira geraçao tom kristensen vencia pela primeira vez em le mans tom kristensen pendurou o capacete no final de 2014 depois de vencer le mans nada menos que nove vezes mas quando o palio weekend começou a ser fabricado no brasil o dinamarques ainda estava prestes a vencer pela primeira vez as 24 horas de le mans foi na ediçao de 1997 pilotando para a porsche ao lado de stefan johansson e michele alboreto que kristensen iniciou sua sequencia inigualada de vitorias na maior corrida do planeta em 1998 e 1990 ele disputou a corrida pela bmw mas nao terminou nenhuma das duas sua sequencia inacreditavel de vitorias começou apenas em 2000 quando foi para a audi la ele venceu todas as ediçoes ate 2005 ok em 2003 a vitoria foi pela bentley mas era apenas um audi disfarçado de ingles as duas ultimas vieram em 2008 e depois em 2013 o recorde de nurburgring era de quase oito minutos e ninguem se importava com isso em 1997 ainda nao havia todo o hype atual acerca de nurburgring nordschleife e nenhum fabricante de supercarros se preocupava muito em divulgar seus tempos por la claro isso nao significa que nao havia tempos de volta registrados por la afinal um circuito desafiador e com aquela variaçao de relevo e diversidade de curvas sempre pareceu o lugar ideal para avaliar a capacidade de um esportivo por isso antes da guerra pelo topo da tabela que vem se arrastando desde a decada passada somente alguns jornalistas mediam os tempos de volta dos carros no nurburgring nordschleife os britanicos da revista autocar eram os detentores do recorde quando o palio weekend foi lançado em 1996 eles foram a alemanha com um nissan skyline gt r r33 v spec e completaram uma volta no circuito em 7 59 a telefonia brasileira ainda era estatal para adquirir uma linha telefonica em 2017 voce precisa apenas de r$ 5 e um numero de cpf e esse o preço cobrado por um chip de celular pre pago e e este o documento exigido para cadastra lo em 1997 contudo a historia era bem diferente com sistemas analogicos a habilitaçao de um telefone era demorada e limitada alem disso a telefonia no brasil era estatizada controlada pela telebras para adquirir uma linha telefonica voce se tornava uma especie de acionista da empresa e precisava enfrentar uma longa fila de espera ou um bom contato la dentro so para variar esse modelo estatal perdurou ate 1998 quando finalmente foi realizada privatizaçao das empresas de telecomunicaçao que finalmente colocou a telefonia do brasil no seculo 20 antes que ele acabasse com a concorrencia entre empresas privadas a aquisiçao de linhas foi facilitada ate chegar ao ponto em que estamos hoje com internet banda larga na palma da mao bastando apenas um chip comprado em bancas de jornal e um cpf valido ainda nao existia internet banda larga no brasil sem banda larga sem imagens a internet comercial chegou ao brasil em 1995 o que significa que em 1997 ela ja era relativamente comum nos lares brasileiros mas naquela epoca a velocidade maxima de download de dados era 56 kbps isso porque ainda nao existia banda larga de internet no brasil e nao era uma questao de monopolio ou estatizaçao a tecnologia ainda era novidade no mundo inteiro e so deu as caras por aqui no ano 2000 frank sinatra estava vivo em 2017 frank sinatra e lembrado como um dos grandes cantores do seculo 20 e e mais reverenciado por nossos pais e avos do que por nossos amigos seus maiores sucessos hoje sao mais conhecidos por regravaçoes de outros artistas como lady gaga the lady is a tramp sid vicious my way e bono vox i ve got you under my skin e new york new york e mais lembrada como aquela musica de nova york em 1997 o mr blue eyes ja nao fazia mais shows havia dois anos mas ainda estava entre nos e aqui permaneceu ate 14 de maio de 1998 quando o palio weekend completou seu primeiro ano de vida charlie brown jr estava lançando seu primeiro disco uma das bandas brasileiras de rock mais populares dos ultimos anos o charlie brown jr encerrou suas atividades ha quatro anos quando o vocalista chorao foi encontrado morto em seu apartamento vitimado por uma overdose de cocaina e alcool quando o palio weekend foi lançado o charlie brown jr estava lançando seu primeiro disco transpiraçao continua prolongada que chegou as lojas em junho de 1997 e vendeu cerca de 500 000 copias depois do sucesso dos hits o coro vai come proibida pra mim tudo o que ela gosta de escutar e quinta feira o usb ainda estava engatinhando hoje o usb e o padrao mais popular da industria de eletronicos sendo usado desde carregadores de smartphones a discos de armazenamento e protocolos de comunicaçao entre dispositivos quando o palio weekend foi lançado contudo o usb ainda era uma tecnologia em desenvolvimento que ainda era incapaz de transferir dados em alta velocidade a forma mais popular de transferir arquivos na epoca eram os velhos disquetes ou cds — que ainda nao eram tao simples de se gravar para arquivos maiores havia os zip disks com capacidade de incriveis 100 megabytes foi somente a partir de 1998 quando foi lançada a versao 1 1 com taxa de transferencia de 12 mbps que a tecnologia começou a deslanchar e a ser cada vez mais adotada por fabricantes de eletronicos o dvd estava sendo lançado os discos de video digital foram lançados comercialmente em 1995 mas apenas no mercado japones foi somente em 1997 que ele saiu do arquipelago oriental e começou a tomar o mundo inicialmente nos eua canada america central e indonesia e so chegou no resto do mundo em 1998 era uma tecnologia nova e cara e por isso as fitas vhs continuaram dominando o mercado ate meados de 2003 quando o dvd ultrapassou os velhos cassettes pela primeira vez nos eua apesar de ter sido ultrapassado pelo blu ray em termos de qualidade de audio e video e de estar enfrentando a crescente concorrencia dos serviços de streaming o dvd ainda e o formato mais popular de distribuiçao de videos em todo o mundo podemos dizer que ele e o palio weekend das midias o mclaren f1 ainda era produzido mas ainda nao era o carro mais rapido do mundo lançado em 1992 o mclaren f1 foi o primeiro modelo de rua da mclaren equipado com um bmw v12 de 6 1 litros e um cambio manual de seis marchas tao impressionante quanto os 627 cv do seu motor eram a configuraçao interna para tres passageiros com o piloto sentado no meio do carro o cofre do motor folheado a ouro para melhor dissipar o calor e os exaustores sob o carro para aperfeiçoar o fluxo aerodinamico isso sem mencionar o monocoque e a carroceria de fibra de carbono que mantinham o peso do carro abaixo de 1 140 kg [youtube id= 8uok_coxvvs width= 620 height= 350 ] tudo isso tornaria o f1 o carro mais rapido do mundo mas em 1997 ele ainda nao havia conquistado a coroa o teste de velocidade maxima que homologou o recorde de 386 4 km/h foi realizado somente em 31 de março de 1998 isso significa que quando o palio weekend foi lançado o carro mais rapido do mundo ainda era o jaguar xj220 com seus 341 7 km/h atingidos por martin brundle no circuito de nardo na italia em junho de 1992
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.