tudo certo flatouters venho mais uma vez compartilhar com voces uma experiencia nas pistas como espectador japonesas se voce leu o post anterior sobre a rwb e o endurance de 12 horas em motegi ja sabe que akira nakai havia me falado que essa etapa de tsukuba aconteceria no final de setembro se ainda nao leu veja neste link entao semana passada fui ate a rwb para saber se ele iria mesmo a tsukuba e tambem ver se tinha alguma novidade entre seus porsches cadeirudos por la nakai confirmou a ida e perguntou se eu iria com eles preciso mesmo dizer a resposta combinei com nakai que chegaria no sabado a noite na rwb e por volta das 5 00 de domingo sairiamos rumo a tsukuba cheguei la quase meia noite e dessa vez tinha pouca gente nakai estava terminando alguns detalhes no rotana e havia mais tres pessoas que iriam junto alem de mim ficamos ali conversando um pouco — sobre carros para variar — e por volta das 2 30 cada um procurou um canto pra tirar um cochilo as 4 30 acordamos para começar a viagem saimos pontualmente as 5 00 ja com o dia clareando e fizemos uma parada rapida no começo da estrada para encontrar mais alguns amigos de nakai e outros porsche e tambem comprar algo pra comer tsukuba e perto de chiba cidade onde fica a rwb em apenas uma hora chegamos no circuito ja com sol forte e sem previsao de chuva dessa vez a rwb levou so tres carros mas apenas dois correram um com nakai e outro com o gerente da rwb que tambem pilota assim que entramos na parte de tras dos boxes ja havia muitos carros por la e muitos outros ainda chegaram mais tarde essa etapa foi bem diferente de motegi onde todos correram as 12 horas juntos independente da categoria desta vez a parte da manha teria apenas treinos e a tarde reservada para as corridas os carros foram separados por categorias tanto nos treinos quanto nas corridas teve uma categoria so para carros mais antigos uma so de importados formula e alguns caterham nissan 350 e 370z drift e a maioria de porsche que estava subdividida assim 930cup rs cup 9 cup e super cup tirei essa informaçao do site da idlers nessa de carros antigos havia varios mini kei cars e classicos como o fairlady 240z honda s800 e skyline hakosuka como em motegi quase nada precisou ser feito nos carros da rwb antes de correr ele foram rodando ate tsukuba e ao chegar so foi preciso conferir a calibragem dos pneus e aperto dos parafusos de roda no torquimetro no rotana foi tirado o para choque traseiro pois segundo nakai o turbo esquenta bastante e sem o para choque o resfriamento e melhor alem disso aquela turbina gigante com o abafador cromado dava um visual bem interessante e um contraste legal com a pintura fosca do carro carros eram dos mais variados como impreza rx 7 lotus evora e elise focus rs 500 e punto abarth hachi roku de varios modelos caterhams formulas fusca camaro um raro sierra rs um lotus cortina e porsches de varias geraçoes [gallery link= file columns= 4 ids= 23813 23810 23808 23805 23802 23803 23797 23806 ] uma coisa que me chamou a atençao foi a galera do drift chegando muitos deles junto com a familia dividindo espaço com rodas e pneus dentro do carro e tambem no porta malas que vinha de tampa aberta para poder caber o macaco e mais pneus isso sem contar as adequaçoes tecnicas que eles fazem nos carros pra prender farol parachoque e outras peças que podem se soltar em qualquer esbarrao na pista o pessoal e bem criativo toyota mark cresta chaser supra varios ae 86 nissan silvia mazda miata e mais alguns faziam parte desse grupo infelizmente dessa vez nao tinha nenhum vtec gritando pela pista apesar de ter dois s2000 correndo eles estavam bem comportados outro que apareceu por la e que muitos aqui ja devem ter ouvido falar foi o blackbird aquele mesmo de wangan midnight e enquanto nao chegava a hora de entrar na pista nakai aguardava a sua vez concentrando se para a prova os treinos tinham duraçao de uns 15 minutos mais ou menos dentro desse tempo cada um andava o quanto quisesse os carros da rwb correram em categorias e horarios diferentes por volta das 10 00 nakai colocou o rotana na pista e foi acelerar eu nao imaginava que aquele carro fosse tao rapido assim tem em torno de 600 cv e aquela asa traseira deve ser capaz de gerar down force ate parado quatro voltas foram suficientes para fazer o melhor tempo e apos isso ele voltou para os boxes a area que fica em cima dos boxes tinha uma boa visao de tsukuba e seus pouco mais de dois quilometros especialmente da reta principal e de boa parte do outro lado do circuito quando o pessoal do drift entrou na pista para os treinos tambem a cobertura dos boxes ficou bem cheia os carros de lado nas curvas levantavam muita fumaça e de vez em quando alguem exagerava e acabava na area de escape ou encontrava o muro que tinha blocos de espuma em toda sua extensao de repente bandeira vermelha e o treino estava interrompido um acidente com um ae 86 danificou bastante a sua frente e voltou rebocado para a area onde estavam os carros de drift lembra quando eu disse que os caras sao bem criativos o carro apesar de bastante danificado nao atingiu radiador e nenhuma peça da suspensao logo começaram a desmontar o que estava pendurado ou quase solto e depois de alguns minutos ele estava pronto pra entrar na pista de novo sem para choque dianteiro e com apenas um farol capo amassado e algumas abraçadeiras de nylon para prender o que estava pendurado o carro estava pronto para voltar a pista o dono do carro dava risada o tempo todo depois disso tivemos a segunda etapa dos treinos nakai foi de novo para a pista e acabou ficando com o segundo melhor tempo um subaru impreza com uma preparaçao pesada ficou com a pole os caras estavam usando ate cobertor eletrico pra aquecer os pneus do carro a corrida prometia na etapa de motegi nakai disse para os pilotos que nao precisavam levar a corrida tao a serio e que eles estavam ali para se divertir mas dessa vez foi ele que levou a corrida bem a serio na largada o impreza saiu forte e chegou primeiro no fim da reta que era bem curta mas depois de quatro voltas nakai assumiu a liderança e assim foi ate a 12º e ultima volta da corrida o impreza ficou andando bem proximo o tempo todo o carro era bem rapido e os dois terminaram a corrida com um bom tempo de distancia dos outros carros na classificaçao geral o blackbird correu na mesma bateria e garantiu o terceiro lugar na categoria que estava disputando o subaru assim que voltou para os boxes parecia estar de cabeça quente o pessoal da equipe ficou um bom tempo jogando agua por fora do radiador e ar comprimido que vinha da mangueira usada para calibrar pneus acho que nao teve nenhum dano depois ligaram o carro de novo e parecia estar tudo bem antes de nakai entrar na pista na hora da corrida ele esqueceu que estava com o maço de cigarros no bolso do macacao e jogou pela janela do carro pedindo pra eu guardar pra ele assim que a corrida terminou e ele desceu do carro a primeira coisa que ele fez foi pedir o maço de cigarro de volta sera que foi por isso que ele correu tao rapido [gallery columns= 4 link= file ids= 23816 23819 23817 23794 ] depois foi a vez do drift que na minha opiniao foi demais alguns carros danificados nos treinos estavam de volta na pista e durante a corrida nao foi diferente mais alguns se acidentaram mas nenhum grave ainda bem alguns voltaram pra corrida e outros chegaram rebocados para fora da pista um carro que me chamou a atençao foi um toyota supra nao vi o que tinha no motor pois o tempo que o carro ficou parado estava sempre fechado mas na pista era o motor que mais fazia barulho e parecia ser bem forte foi bem divertido assistir a corrida logo depois veio o podio e na hora de entregar a garrafa de champanhe aos primeiros colocados de cada categoria so para variar nakai estava fumando mas ele chegou rapido pois a area de fumantes era bem proxima depois disso ficamos mais um tempo la esperando a hora de ir embora e ai descobri outra coisa que nakai gosta alem de porsches e cigarro doritos assim que tirei da mochila ele ja falou i love doritos ficamos por ali mesmo todo mundo aguardando a hora de ir embora sentados no chao em meio aos carros jogando conversa fora e detonando o pacote de salgadinho antes de sair da cidade de tsukuba e pegar a estrada de volta fizemos uma parada rapida em um restaurante pra jantar e logo pegamos a estrada de volta para chiba desta vez voltei com ele de carona no rotana e vi que aquele carro era bem mais rapido do que eu imaginei na cidade ou mesmo na estrada em baixa velocidade e bem civilizado e ate confortavel dentro do carro so o necessario painel um par de bancos concha equipamentos de segurança e nenhum revestimentos para aliviar o peso a turbina começa a encher em 4 000 rpm mas enche rapido e o carro ganha velocidade com vontade nakai estava a uns 60 km/h em quarta reduziu duas marchas e pisou fundo sabe aqueles cenas em que acionam o nitro em velozes e furiosos e o que se ve fora do carro e uma imagem borrada nao foi exatamente o que aconteceu mas foi a imagem que veio na minha cabeça assim que a turbina encheu e o carro disparou na estrada tracionando com vontade o carro estava com pneus slick medida 335 na traseira tem um grip e tanto mesmo em curvas as 20 00 chegamos na rwb e tinha mais gente esperando pra conhecer nakai e sua oficina um americano que trabalha para a nissan e estava aqui ni japao a serviço como o gerente da rwb foi embora mais cedo ele avisou que estavamos a caminho e o americano ficou la esperando sai de la rumo a estaçao de trem e fui para casa e eles ficaram conversando uma pergunta que me foi feita e nao consegui responder a tempo da outra vez foi se nakai venderia um de seus porsches ele disse que ja recebeu diversas propostas em seus carros mas ele nao vende disse que ate pode fazer um igual se o cliente quiser mas os originais ficam com ele e nao vende de jeito nenhum e tudo e feito apenas com ideias e pratica do erro e acerto ele nao usa computador para nada e o resultado e positivo os carros tem um bom desempenho em pista e sao totalmente usaveis no dia a dia dentro da cidade outra coisa que ele me disse e achei curioso nakai nao gosta muito de velocidades altas ele ate comparou o circuito de fuji e tsukuba dizendo que fuji tem uma reta muito longa onde a velocidade no final dela e bem alta e tsukuba e uma pista bem curta onde a media de velocidade e bem mais baixa e ele se diverte bem mais esse e um dos motivos que faz ele gostar de drift hoje em dia ele nao pratica mais por falta de tempo mas quando era mais novo passava as noites fazendo curva de lado no monte tsukuba com seu hachi roku no dia seguinte ele viajou para o canada tinha um carro para montar ou talvez dois no caminho de volta ainda faria uma parada em hong kong a serviço tambem — o cara nao para e para quem quiser ir ate la e ver isso tudo de perto pode ir que vai ser bem recebido inclusive o pessoal do flatout ele ja falou que sao bem vindos so sugiro que mande um e mail antes pra ver se ele esta por aqui nakai tem viajado bastante a proxima etapa parece que e dia 2 de novembro em motegi mais uma vez nakai disse que vai estar viajando mas volta apenas para a corrida e no dia seguinte viaja de volta ao eua onde tambem tem outro porsche pra montar [youtube id= oc3mhmrnkxg width= 620 height= 350 ] bom esse foi o resumo de mais um dia acompanhando de perto um pouco da cultura automotiva desse lugar que me faz ficar cada vez mais um auto entusiasta carros de todos os tipos e todos os gostos ao som de motores e pneus queimando borracha quer trilha sonora melhor que essa
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