A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica Zero a 300

Como funciona o motor sem comando de válvulas da Koenigsegg

Aurelio Lampredi, o mago italiano dos motores Ferrari e Fiat dizia que "motores não bebem, eles respiram". A afirmação é uma referência à importância do fluxo de ar para produção de potência em motores de aspiração natural. Como a entrega de combustível depende apenas de variáveis mecânicas, quanto mais ar passar pelo seu motor, mais potência ele produzirá. É por isso que uma das maneiras mais simples de extrair mais potência do motor do seu carro é alterar o comando de válvulas. Você pode fazer um simples "overlap" ou "cruzamento" dos comandos, alterando o tempo em que as válvulas de admissão e escape permanecem abertas simultaneamente. Nesse caso, o fluxo dos gases de escape ajudam a aumentar o fluxo de admissão por diferença de pressão formada pela velocidade do escape. Você também pode trocar as árvores de cames — a peça que chamamos de "comando de válvulas" — por outras de maior levante ou maior duração (ou ambos) para extrair mais força do motor ou modificar a

Matérias relacionadas

Destrinchando os segredos mecânicos do BMW M3 e M4

Dalmo Hernandes

Ciclista escapa ileso de atropelamento por carreta, um Renault Duster de 380 cv, Mustang Eleanor rejeitado em leilão e mais!

Leonardo Contesini

Nissan March nacional, o “911” da Mercedes, Petrobras na F1 mais!

Leonardo Contesini