no nosso maravilhoso mundo da mecanica tem umas coisas que aparentemente sao tao obvias que muitos ficam se perguntando como nao aconteceram antes muitas dessas coisas sao criadas nao necessariamente pelos nossos brilhantes engenheiros que nos brindam com tantas coisas legais frutos do conhecimento habilidade e trabalho deles nesta linha por exemplo a gente poderia citar o motor chevrolet 383 o motor que a gm jamais ofereceu aos seus consumidores mas que hoje e tao comum que e oferecido pela propria marca no seu catalogo de crate motors la no inicio dos anos 70 foi oferecido um novo motor small block que deslocava nada menos que 6 6 litros 400 polegadas cubicas e que tinha o mesmo tamanho e dimensoes chave identicas aos demais sbc small block chevy o objetivo era simples oferecer um motor que produzisse muito torque em baixa quase como um big block mas sem o peso custo e o consumo deste e ofertas de bbc big block chevy nao faltavam vale lembrar que em 1970 havia 396 402 427 e o 454 que era ainda novidade em altas rotaçoes o novato 400 nunca seria igual a um big block mas teria uma boa pegada em baixa e isso importava para muita gente [youtube id= srfns pts28 width= 620 height= 349 ] pra compor este cara pegaram o 350 basico rearrumaram os cilindros que passaram a ser siameses e portanto nao tinham mais agua circulando entre eles para poderem usar um diametro de pistao nunca antes oferecido 4 125 104 mm combinado a ele bielas mais curtas com ombros mais estreitos e parafusos curtos para que mesmo com o maior curso de 3 75 o 350 tinha 3 48 houvesse clearance suficiente entre os componentes como as proprias paredes do bloco pois o angulo de trabalho das bielas seria bem maior este motor tinha uma capacidade de refrigeraçao critica fervendo com facilidade e nao raro rachando blocos com o tempo isso gerou uma disponibilidade grande dos seus virabrequins 3 ¾ que cabia nos blocos 350 se seus mancais fixos fossem rebaixados a medida dos 350 e fossem empregadas as bielas mais curtas eis ai o nascimento do 383 um 6 2 litros que podia usar os mesmos pistoes originais do 350 depois disso divulgado e simples de se fazer o conjunto ficou muito popular e todos com alguma vontade ou conseguiam fazer um ou compravam e compram pronto se assim o desejarem outra coisa legal de se comentar e o chevy vega um carro simples bolado para ser uma soluçao simples e barata a crise do petroleo de 1973 concorrente direto dos ford pinto e sim ambos apenas disponiveis com 4 cilidros mas quem leu meus posts dos project cars #262 #263 e #264 viu diversos comentarios sobre a facilidade de se trabalhar com chevrolet o motor do vega era algo parecido com o do opala 4 que temos aqui no brasil e parecido tambem com os dos chevy dos anos 60 de la logico se no nova era possivel arrancar o quatro cilindros e meter um v8 no vega seria tambem certo certissimo foto marcos camargo opala v8 350 de fernando demarco so que isso foi la e nos estamos ca aqui assim de cara o que poderiamos citar opaloito ora bolas ta mas como onde quanto por que de que jeito quando quem bom muita atençao a partir deste ponto a coisa fica seria de verdade se voce tem coraçao fraco estomago sensivel ou nao pode se expor a fortes emoçoes pare aqui se sentir uma compulsao irresistivel a sair fazendo um opala v8 ao custo de sua decadencia moral fisica social e automotiva ou nao saiba que isso e por sua conta e risco voce e o unico responsavel por seus atos e eu nao tenho mais nada a ver com isso a quem lhe perguntar diga que tudo e tudo quatro cilindros e que o resto e uma obra de ficçao sem nenhuma conexao com a realidade a nao ser o uso de photoshop para fazer com que as imagens pareçam reais tudo começou quando eu ainda morava em sorocaba interior de sao paulo alguem me disse que outro alguem tinha um opala v8 1982 com motor de corvette e um dia finalmente consegui ver o carro que foi feito por um engenheiro mecanico dono de uma firma de produtos de irrigaçao talvez nada demais aos olhos de hoje mas feito numa epoca de coisas impossiveis a luta do cara para fazer foi intensa e imensa ainda que nao faltassem recursos financeiros mas estava ali pronto existia funcionava comprei um monte de peças extras que ele tinha sobrando e usei parte delas num impala 63 que era meu [youtube id= xxejn5pb3qk width= 620 height= 349 ] eu sabia que na alemanha e na australia havia um opel e um monaro parecidos com o opala sendo que o parente mais distante inclusive tinha uma versao com um v8 327 sob o capo e o que mais importava depois de ver o mal feito ao vivo e a cores eu tinha que fazer o meu claro uma boa analise era fundamental e na epoca eu fiz uma bem simples o motor usava o mesmo cambio dos opalas ou das picapes chevy com motor 250 era tao pesado apenas quanto um 250 era bem mais curto e bem mais baixo o que melhoraria em alguma coisa o comportamento dinamico do carro e algo mais largo na minha mente tudo era bem claro e eu ainda tinha a caravan que era minha ninguem tasca e eu faço com ela o que eu bem quiser e entender a historia dela esta ali bem contadinha no pc #262 entao nao e necessario que eu entre neste assunto em particular novamente o objetivo aqui e tratar exclusivamente do motor e de como fazer ele caber em um opala qualquer o seu por exemplo ilustre leitor iniciando os trabalhos o ponto da adaptaçao e muito simples pesa o mesmo que um 250 mas mais baixo e recuado e nao tem bem menos de 200 cavalos ou apenas cerca de 30 kgfm de torque em se tratando de 350 mais moderno nauticos o minimo a esperar sao so 275 cavalos e mais de 45 kgfm de torque ta legal pra começar o bate papo e nao precisa mexer em molas suspensao nada especialmente e principalmente se voce começar partindo de um opala seis cilindros isso inclui o radiador como eles pesam a mesma coisa e possuem demanda de arrefecimento similar o do opala 4 100 resolve tudo sem crise indiferentemente de se usar ventoinha mecanica acionada pela correia do virabrequim/alternador/bomba d agua ou um eletrico como nos carros mais modernos que trazem a enorme vantagem de nao consumir potencia do motor quando nao se faz necessario por toda a semelhança com os demais produtos e motores e possivel instalar sem muito sofrimento direçao hidraulica ar condicionado e ate servo freio se voce quiser muito colocar um pensando de uma forma simples os v8 350 mais antigos sem nenhuma dificuldade ofereciam 250 cavalos nas versoes marinizadas um unico quadrijet comando hidraulico conservador e mais nada versoes melhoradas vinham com 275 ou 310 cavalos a de 310 usava os excelentes cabeçotes vortec sem nenhuma mudança significativa na parte debaixo do motor e nos vortec com injeçao multiponto vieram versoes com 330 ou 340 cavalos uma dica legal para posicionar o motor e instalar o v8 na mesma posiçao relativa ao cambio que a encontrada num opala 4 cilindros ou seja com o cambio montado na posiçao mais a frente no opala 6 o cambio e mais recuado e se voce instalar o v8 assim fica pessimo de arrumar o escape do lado esquerdo o bloco do 350 vem com uma furaçao que permite usar sem nenhuma adaptaçao os calços do motor de c10 ou de d20 os de c10 sao mais baixos e mais secos enquanto que os de d20 mais altos ajudam muito nos trabalhos no cofre e tambem permite que o carro no geral sofra menos com acionamentos violentos do acelerador porque eles acabam absorvendo uma parte do torque contudo sera necessario fazer novos suportes para os calços pois eles nao alinham com os originais do opala como fazer e algo bem liberal diversas formas o atenderao como se pode ver abaixo na sequencia de fotos e possivel fazer os suportes de varias formas e depois de eles feitos e que vamos nos preocupar com o cambio definitivo e sua respectiva travessa ao começar o processo sempre tenha no carro um cambio original montado na posiçao do 4 cilindros mais avançada e use se possivel um bloco vazio pelado para fazer os suportes sem toda a massa do conjunto o stress fica menor e facilita a fabricaçao se voce tiver apenas o motor completo e pronto sem crise pode usar que nao vai atrapalhar em nada qual v8 usar outro ponto bacana de se comentar ainda que nao tenham sido oferecidos em carros ou utilitarios de venda regular aqui no brasil o chevy v8 small block foi apenas o motor mais produzido no mundo em qualquer lugar que voce procure tem alguma chance de achar um aqui nao ia ser diferente muitos vieram como motores nauticos marinizados e renomeados por alguma das varias revendedoras de motores para uso nautico crusader mercury indmar volvo etc e e claro motores ficam velhos cansam e quebram mas especialmente motores nauticos sao muito mais custosos de serem mantidos como todo marinizador gosta de dizer que o motor e de fabricaçao deles para revender peças com preços surrealmente inflacionados e a maioria dos profissionais e donos de embarcaçao desconhecem como comprar peças automotivas identicas e reparar estes motores estes v8 acabam se tornando um estorvo no meio nautico e sempre possivel compra los para aplicaçoes mais entusiasticas o grande rolo do motor maritimo e corrosao voce tem que ter certeza absoluta que o candidato a motor de opaloito esteja integro ainda o suficiente para que voce possa retifica lo envenena lo e que ele va sobreviver para contar a historia claro motor de agua doce usado em lagos represas rios e afins nao sofrem deste mal barcos de esqui que nao sao usados em mar aberto sao bons candidatos entao achar um bom motor maritimo e ate facil de acontecer e de se conseguir se voce tiver a oportunidade de encontrar um a venda de preferencia desmontado tudo o que se deve e verificar o estado da galeria de agua dentro do motor se estiver muito corroida ou com sinais muito obvios de corrosao com roscas de parafusos destruidas pule se passar desta primeira analise leve tudo a uma boa retifica e comece a analisar tudo com muita calma e obviamente eu nao vou escrever aqui um tratado sobre o small block chevy em si porque se nao vamos ficar o resto da vida nisso um ponto importante e ser realista sobre o que voce vai achar e conseguir por aqui ja que importar um motor inteiro esta digamos assim um pouco acima da capacidade financeira da maioria dos gearheads normais partindo disso pensar que vai achar por aqui um motor usado automotivo saido de um camaro impala ou nova dando sopa e meio que contar demais com a sorte hoje em dia estamos em 2015 e nao mais na decada de 70 ou 80 ok entao obviamente sonhar com algum deslocamento especifico ou versao como o lt1 dos vettes e camaros z28 anos 70 e pura perda de tempo bem como querer especificamente um 327 ou 302 de z28 este do video ai embaixo o que se tem aqui se resume basicamente a 305 350 e 383 com isto em mente vou fazer sempre comentarios genericos sobre os motores mais novos deixando um pouco de lado os antigos que sabemos que nao vao cair do ceu de qualquer forma [youtube id= rm 87dmldl8 width= 620 height= 349 ] o 305 e um tiro na agua desperdicio custa praticamente o mesmo de um 350 para se comprar mas tem 0 7 litros a menos de deslocamento o pistao e pequeno o que limita o uso de valvulas grandes no cabeçote as peças todas menos valvulas aneis e pistoes sao as mesmas do 350 mas especificamente os pistoes e aneis sao muito mais caros logo pula ele foca mesmo em 350 e 383 ainda que o 6 2 litros seja infinitamente mais dificil e caro de ser obtido e algo mais fragil normalmente sao blocos comuns de dois parafusos por mancal e a identificaçao do bloco ou e 14093638 ou 10243880 os de final 638 sao os mais antigos e podem nao ser preparados para usar comando roletado e os ultimos sempre vem furados e usinados para comando roller e normalmente nao tem como instalar bomba de gasolina mecanica nao sofreram a usinagem para este fim ou seja mesmo que voce queira montar carburado vai ter de usar bomba de gasolina eletrica os 6 2 vem com eixo de aço forjado enquanto os 305 e 350 sao sempre de ferro fundido atençao nao e legal sair catando pedaço e tentar montar 350 com eixo de 305 os pistoes sao muito mais leves e vai dar zebra no balanceamento sempre e legal pegar motor completo montado porque se sabe ao certo da historia dele estado medidas um monte de peças jogadas podem ate virar um motor bom ou nao swap nao e so motor alguns detalhes e possibilidades bons de serem comentados dizem respeito ao volante do motor motor de arranque embreagem e cambio a decisao de qual cambio voce vai usar no carro define qual o tipo de volante embreagem e arranque voce vai usar fora a necessidade de ter ou nao os tres parafusos de fixaçao de arranque normalmente usados e nao subestime a escolha do motor de arranque pois acaba sendo um ponto com obstaculos em potencial os arranques originais do opala nao funcionam bem no 350 se voce montar o 350 com um volante de motor de 12 75 de diametro sera tecnicamente possivel por o delcao acdelco la ele nao vai virar bem o 350 por mais que voce ajeite ele o melhor que puder dai que a soluçao simples e catar um ministarter caso seu motor venha sem ou seja necessario trocar o que veio nele na foto abaixo vemos tres furos de fixaçao a b e c nos opalas sempre teremos apenas a e c porque neste carro so teremos originalmente volantes de 153 dentes 12 ¾ como disse antes se voce conseguir um v8 sbc pre 1986 ele vai poder usar o volante do motor do opala e entao a furaçao a c deve existir no bloco para que voce possa montar o arranque se o bloco so tiver a b o furo c vai ter que ser feito nele e tem lugar para isso porque todos os blocos tem um pouco de material a mais ali exatamente para este fim e comum os motores virem com os 3 furos mas voce pode ser premiado e ter apenas dois abaixo temos tres arranques juntos a esquerda um que poderia ser usado numa blazer v6 por exemplo e para volante de 14 168 dentes o do meio e para volante de 12 ¾ que serve inclusive em qualquer opala seja quatro ou seis cilindros o da direita e igual ao da esquerda na foto tirada propositalmente para que fique obvio o lance dos furos a b e c ou seja nao tem como mudar a furaçao no arranque e necessario que se tenha o arranque correto para cada aplicaçao todos os importadores que conhecemos america parts nota do editor um dos anunciantes do flatout inclusive stroker sul veloparts etc possuem estes arranques em estoque sem muito rolo ou dificuldade entendido o arranque vamos ao cambio se for usar cambio de opala original quatro marchas use apenas o antigo com varetas externas os mais modernos com trambulador interno nao vao mesmo suportar o torque extra do v8 e a quebra e praticamente inevitavel claro que cambio original de opala so aceita volante motor de 12 e ¾ de diametro e se for mesmo esta a opçao tem um dificultador nao existe nenhum volante motor pronto para chevy v8 que use a furaçao dos motores modernos pos 1987 que tenha 12 ¾ e que aceite uma embreagem de opala ou seja vai ter que fabricar ja citei isso detalhadamente no project cars #263 o volante dos v8 small block chevy pos 1987 usa a mesma furaçao e o mesmo padrao de balanceamento dos v6 usados nas blazer e s10 nas fotos abaixo e possivel ver um volante original de blazer v6 devidamente usinado diminuido e rebalanceado para fazer caber um motor 350 moderno one piece rear main seal num cambio de opala vareteiro fica facil de ver que mesmo com a cremalheira do opala de 153 dentes ja colocada nele todo o conjunto cabe dentro da cremalheira original do v8 de 168 dentes na imagem logo abaixo tem um volante original de v8 com 14 pode se ver tranquilamente que e bem fino nao tem como fazer o rebaixo necessario para botar o disco de embreagem do opala nele este volante numero de fundiçao 14091599n e o que vem nos v8 maritimos de forma geral este volante se instalado numa blazer v6 normal faz um bem enorme ao veiculo por ser nada menos que 10 kg mais leve que o original dela comentario bem honesto nos motores v8 antigos pre 1986 usar o volante original do opala era uma conversao direta e entao fazia todo sentido usar o cambio original por questao de custo e rapidez so que achar sbc antigo dando sopa pre 86 hoje em dia e quase impossivel com motor novo e com o fato de se ter opçoes de cambios de cinco marchas bons bonitos e nao ultrajantemente caros hoje muda a cena toda e claro se for usar motor pos 1987 eu recomendo com entusiasmo que voce procure um cambio qualquer de 5 marchas ou mesmo um de c10/20 clark 260f de 4 marchas mas que aceite usar volante de 14 e no caso a embreagem de 11 cabe certo na furaçao que vem nos volantes de 350 nauticos e o arranque que e identico aos das blazer v6 cabe sem nenhum rolo outro ponto importante e o carter nas fotos abaixo e possivel vermos os cortes e soldas a serem feitos para modificar e fazer ele caber no carro sem pegar na barra de direçao nem na travessa do chassis este carter e dos motores mais novos pos 87 nos antigos nao e muito diferente mas estes costumam ser menores e mais rasos o que pede menos modificaçoes bastando fazer a parte traseira coloquei tambem uma fotografia de um carro sem a travessa no elevador antes da montagem o que permite visualizar bem o detalhe do espaço para passar a barra de direçao este carro recebeu um motor antigo pre 1986 e ainda sim conseguimos a melhor montagem do sistema de direçao usando uma barra mais moderna nele que e curva nao absolutamente reta como as mais antigas abaixo outro opala com a barra curva instalada como estavamos na fase de pre montagem e esquematizaçao de escapes nao havia um motor completo de verdade apenas um bloco podre e mais nada amanha mesmo voces irao conferir a segunda parte deste guia de swap para o opala v8 no qual irei adiante na conversa sobre cambios falarei sobre possibilidades de diferenciais construçao de travessas escapes coletores de admissao sistema de igniçao adaptaçoes no hidrovacuo reposicionamento da bateria e escolha da geraçao ideal de opala para o v8 swap ate la
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