na segunda metade dos anos 1990 um tipo diferente de injeçao eletronica começou a surgir no mercado a injeçao direta ate entao a maioria dos carros tinha a injeçao de combustivel feita no coletor proximo as janelas de admissao do cabeçote ou entao a chamada injeçao monoponto que e mais ou menos como um carburador com uma valvula injetora eletronica no lugar do sistema mecanico de entrega de combustivel com a nova injeçao direta era possivel extrair mais potencia dos motores aspirados e obter mais economia de combustivel isso porque este sistema permite a injeçao de combustivel com as valvulas fechadas com isso e possivel injetar o combustivel com o pistao proximo do ponto de vantagem mecanica sem risco de detonaçao pelo aumento da temperatura da mistura ar combustivel alem disso por haver a compressao efetiva maior a quantidade de combustivel injetada pode ser menor que em um motor de injeçao indireta o que proporciona mais economia de combustivel a injeçao direta contudo nao e uma tecnologia moderna como parece ela foi usada pela primeira vez em avioes na decada de 1910 e chegou aos carros nos anos 1950 — primeiro nos desconhecidos goliath e gutbrod alemaes com motores dois tempos e depois no mercedes benz 300sl gullwing estes sistemas eram totalmente mecanicos e usavam bombas de diesel e um dosificador para controlar a quantidade de combustivel injetado o problema e que eles tambem eram caros e complexos e ainda impediam o compartilhamento de cabeçotes com as versoes carburadas dos motores alem disso as primeiras injeçoes eletronicas indiretas que surgiram nos anos 1960 eram mais simples e acessiveis e por isso se tornaram o padrao da industria de forma que eles so voltaram nos anos 1990 e se tornaram populares nesta decada de 2010 embora alguns fabricantes ja tenham decretado o fim dos motores a combustao ainda teremos um bom tempo com eles antes do dominio eletrico e e preciso desenvolve los para torna los mais eficientes tanto em consumo de combustivel quanto no aproveitamento deste combustivel uma das tecnologias encontradas foi a combinaçao dos dois sistemas de injeçao criando os chamados dual injection system ou simplesmente injeçao dupla a ideia e bem simples e ate admira que ela tenha levado tanto tempo para ser colocada em produçao com o sistema de injeçao dupla e possivel combinar os beneficios de cada tipo de injeçao em um unico motor visto que a eletronica permite um controle completo e abrangente do sistema com a injeçao indireta o combustivel e injetado em baixa pressao pressao atmosferica nos carros aspirados e mistura ar combustivel e iniciada ainda no coletor durante a fase de admissao e continua a se misturar ate o ponto de igniçao isso resulta em um resfriamento da mistura e no consequente aumento do volume admitido e tambem em uma mistura mais homogenea e melhor distribuiçao da mistura na camara permitindo uma combustao mais estavel em rotaçoes baixas e medio baixas com a injeçao direta o combustivel e injetado em alta pressao para ser atomizado mais rapidamente e acelerar a mistura ar combustivel o fato de o combustivel ser injetado diretamente na camara tambem resulta no resfriamento da propria camara o que reduz o risco de detonaçao da mistura e permite um maior avanço de ponto maior pressao de turbo/supercharger e taxas de compressao mais elevadas as fabricantes tem variaçoes proprias deste sistema mas basicamente todas elas usam um tipo de injeçao em rotaçoes baixas e o outro tipo em rotaçoes altas — ou ainda combinam as duas em rotaçoes medias como uma faixa de transiçao via de regra a injeçao indireta e usada em baixas rotaçoes nas quais o ponto de igniçao e menos avançado e ha maior demanda de torque a injeçao direta e usada em rotaçoes altas para permitir um maior avanço de ponto otimizando a entrega de potencia — ou no caso dos motores turbo permitindo que se use pressao mais elevada esta contudo e a funçao mais basica do sistema de injeçao dupla no motor 2 0 do novo corolla por exemplo em rotaçoes medias e baixas a injeçao indireta e usada na fase inicial da admissao e a injeçao direta na fase final da admissao como forma de equilibrar consumo e produçao de torque/potencia alem de aquecer o catalisador mais rapidamente e controlar o nivel de emissoes em velocidades elevadas a injeçao indireta e feita logo apos o fechamento da valvula de escape e a injeçao direta e feita ainda no inicio do tempo de admissao aumentando o tempo de mistura do combustivel com o ar https //www youtube com/watch v=66c4yiiwrbm a injeçao dupla ainda tem uma funçao secundaria — na verdade esta mais para um efeito colateral positivo a limpeza das guias de valvula o carter do motor libera vapor de oleo que nao pode ser despejado na atmosfera para isso ele e desviado para o coletor de admissao entrando novamente no motor para ser queimado na camara de combustao acontece que a passagem do oleo pelas valvulas causa o acumulo de residuos na guia das valvulas nos motores com injeçao indireta a passagem da gasolina pelas valvulas ajuda a minimizar esse deposito mas nos motores com injeçao direta nao ha a gasolina passando pelas valvulas para literalmente lava las no caso dos motores de injeçao dupla isso nao acontece pois a injeçao no coletor da conta da limpeza
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