quantas variaveis influenciam o transito e o ambiente viario urbano e interurbano na formaçao de condutores se fala em pessoas vias e veiculos como elementos fundamentais do transito entao pense em tudo o que pode influenciar estes tres elementos depois pense que existe a relaçao entre as influencias de cada elemento e que elas formam novas variaveis e um sistema complexo com elementos que pretendem ser objetivos porem dependentes de fatores subjetivos e por isso dificil de se gerenciar direçao defensiva por exemplo e um conceito objetivo uma forma de conduçao que visa prevenir acidentes e situaçoes de risco ha elementos claros e bem definidos que orientam esse conceito como por exemplo manter distancia segura do carro a frente o que e uma distancia segura e uma distancia que te permite perceber o risco e reagir de forma que o acidente nao aconteça isso e objetivo mas quanto e uma distancia segura ai o negocio fica subjetivo porque ela varia em primeiro lugar de acordo com a percepçao do motorista seja a percepçao sobre o ambiente viario seja sobre a percepçao de sua propria habilidade ou das capacidades do seu veiculo depois ha a realidade sobre o ambiente viario a habilidade do motorista e a capacidade do veiculo manter distancia segura no fim das contas e ficar longe um negocio subjetivo na duvida e melhor pecar pelo excesso do que morrer pela falta nao e mesmo so que o excesso tambem pode ser um problema especialmente na faixa esquerda das rodovias duplicadas primeiro porque o motorista que precisa de maior distancia segura nem sempre a encontrara na faixa da direita onde normalmente se anda em comboio depois porque a distancia excessiva que ele mantem pode criar uma situaçao de risco em ultrapassagens especialmente se o veiculo a ser ultrapassado for um caminhao caminhoes sao perigosos sao pesados potentes altos e cheios de pontos cegos por isso quando voce precisa ultrapassar um caminhao mesmo em pista dupla a ultrapassagem deve ser realizada no menor tempo e espaço possivel ou seja da forma mais rapida que voce conseguir a tal da distancia segura excessiva atrapalha quando ha uma fileira de carros para ultrapassar o caminhao e um dos motoristas da fila tenta manter aquela distancia excessiva do carro a frente nessa situaçao nao so ele pode ficar emparelhado ao caminhao por muito tempo como ele tambem pode acabar mantendo emparelhado ao caminhao o motorista que o segue mesmo apos terminar a ultrapassagem o risco caso nao tenha percebido e se manter em um dos possiveis pontos cegos do caminhao em caso de emergencia o caminhao desvia mais rapidamente do que freia e o unico espaço que ele tem para desviar e exatamente o lugar onde o carro esta durante a ultrapassagem demorada aquelas variaveis todas do transito que mencionei mais acima e onde estao os riscos de acidentes essa distancia segura tambem se aplica aos caminhoes eles precisam de mais espaço para qualquer manobra entao eles naturalmente se mantem mais distante dos veiculos a frente e aqui entra outra sutileza da subjetividade nem sempre o espaço a frente de um caminhao e uma brecha para enfiar o carro em uma ultrapassagem dependendo da situaçao aquele e o espaço de frenagem do caminhao que passou a ser ocupado por um carro por isso e recomendado que se entre a frente de um caminhao somente em situaçoes de velocidade continua sem aceleraçoes ou frenagens infelizmente nao e parte da direçao defensiva formal aquela que e ensinada durante a formaçao dos condutores mas muito da segurança do transito esta na compreensao da dinamica dos outros veiculos sabe aqueles videos em que carros sao arrastados por caminhoes quase sempre o motorista do carro desconhecendo a dinamica do caminhao se meteu em um ponto cego esta situaçao alias me lembra outra situaçao sobre a lida com os caminhoes nas rodovias https //www youtube com/watch v=op8vmmby8mg se voce estiver dirigindo na faixa da esquerda e estiver seguido por um caminhao muito proximo da traseira do seu carro considere a possibilidade de estar lento demais para a faixa da esquerda nao estou dizendo que motoristas de caminhao nao cometem excessos de velocidade mas como o consumo de combustivel e fator determinante no lucro do motorista e mais provavel que ele esteja tentando conservar a velocidade para nao precisar retomar de 50 a 100 km/h uma carreta de 50 toneladas do que simplesmente aterrorizando motoristas de fim de semana por falar nisso uma ultima dica para lidar com os caminhoes nas rodovias eu sei que no transito o maior cuida do menor mas considere tambem que um caminhao tem reaçoes lentas tanto em desvios quanto frenagens e retomadas/aceleraçao um caminhao que perde o embalo sera um caminhao que puxa fila ate retomar a velocidade um caminhao que precisa desviar de um carro lento demais e um caminhao que fara uma ultrapassagem lenta e demorada se voce vem pela esquerda e avista um caminhao muito proximo de um outro veiculo na faixa da direita tenha em mente que ha uma grande chance de ele fazer uma daquelas saidas surpresa para a sua faixa cortando a sua frente nao e por maldade mas para nao perder velocidade se voce pretende ultrapassar um caminhao nesta situaçao ligue a seta para a esquerda e de um lampejo longo da luz alta o motorista ira entender que voce pretende ultrapassa lo se pretende ceder a passagem mantenha a seta desligada de dois lampejos breves da luz alta o classico sinal de ceder a vez e aguarde ele fazer a manobra o que e mais recomendavel do que correr o risco de se ver ao lado de um caminhao que desviou subitamente seu carro no fim das contas e mais leve e mais agil e ja estara na mesma velocidade de antes em menos de 20 segundos para encerrar e claro que os motoristas de caminhao tem suas responsabilidades e precisam cuidar do menor como preve o codigo de transito a realidade contudo nao e exata como parece e o transito em si nao pode ser levado tao a risca como foi escrito no papel dentro de uma sala longe da estrada o que importa no fim das contas nao e estar 100% certo mas fazer uma viagem mais tranquila e segura
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