A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Papo de Garagem Técnica

Como fazer o seu Opala V8 (Opaloito) – o guia de swap realista e sem frescura, parte 1

No nosso maravilhoso mundo da mecânica tem umas coisas que aparentemente são tão óbvias que muitos ficam se perguntando como não aconteceram antes. Muitas dessas coisas são criadas não necessariamente pelos nossos brilhantes engenheiros que nos brindam com tantas coisas legais, frutos do conhecimento, habilidade e trabalho deles. Nesta linha, por exemplo, a gente poderia citar o motor Chevrolet 383, o motor que a GM jamais ofereceu aos seus consumidores – mas que hoje é tão comum que é oferecido pela própria marca no seu catálogo de crate motors. Lá no início dos anos 70 foi oferecido um novo motor small block que deslocava nada menos que 6,6 litros (400 polegadas cúbicas), e que tinha o mesmo tamanho e dimensões-chave idênticas aos demais SBC (small block chevy). O objetivo era simples: oferecer um motor que produzisse muito torque em baixa, quase como um big block, mas sem o peso, custo e o consumo deste. E ofertas de BBC (big block chevy) não faltavam: vale lembrar que em 1970,

Matérias relacionadas

Delta Automotiva: conheça a primeira equipe universitária de arrancada do Brasil – e seu Fiat Uno!

Dalmo Hernandes

Bugatti Bolide é revelado com 1.850 cv, o possível fim do Honda Civic brasileiro, Ford registra nome “Maverick” no Brasil e mais

Dalmo Hernandes

Mustang Agent 47 Harbinger: um pro-touring à moda antiga feito com o que há de melhor hoje

Dalmo Hernandes