se voce acompanha o project cars do flatout talvez tenha visto o chevette 1979 #450 cuja restauraçao esta rolando na flatcaverna — nossa base secreta localizada no km 52 da rodovia castelo branco trata se de um carro que teve somente um unico dono durante seus primeiros 38 anos e que poderia estar 100% original se nao fosse um detalhe ele era usado com frequencia para viagens de sao paulo ao litoral e como boa parte dos carros antigos que foram usados rotineiramente ao longo das decadas ele teve algumas modificaçoes feitas tanto por questoes praticas quanto esteticas por exemplo os farois do chevette originalmente sao do tipo sealed beam esse farol tinha projetor e lente selados com a lampada embutida quando queimava voce trocava a peça inteira e claro que isso nao era nada pratico mas era o que havia na epoca quando os farois com lampadas separadas surgiram atualizar seu carro com um destes nao era descaracteriza lo mas torna lo mais pratico ate porque em determinado momento dos anos 1980 e 1990 as peças mais antigas simplesmente pararam de ser produzidas e para manter o carro rodando voce precisava atualiza lo com as peças que encontrava e foi isso o que o antigo proprietario fez comprou os farois mais modernos do modelo 1981/82 e adaptou o conjunto com os farois mais novos ele tambem aproveitou e adaptou os borrachoes e frisos laterais e para choques do modelo mais moderno transformando o carro em um chevette ano 1979 modelo 1982 o resultado nao ficou dos melhores uma vez que as lanternas traseiras sao diferentes mas isso e mero detalhe o que importa aqui e que a simplicidade mecanica dos carros da epoca somada a longevidade dos modelos — que recebiam atualizaçoes simples para parecerem mais novos — facilitava que a atualizaçao fosse feita por qualquer um por exemplo nao era dificil fazer um monza 1984 parecer um monza 1990 ou transformar um uno 1984 em um uno 1994 na verdade era uma pratica relativamente comum como mostra essa materia de 1987 que encontrei em uma antiga revista oficina mecanica explicando quais peças precisariam ser trocadas para transformar seu carro velho em um modelo do ano a linha volkswagen era a mais facil começando pelo fusca que no brasil foi exatamente o mesmo por quase 50 anos mudando apenas peças de acabamento interno e externo como rodas e calotas bancos e painel volante lanternas para choques e farois na epoca era comum que os modelos dos anos 1960 fossem atualizados fazia sentido os para lamas e os farois tipo olho de boi nao eram tao eficientes quanto os mais modernos oferecidos nos anos 1980 alem disso voce poderia ter um carro exatamente igual ao modelo do ano mudando umas poucas peças por uma fraçao do preço do carro novo tentador nao as brasilias feitas entre 1974 e 1977 tambem eram facilmente atualizadas com a mudança das lanternas traseiras lisas pelas estriadas para choques painel e capo o passat 1980 o primeiro com farois retangulares pode ser transformado em um modelo 1987 com a substituiçao dos farois e grade lanternas traseiras para choques e rodas friso de borracha na tampa do porta malas e acabamento plastico na traseira parece muito mas na epoca custava cerca de 15 000 cruzados algo em torno de r$ 4 000 a r$ 5 000 em dinheiro de hoje ipc a considerando que o carro custava mais de dez vezes esse valor e que voce podia fazer a atualizaçao aos poucos a atualizaçao ate que era atraente o gol era o mais problematico da linha as mudanças feitas em 1987 mudaram drasticamente o visual do carro com novos para lamas dianteiros painel traseiro grade farois capo e para choques o que geralmente exige a mudança da chamada mini frente que e onde sao afixados os componentes da dianteira alem das lanternas traseiras rodas e retrovisores na gm a atualizaçao externa era igualmente facilitada o chevette 1983 era facilmente transformado em um 1987 ou em um 1993 se voce estivesse nos anos 1990 trocando apenas retrovisores para choques frisos laterais rodas e calotas grade dianteira e lanternas a receita do monza era a mesma o modelo 1984/1985 precisava de grade farois rodas retrovisores bancos volante e um para choques dianteiro para ficar identico aos modelos do final dos anos 1980 o opala era o mais complicado e o unico que exigia trabalho de funilaria uma vez que suas lanternas foram modificadas na segunda metade dos anos 1970 e depois nos anos 1980 nos modelos do final dos anos 1970 para os modelos dos anos 1980 tambem mudavam os para lamas dianteiros e capo na ford o escort tinha sua atualizaçao proibitiva exigindo mudanças nos para lamas dianteiros e traseiros lanternas farois capo grade para choques rodas e borrachas dos vidros mas o corcel a pampa e o del rey eram simples exigindo apenas farois lanternas grade e rodas/calotas novas na fiat nao havia muito o que atualizar o uno e seus derivados ainda estavam com o visual original entao uma atualizaçao comum na epoca era a conversao estetica dos modelos basicos no 1 5 r nos anos 1990 quando a nova dianteira foi lançada o facelift exigia apenas a grade o conjunto de piscas e farois e um friso plastico que preenche o espaço da dianteira antiga ja o 147 exigia troca do capo farois e grade de forma que seria preciso modificar toda a dianteira do carro para conseguir a atualizaçao o que nao compensava financeiramente fotos de abertura andre grigorevski e jflaviopassat blogspot com br
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