FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Como foi assistir ao Goodwood Revival ao vivo na Inglaterra

Dos carros ao brilho dos cabelos da bela moça sentada no “Betty´s Hair and Beauty Salon”, são três dias em que é possível viajar no tempo. Por vezes, você pode ser pego refletindo em que ano realmente está. Todo o charme do passado pôde ser revivido pelos aproximadamente 150.000 visitantes, entre os dias do evento. E se você deseja participar do próximo, é bom ficar antenado, pois os ingressos costumam esgotar alguns meses antes do evento.

Muitas tendas de vendas estavam presentes: roupas antigas, peças para carros, memorabilia e o bom e velho conhecido Bonhams – uma das mais famosas casa de leilões de Londres, com seus maravilhosos carros prontos para serem leiloados.

Que tal esse Land Rover sobre lagartas?

O estande da Jaguar foi um dos melhores. A divisão Special Vehicle Operations trouxe três carros em processo de restauração em três etapas diferentes. Um bem no início, outro na metade e este da foto, já finalizado.

03

O nível da restauração é o mais elevado possível. Poucas são as oficinas qualificadas e que seguem um trabalho deste padrão no Brasil. Até mesmo na Europa não são muitas.

04

Uma incrível surpresa foi a presença do Jaguar XKSS, um dos carros mais importantes na história da marca. Como referência, foi um dos primeiros supercarros que o mundo conheceu. A proposta da Jaguar, na época, foi fazer uma conversão do D-Type, vencedor de Le Mans em 1956. Nove carros foram iniciados até chegarem no modelo de 1957, mas a fábrica pegou fogo e nenhum deles chegou a ser finalizado.

E a festa continua, de Lambrettas a Ferraris, de gangues dos anos 50 a comandantes da II Guerra, Goodwood é fascinante em todos os sentidos. Enquanto você passeia por meio a inúmeros estandes, o som de fundo é uma mistura de musica com o ronco dos motores afinando na linha de chegada e quando você menos espera, um caça “Spitfire” cruza os céus do autódromo seguido por “Corsair”, P38 Lighting, Mustang P51.

05

Para quem estava ao lado do “Spitfire Café” teve uma visão privilegiada das aeronaves.

06

Também foi possível caminhar entre os veteranos de corrida em seu período de descanso e reparo. O público é bastante educado e você não vê pessoas tentando entrar nos carros ou encostando neles, mesmo com uma caixa de ferramentas ao fundo e ninguém por perto, ninguém toca.

0708

Boxes da categoria “Goodwood Trophy” com carros das décadas de 30 a 50

A TVR estava com um estande aonde apresentou um pouco de sua história de uma maneira bem lúdica, expondo alguns de seus principais modelos. Passado, presente e futuro.

09

O protótipo TVR Trident Fissore 1965

A proposta foi interessante, mecânica Ford V8, carroceria Fissore italiana, mas por um desenhista britânico. O carro foi apresentado no salão de Genebra em 1965. Somente três foram construídos.

10

TVR Tuscan 1969

11

E o modelo mais novo da marca, que pode atingir 320 km/h

As marcas mais tradicionais não deixaram de marcar presença no evento, aqui temos um Aston Martin DBR1 de 1957, que é o mesmo modelo usado por Carroll Shelby e Roy Salvadori na vitória das 24 Horas de Le Mans de 1959:

1213

As motos também deram o ar da graça nas pistas e fora delas, tem seu charme a parte, não? Matchless, Norton, TriTon, BSA, Ariel e muitas mais puderam esticar as bielas a mais de 9.000 rpm por aqui no “Barry Sheene Memorial Trophy”.

14

Em mais um passeio pelos boxes, podemos conferir de perto pilotos, mecânicos e suas máquinas após o “Sussex Trophy”. Nesta categoria participaram carros de 1955 a 1960.

15 16

Opa! Um Porsche com bandeira brasileira?

Christian Heins, também conhecido como “Bino”, um piloto brasileiro que perdeu a vida liderando Le Mans em junho 1963.  Este carro pertenceu ao Bino, que o levou para o Brasil naquela época e ficou em nossa terra até 2016, quando um colecionador francês o comprou e trouxe o carro para sua terra natal. A partir daí, começou a aparecer nas pistas novamente.

18

Você pode conferir os melhores momentos da “Tourist Trophy Celebration” aqui:

19 20

Ninguém está para brincadeira e as colisões eventualmente acontecem. Fiquei impressionado com o ritmo dos carros e de como ainda competem forte.

21

E este foi um breve relato do que passou aqui pela terra da Rainha nestes dias 9 e 10 de setembro. Até a próxima!