so temos dinheiro para mais um mes de salario conheço seu talento e preciso de voce se conseguirmos fazer 100 motos capazes de vencer o tour d italia a ducati continua se nao fechamos a fabrica e vamos para casa foi o recado do diretor da ducati giuseppe montano ao engenheiro fabio taglioni em 1956 a ducati na epoca nao era uma empresa assim tao jovem fundada em 1926 aquela altura a fabricante ja tinha seus 30 anos de estrada o problema e que ela havia sido destruida durante a guerra e seus primeiros projetos nos anos 1950 nao tinham dado muito certo no fim das contas a ducati taglioni topou o desafio e trabalhou por seis meses sem receber salario ate entregar a moto que mudaria a historia de sua vida e da ducati a 125 desmo taglioni queria encontrar uma forma de fazer o pequeno motor monocilindrico girar alto sem correr o risco de destrui lo devido a flutuaçao de valvulas causada pela vibraçao das molas de retorno na epoca o que limitava o desempenho dos motores era principalmente a capacidade das molas de valvula que nao tinham resistencia para lidar com as cargas em velocidades altas do motor e quebravam mesmo com um novo processo desenvolvido nos anos 1950 que usava fusao a vacuo para retirar as impurezas do metal e formar uma liga mais resistente as molas nao suportavam mais de 8 000 rpm sem quebrar o que ele fez foi instalar um sistema desmodromico de comando de valvulas no motor monocilindrico da ducati ao contrario do que se pensa a ducati nao inventou esse tipo de comando de valvulas; a austin ja tinha um motor nautico de 300 cv feito em 1910 com comando desmodromico o delage de grand prix tambem usava esse sistema e os mercedes w196 de 1954 e 300slr de1955 tambem tinham atuaçao desmodromica de valvulas em praticamente todos os sistemas de comando de valvulas elas sao abertas pela atuaçao dos comandos de valvula nos motores com comando no cabeçote ohc os ressaltos cames do comando de valvulas empurram a haste da valvula para baixo ou acionam balancins que fazem esse mesmo movimento nos motores com comando no bloco os cames acionam varetas que acionam os balancins que empurram a valvula para baixo ao ser empurrada ela abre a passagem dos fluidos permitindo sua admissao e seu escape https //www youtube com/watch v=dsyl0osapo0 uma vez que o ressalto do comando termina de empurrar as valvulas elas retornam pela açao contraria de uma mola instalada ao redor de suas hastes que as mantem fechadas ate que o ressalto do comando volte a empurra las novamente para baixo isso acontece na segunda de cada duas voltas do virabrequim esse sistema funciona muito bem para a maioria das aplicaçoes dos motores de combustao interna o problema e que quando o motor atinge velocidades muito elevadas bem alem das 8 000 rpm o intervalo entre os acionamentos de valvula pode ser tao rapido que a mola ainda estara distendendo quando a valvula for empurrada novamente iniciando sua compressao se esse movimento atingir a frequencia de ressonancia da mola a mola deixara de atuar sobre a valvula e isso o que se chama de flutuaçao de valvula como a mola deixa de ter efeito sobre a haste da valvula ela fica solta e sua sincronizaçao com o restante do motor sera perdida com isso ela nao retornara a sede e por estar aberta na hora errada ela pode ser atropelada pelo pistao em movimento de subida na melhor das hipoteses isso resulta em uma valvula torta na pior em um pistao e bloco furados e um motor estourado atualmente existem varias formas de contornar este problema — e veremos isso nesta nova mini serie sobre os diversos tipos de acionamento de valvulas — como o uso de molas pneumaticas como o sistema freevalve da koenigsegg que usa atuadores eletromecanicos e claro o sistema desmodromico o comando desmodromico e o mais simples deles e consiste basicamente em um comando que atua sobre dois balancins um para abrir e outro para fechar as valvulas assim quanto mais rapido o comando gira mais rapidamente as valvulas se abrem e mais rapidamente elas se fecham o comando e sincronizado com o virabrequim como qualquer outro comando de valvulas — seja por engrenagens corrente ou correias — e pode ser simples duplo ou triplo um para fechar e dois para abrir como na foto acima e tem ressaltos cames como qualquer outro comando a diferença e que alem dos cames convencionais ele tambem tem um conjunto de cames extra que atuam sobre os balancins de fechamento a foto abaixo ilustra uma valvula com os dois balancins como usados pela ducati note que por nao ter a mola de retorno o movimento da valvula depende totalmente da atuaçao dos balancins por essa razao o comando de valvulas do sistema desmodromico tambem e diferente em vez de ter apenas os ressaltos que abrem as valvulas eles tambem tem um came pressiona o balancim de fechamento mantendo a valvula assentada firmemente em sua sede esse came contudo precisa ser sincronizado com o came de abertura para permitir que o balancim de fechamento se mova quando a valvula e empurrada pelo balancim de abertura a imagem abaixo ilustra esse momento o came de abertura 1 esta iniciando a atuaçao sobre o balancim de abertura enquanto o came de fechamento 2 chega ao seu perfil plano que permite o movimento de abertura da valvula quando o came 2 chegar ao final do perfil plano ele iniciara o fechamento da valvula e a mantera fechada ate a volta seguinte do comando a animaçao abaixo mostra como isso funciona no cabeçote no caso os comandos de abertura sao os laterais verde e vermelho e o comando de fechamento e o comando central verde e amarelo o sistema ainda e usado pela ducati em suas motos de rua e de competiçao porem tem suas desvantagens como a manutençao mais complexa alem de uma necessidade maior de espaço e claro do ruido por essa razao o comando desmodromico nao foi adotado amplamente pelos fabricantes logo nos anos 1960 novas ligas metalicas e sistemas com molas reforçadas ou duplas passaram a ser utilizados para minimizar as quebras e permitir velocidades maiores do motor ate que nos anos 1980 a renault desenvolveu um sistema de molas pneumaticas para seus motores v6 turbo da formula 1 que mitigou o risco de flutuaçao de valvula e quebra de molas https //www youtube com/watch v=jgog55g hs8 atualmente com o gerenciamento eletronico da abertura das valvulas e com as ligas metalicas mais avançadas esse tipo de problema e menos comum alem disso como mencionamos mais acima as fabricantes ja estao trabalhando em formas diferentes de comandar as valvulas dispensando ate mesmo as molas e comandos como o motor freevalve mas isso fica para o proximo capitulo desta mini serie
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