FlatOut!
Image default
Técnica

Como funciona o comando de válvulas desmodrômico?

"Só temos dinheiro para mais um mês de salário. Conheço seu talento e preciso de você. Se conseguirmos fazer 100 motos capazes de vencer o Tour d'Italia, a Ducati continua. Se não, fechamos a fábrica e vamos para casa". Foi o recado do diretor da Ducati, Giuseppe Montano, ao engenheiro Fabio Taglioni, em 1956. A Ducati, na época, não era uma empresa assim tão jovem. Fundada em 1926, àquela altura a fabricante já tinha seus 30 anos de estrada. O problema é que ela havia sido destruída durante a Guerra e seus primeiros projetos nos anos 1950 não tinham dado muito certo. No fim das contas, a Ducati Taglioni topou o desafio e trabalhou por seis meses sem receber salário até entregar a moto que mudaria a história de sua vida e da Ducati: a 125 Desmo. Taglioni queria encontrar uma forma de fazer o pequeno motor monocilíndrico girar alto sem correr o risco de destruí-lo devido à flutuação de válvulas causada pela vibração das molas de retorno. Na época, o que limitava o desemp