caros amigos ontem no primeiro texto deste especial de como construir o seu opala v8 vimos um pouco da historia dos small block chevy 383 e 400 a origem da minha vontade de construir os opaloitos algumas de suas vantagens tecnicas e começamos a entrar na parte das adaptaçoes posiçao coxins os v8 chevy que temos disponiveis no brasil sem grandes dificuldades cuidados com a escolha do motor de arranque volante e transmissao e deste ultimo assunto aqui continuamos pelo fim do texto anterior ficou claro que manter o cambio original e legal por economizar um monte de grana na adaptaçao em si mas por outro lado limita seriamente o conjunto um ponto que se deve observar e que ao mudar o cambio vamos ter de fabricar outra travessa de cambio o suporte transversal abaixo temos um modelo bem simples que fiz utilizando um perfil metalico comum enrijecido com uma barra chata soldada nas pontas que servem para ponto de fixaçao nas longarinas no caso catei um ferro t de 2 e soldei no carro tendo o cuidado de antes furar e verificar se tudo batia bem com a travessa ja pronta este conjunto foi feito para instalar um cambio clark 260f de c20 no opala v8 como o calço fica bem mais alto em relaçao ao chao a travessa pode ser simples reta sem os contornos originais para livrar os escapes em outra foto mais abaixo feita de outro carro foi possivel instalar uma travessa direto usamos uma rabeta de f1000 num cambio de c20 vale comentar que as engrenagens do velocimetro mudam e e mais um detalhe a observar se nao fica sem velocimetro no carro se for usar capa seca de c20 nao tem lugar para por o cabo e sera necessario fabricar um como o da foto acima a direita bem simples os furos ja existentes na capa seca facilitam muito a guerra se por outro lado voce quiser mesmo fazer algo mais bacana compre uma capa seca de aluminio de adaptaçao que permita instalar o cambio clark 260f da c20 ou um de dodge mas usando o acionamento original do opala garfo de embreagem e lugar para colocar o cabo sem nenhuma guerra no site veneno used racing parts tem isso a venda e nem e caro nao ou seja a guerra esta a seu favor bravo guerreiro que quer fazer opaloito na foto abaixo a alavanca de cambio de c10 instalada num opala comum veja que e bem longa e alta e teve de ser algo entortada para tras para nao bater no painel pode ser cortada para ficar mais curta abaixo uma capa seca de c20 com o garfo de embreagem do opala adaptado nela com o parafuso original do opala devidamente instalado nela sem isso nao rola fazer com a capa seca original um comentario pertinente a transmissao e que o pior ponto da do opala original sao as cruzetas minimas do eixo carda logo qualquer desculpa para trocar vale se for de cambio grande como ja tratamos ali atras a soluçao e natural usa o carda do mesmo doador do cambio que isso fecha a fatura sem muito sofrimento diferenciais outro detalhe legal e diferencial depois de tudo o que foi escrito o diferencial original perneta do opala morreu muito antes de chegar a praia dançou pediu pra sair antes era muito facil bastava ir em qualquer ferro velho catar um diferencial dana 44 de maverick e morreu o problema nao mais acabou se ou ficou carissimo a alternativa e partir pra usar diferencial de ranger que nem e tao absurdamente mais largo que o de opala e tem opçao de relaçao 3 08 1 obrigatoria se for usar quatro marchas apenas para instalar o da ranger ou qualquer outro como o do maverick voce vai precisar de uma carcaça de diferencial de opala vai retirar todos os montantes dela e recolocar no novo eixo que vai pro carro na boa e um bom trampo e se consegue isso pronto por ai e nem pedem tanto assim logo se mexe cata na internet eixo dana 44 adaptado pra opala que tem e o blocante neste caso e o das f1000 acima foto de um dana 44 de maverick devidamente modificado para caber num opaloito no caso o de um sedan 1973 que era originalmente 4 100 tres marchas na coluna e diferencial braseixos compramos o carro era para um amigao do banco fizemos a montagem do 350 dele todo na maior calma e no fim depois do motor pronto houve uma desistencia de um outro cara que tinha uma caravan v8 pronta e precisava remontar o carro para vender com um 4100 comum vale lembrar que esta caravan tinha ficado uma eca porque o dono era um cabeçao que nao acreditava em ninguem e sabia fazer nada no fim o carro ficou um desastre fora que ele cometeu o erro classico de em vez de comprar um carro decente catou o lixo mais barato disponivel porque era para fazer hot mesmo quando acelerava torcia o podrerrimo monobloco bem ai corremos desmontamos o 1973 todo remontamos a ex caravan v8 do outro camarada e o 1973 saiu de uma vez so claro fizemos com um dana 30 3 54 1 e um cambio vareteiro de 4 marchas original que tinhamos sobrando durou um bom tempo mas um dia acelerando forte num asfalto enrugado o cambio caretinha pediu as contas foi o momento da mudança catei uma caixa clark 260f de dodge mais um dana 44 3 54 1 blocado e montamos ele com tudo grande o legal e que como o cambio do dodge era mais longo em segunda marcha que o do opala ele chegava a 100 km/h em segunda liso numa boa e chegava em 6 segundos cravados numa distancia relativamente curta tinhamos um gtech aqui e medimos varias vezes o plano de fazer um carro curto e forte para acelerar na rua e infernizar a vida dos outros tinha sido completado claro isso la nos anos 90 outros tempos outras bandidagens blocante para dana 44 tem uma regra basica com dois pares de variaveis primeiro caixa do diferencial e uma para relaçoes com pinhao de 15 14 ou 13 dentes sao as que numericamente ficam no intervalo de entre 3 54 1 a mais curta a 2 86 1 a mais longa e e outra para atender a todos os outros casos de 12 a 8 dentes no pinhao nas relaçoes que vao de 3 73 1 ate 6 e muito caso voce queira algo bem curto mesmo subir paredes rochosas etc o outro ponto se tratando especificamente de maverick ha dois tipos de estrias nas pontas de eixo de 19 dentes estria grossa ou de 30 dentes estria fina os fase 1 ate 1976 sao estria grossa e os fase 2 estria fina estria fina e de f1000 diesel e modelos mais novos e estria grossa e f100 anos 70 tem como trocar montar caixa de diferencial alta ou baixa para relaçoes curtas ou longas e planetarias grossas ou finas de acordo com o diferencial que se tem escapes no pain no gain no opaloito escapes nao tem soluçao facil como motor nautico nao tem um coletor de escapes como em um motor automotivo eles nunca vao vir com nada que sirva bem de qualquer forma nao existe nenhum header ate onde eu saiba que caiba no opala do jeito que vem de fabrica ou seja voce vai por o motor no carro e alguma boa oficina de escape que tenha viradeira de canos e um profissional talentoso vai te fazer um sistema de escapes custom sob medida pro seu carango sem choro e sem vela faça os tubos primarios de 1 75 e dos coletores para tras tudo em 2 5 ate a traseira do carro com algum carinho e capricho e possivel botar as duas saidas em posiçoes absolutamente simetricas dos dois lados do carro sem ter que fazer nenhuma adaptaçao ou funilaria exceto claro fechar a curvinha de acabamento original que so tem de um lado as imagens sao de sistemas que fizemos aqui em brasilia que demonstram nao ser nenhum bicho de sete cabeças pontos adicionais importantes o modelo de opala mais facil para se adaptar os v8 sbc sao os fabricados entre 1975 e 1979 por terem o capo mais alto de todos ja fiz este trabalho em todas as carrocerias mas a mais tranquila de fazer sempre sao os 75 a 79 coletor de admissao e um ponto critico aqueles altos demais tipo victor jr hi ram e tunnel ram e sinonimo indiscutivel de capo cortado de todos os que eu usei o melhor e o edelbrock torker 2 o mais baixo de todos single plane aberto com uma camara plenum coletiva nem tao grande assim de modo que e possivel usar ele em rua mesmo com um pouco mais de comando sem matar totalmente o carro claro que ele nao cabe em cabeçotes vortec se este for o seu caso tem uns coletores a venda na summit racing daqueles bem baratinhos que caem como uma luva no opala vejam abaixo na foto da direita na esquerda o torker 2 igniçao de chevy tem uma coisa que nao e tao conhecida aqui no brasil que se chama hei high energy ignition um distribuidor com tudo junto sensor de captaçao de sinal amplificador de sinal modulo de controle dispositivo de controle de avanço de centelha centrifugo e a vacuo e a bobina de igniçao na tampa voce tem apenas dois fios para ligar o pos igniçao 12v cheios e uma saida para conta giros nao tem cabo de bobina porque a mesma fica na tampa e um cabo de vela para cada cilindro simples facil barato eficaz o unico ponto negativo e que o hei e grande e isso cria um problema com a trava do capo nos opalas de 1975 em diante soluçao e deslocar a tranca para o lado esquerdo do carro nao tem espaço para compatibilizar a trava original com o hei alias impossivel com o hei e dificil com qualquer outro distribuidor por menor que seja quase sempre tem que mover a trava na carroceria e mudar a alça de lugar no capo claro se a vitima for ate 1974 nao precisa porque o capo fecha na frente mas qualquer um de 1975 em diante precisara da modificaçao abaixo um opaloito com distribuidor mallory bem pequeno muito menor que o hei e que com muito aperto permite a instalaçao sem mexer na tranca do capo fica facil de ver a falta de espaço um ponto muito comentado sao os freios o hidrovacuo na posiçao original nao cabe entao tem que retrabalhar o suporte se realmente voce quiser ter ele no entanto se voce achar que hidrovacuo e para os fracos pode montar direto sem ele e ai fica direto preso onde era o suporte do hidrovacuo como na foto abaixo outro ponto que sempre comentam e a bateria na mala o que a faz trabalhar muito mais fria e ainda ajuda a distribuir o peso sobre os eixos no caso o lance e instalar ela do lado direito que ajuda na traçao super simples basta destravar o suporte original do opala e recolocar ele no porta malas como se ve nas imagens e recomendavel que se use cabos grossos para evitar perdas por conta da maior distancia e ter atençao no aterramento do motor na carroceria e uma boa colocaçao do cabo terra do negativo da bateria ao monobloco bom depois de tanto papo furado tanta mentirinha me despeço de voces espero sinceramente que todos tenham bons sonhos depois disso como e uma obra de ficçao cient opa digo ficçao mecanica nem percam tempo tentando fazer em casa porque nada do que foi descrito aqui vai mesmo acontecer certo some say ag
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