FlatOut!
Image default
Técnica

Como funciona e para que serve o diferencial dos carros?

Relendo os arquivos do FlatOut notei que apesar de já temos explicado alguns temas mais avançados de mecânica e preparação, como o cálculo de coletores de escape, ainda não explicamos como funciona um componente fundamental dos carros: o diferencial. O diferencial do carro é mais um daqueles sistemas que existe há tanto tempo que raramente nos perguntamos como ele funciona exatamente. Praticamente todos os carros que usam um motor a combustão têm um diferencial pois ele é simplesmente a peça que permite que seu carro faça curvas. E não estou falando de ser ágil naquelas estradas sinuosas que você curte no fim de semana, e sim fazer qualquer curva. A necessidade de um diferencial se deve ao fato de que rodas montadas em um mesmo eixo têm velocidades diferentes em curvas. Isso acontece porque, quando o eixo começa a rotacionar, as rodas iniciam uma trajetória em forma de arco, cujo comprimento é determinado por seu raio. Como a roda externa está mais distante do ponto de pivô da