quando a honda anunciou o fim do civic 10 e a possibilidade de trazer a nova geraçao apenas por importaçao imaginamos que ele seguiria o mesmo caminho do cr v depois de um grande sucesso o carro acabou evoluindo demais la fora a ponto de nao ser mais interessante para o conturbado mercado brasileiro o cr v como eu disse na avaliaçao do suv ha pouco mais de quatro anos parece ter sido importado em um pequeno lote apenas para atender ao cliente fiel do modelo aqueles que trocam a geraçao antiga pela nova e nao querem sair da marca com o civic parecia que a honda estava prestes a fazer o mesmo a situaçao ate instiga os estrategistas da marca a fazerem isso o civic nunca superou o corolla em vendas e apesar de ser sempre o vice lider no segmento dos sedas medios este e um segmento que se tornou extremamente nichado ha um publico muito especifico que deseja um seda medio; geralmente e o publico que nao faz questao de um suv como a honda nao conseguia competir com o corolla mas tem um bom desempenho com o hr v talvez fosse melhor fazer isso mesmo atender um nicho dos sedas com um civic importado e renovar o hr v e o cr v para oferecer o que o publico procura o civic acabou vindo importado em uma versao hibrida bastante recheada e com um certo apelo tecnologico — o que tambem faz sentido considerando que a toyota tambem fez isso com o corolla de topo dando a ele uma versao ainda melhor do powertrain do prius com o visual atraente da atual geraçao do seda em vez da ousadia de gosto questionavel do famoso hibrido o problema e que a honda pegou muita gente de surpresa com o civic hibrido lançado na ultima sexta feira 20 o carro custa r$ 250 000 sim duzentos e cinquenta paus sao r$ 60 000 a mais que o corolla altis hybrid premium — ou seja da pra comprar o corolla e um civic si 2008 com o dinheiro do civic hibrido em alguns dias voces verao a avaliaçao completa do carro feita pelo juliano barata aqui mesmo no flatout mas posso adiantar que ele e um carro tecnicamente superior ao corolla hybrid alem de ter alguns itens de conveniencia mais interessantes sendo um carro hibrido voce espera que ele tenha um motor eletrico paralelo ao motor de combustao interna que funciona a ate determinada velocidade depois o trabalho fica por conta da boa e velha combustao mas e justamente nesse quesito que o civic hibrido se diferencia de todos os hibridos que temos no mercado o sistema e chamado pela honda de e hev e e composto pelo motor 2 0 atkinson com injeçao direta um pacote compacto de baterias instalado junto ao eixo traseiro sob o banco de tras e um transeixo chamado e drive ou ecvt que tem um arranjo interno capaz de alternar os modos de conduçao do powertrain — sao tres eletrico hibrido ou combustao e um sistema bem diferente dos hibridos convencionais aos quais nos acostumamos como o corolla por exemplo isso porque nao e um controlador eletronico que alterna os modos somente mas a propria transmissao do carro que nao tem marchas e e o ponto chave desse sistema pois e ele nao tem marchas nem polias com relaçao variavel como um cvt o negocio e bem mais engenhoso usa um volante inercial um diferencial convencional dois motores eletricos um deles conectado diretamente as rodas engrenagens de overdrive e uma embreagem multidisco hidraulica o sistema e complexo na verdade mas entendendo o arranjo mecanico do e drive o funcionamento fica mais claro o ponto central do e drive sao os dois motores eletricos um motor propulsor conectado ao diferencial e as rodas e o motor gerador de 105 kw 143 cv que e conectado ao motor atkinson por uma engrenagem de reduçao ligada ao volante inercial — um volante bimassa como o de um carro manual que por sua vez e conectado ao motor por uma embreagem fixa o motor propulsor tambem e conectado ao diferencial por uma engrenagem redutora estas engrenagens redutoras sao fundamentais para eliminar as marchas convencionais os modos de conduçao sao ativados de acordo com a velocidade do carro entao cada relaçao atua em uma determinada faixa de rotaçoes dos motores alem disso as relaçoes permitem que os motores eletricos atuem como geradores/recuperadores de energia desta forma o motor eletrico move as rodas dianteiras — e tambem e movido por elas quando o carro nao esta em aceleraçao — e ao mesmo tempo o motor atkinson move o motor gerador permanentemente porem nem sempre gerando energia eletrica os dois motores eletricos portanto nao estao interligados de forma alguma ainda ha uma embreagem hidraulica entre a engrenagem do volante inercial e a engrenagem intermediaria que conecta o motor eletrico propulsor ao diferencial esta embreagem serve para acoplar o motor atkinson ao diferencial no modo eletrico o motor eletrico propulsor recebe energia das baterias e faz a propulsao do carro em velocidades abaixo dos 100 km/h a relaçao final aqui e 8 391 1 — como o motor eletrico e capaz de atingir alta velocidade angular rpm e tem 32 kgfm de torque nao ha a necessidade de marchas na transmissao acima de 100 km/h o motor atkinson e acionado e passa a fazer a propulsao do carro nesse momento a embreagem hidraulica e ativada para conecta lo a engrenagem que faz par com o diferencial assim o motor atkinson e ligado as rodas para fazer a propulsao exclusivamente pelo motor de combustao interna o motor eletrico gerador por estar conectado ao volante inercial fica o tempo todo em movimento porem sua funçao neste modo se divide entre recarga/recuperaçao de energia e auxiliar do volante inercial a ecu e quem define se o inversor sera ativado para a recarga/recuperaçao se ha necessidade de recarregar as baterias a ecu ativa o inversor e o funcionamento do motor atkinson alem de impulsionar o carro tambem recarrega as baterias por tocar o motor gerador a engrenagem acoplada pela embreagem hidraulica resulta em uma relaçao final 2 757 1 que leva o civic hibrido a sua velocidade maxima de 180 km/h e justamente esta relaçao quem a limita a velocidade maxima alias no terceiro modo o hibrido o conjunto funciona em serie — ou seja o motor de combustao interna nao move as rodas ele apenas fornece eletricidade para o motor eletrico neste modo a embreagem hidraulica e aberta novamente para desconectar o motor atkinson do diferencial e ele passa a atuar como gerador para o motor propulsor eletrico por meio da variaçao da velocidade do motor eletrico gerador https //www youtube com/watch v=qluiexannce ou seja a rotaçao do motor atkinson deixa de ter relaçao com a velocidade do carro e passa a ter relaçao com a capacidade de geraçao de energia eletrica que sera destinada ao motor eletrico propulsor e as baterias
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