todo ano durante a pre temporada da formula 1 e comum e ate esperado que os fabricantes apresentem novas tecnologias mas de tempos em tempos alguma das equipes vira o centro das atençoes em 2020 e a vez da mercedes hoje o nosso papo vai ser sobre o dual axis steering que bruxaria e essa https //twitter com/i/status/1230430414294130688 durante o segundo dia dos testes de inverno em barcelona os engenheiros observaram nas imagens onborad do w11 que lewis hamilton nao apenas girava o seu volante mas tambem o movia axialmente como um manche de aviao ao mesmo tempo em que o volante era movido para frente ou para tras foi observado que as rodas mudavam sua convergencia estava instaurada a discordia a fia permitia tal bruxaria em seu regulamento qual a intençao da equipe com este aparato seria esta uma grande vantagem para entender a atuaçao do sistema primeiro precisamos conversar sobre a finalidade dos angulos de convergencia e divergencia e angulo de ackerman se esta e sua primeira vez no papo nos falamos sobre toe in e toe out aqui e sobre ackerman aqui a divergencia estatica ou a dinamica formada pelo angulo de arckerman sao beneficas para a tomada de curva pois o angulo de deriva ideal e alcançado antes que a transferencia de peso aconteça por completo assim o carro ganha muito mais precisao na entrada mas a grande questao para um pneu de formula 1 e o seu angulo de deriva estreito com isso sao necessarios poucos graus para que eles alcancem o limite de aderencia esse o angulo for excedido os pneus tendem a se aquecer demais e desgastarem mais rapido com a divergencia estatica nas retas os pneus apontam para fora gerando instabilidade e diferença de temperatura entre a parte interna e externa do pneu entao a mercedes desenvolveu uma forma de deixar a convergencia neutra nas retas sofrendo assim um menor desgaste e tendo a vantagem de uma temperatura homogenea na banda de rodagem e tambem uma maior velocidade final nas retas pois menos potencia e gasta para empurrar os pneus que nao estao mais em posiçao divergente e aqui onde estao sendo feitas as apostas sobre a tecnobruxaria da mercedes como eles conseguiram antes de mais nada tenho que avisar a voces que o que esta escrito abaixo e mera especulaçao deste colunista e nao configura um furo de reportagem com informaçoes de uma fonte privilegiada observem a imagem acima esta e uma foto da dianteira de uma bar de no gp da frança de 2005 ela e importante porque mostra claramente a essencia do sistema a caixa e braços de direçao estao alinhados com os braços superiores da suspensao e a caixa e fixada ao monobloco por dois mancais com dois parafusos cada assim evitam se variaçoes de geometria devido a ma fixaçao e e aqui onde mora a primeira possibilidade embora seja a menos provavel se os parafusos de fixaçao fossem substituidos por tirantes de modo que a caixa se deslocasse axialmente os braços formariam um triangulo retangulo onde o comprimento do cateto adjacente varia de acordo com o deslocamento axial do conjunto a imagem acima da mercedes demonstra a filosofia desta ideia o controle do deslocamento axial se daria por valvulas hidraulicas que limitam a velocidade de deslocamento do sistema atraves de orificios calibrados como ocorre nos amortecedores porem esta ideia e mais suscetivel a falhas as forças de compressao e distençao sofridas pelo conjunto durante os contornos em alta velocidade e bastante elevado e combinando este fator a vibraçao e desgaste por atrito nos criamos um cenario de grande possibilidade de fadiga e quebra nada bom risca essa ideia amassa a folha e joga no lixo https //www youtube com/watch v=r44rkqpm4xo pensem comigo a mercedes chama o seu sistema de duplo eixo de esterçamento e para alterar a divergencia de forma dinamica e necessario alterar o comprimento dos braços de direçao ou da cremalheira se a cremalheira diminui seu comprimento os braços se deslocam mais para dentro e a divergencia das rodas tambem diminui e o contrario tambem e verdadeiro nessa situaçao para conseguir esta condiçao de estiramento e encurtamento e necessario que existam duas cremalheiras e dois pinhoes um para cada roda do eixo dianteiro dai a ideia do duplo eixo os pinhoes sao ligados a coluna de direçao atraves de dentes helicoidais internos onde cada um deles teria um sentido de giro https //www youtube com/watch v=slntyvyptcw com isso ao ser deslocada axialmente a coluna faria os pinhoes girarem em sentidos opostos afastando ou aproximando as extremidades das duas cremalheiras e assim variando o comprimento total da caixa o video abaixo demostra o conceito assim nos temos um sistema que e totalmente encapsulado pela estrutura da caixa de direçao sendo menos suscetivel falhas pelos estresses citados anteriormente essa ideia fere o regulamento da fia nao necessariamente o regulamento de 2020 diz em seu artigo 34 6 um competidor nao pode modificar qualquer parte do carro ou realizar mudanças no setup de suspensao enquanto o carro estiver em condiçao de parc ferme entao a mercedes se apoiou na ideia da mudança enquanto o veiculo esta em açao sendo pilotado durante a prova a propria fia declarou que o dispositivo pode ser usado durante a temporada de 2020 mas sera proibido em 2021 a mercedes pode estar escondendo mais cartas na manga nao tenho duvidas que sim bebendo da fonte do grande giorgio piola ele comparou as estruturas dianteiras dos modelos w10 e w11 como mostra o desenho acima o mestre dos desenhos percebeu que ha dois cilindros ineditos montados verticalmente como indicam as setas supoe se que estes possam controlar a altura do cabeçote dianteiro mudando as geometrias de camber e caster ou mesmo auxiliando a variaçao do sistema de direçao observe nesta foto que os braços de os braços de direçao ficam muito proximos dos braços inferiores de suspensao e parece haver algum tipo de material diferente da fibra de carbono que compoe a estrutura talvez este material seja flexivel para permitir a movimentaçao vertical do conjunto sem que haja interferencia no deslocamento axial dos braços cabe a nos agora observar o que acontecera nos proximos testes e durante a temporada deste ano voltando a programaçao normal este post foi resultado de alguns comentarios no papo anterior estao vendo o quanto a opiniao de voces e importante entao no proximo papo iremos retornar a conversa programada sobre bancos esportivos e ergonomia ate a proxima
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