giorgietto giugiaro ainda esta vivo aos 86 anos de idade mesmo sendo ele o desenhista de carros sensacionais de um passado distante quase 70 anos atras sim para isso acontecer so começando muito cedo aos 17 anos na fiat para ser especifico mas foi quando aos 21 anos de idade chegou na bertone que seu talento apareceu de verdade [caption id= attachment_385085 align= aligncenter width= 999 ] giugiaro tinha 35 anos quando desenhou o golf o golf [/caption] nuccio bertone o dono podia nao ser um desenhista mas conhecia do negocio; antes de giugiaro houve franco scaglione e seria o mentor de gandini depois um mestre e um aprendiz assim era a bertone em seus tempos aureos e meu como bertone reconhecia um talento tanto giugiaro quanto gandini sao talvez os mais influentes desenhistas da historia do automovel e scaglione o meu preferido [caption id= attachment_385087 align= aligncenter width= 999 ] de tomaso mangusta o homem sabia desenhar [/caption] e logo de cara giugiaro na bertone faria historia mas o mais interessante e que nesse inicio o primeiro desenho de giugiaro na empresa seria repetido ligeiramente alterado inumeras vezes nuccio bertone era tudo menos bobo sabia como tirar ate a ultima gota de grana que poderia de uma ideia que se mostrava realmente boa mesmo que seus desenhistas desejassem se mover para outros lugares para que mexer em time que esta ganhando nao e mesmo [caption id= attachment_385088 align= aligncenter width= 999 ] hoffmeister kink[/caption] esta e uma historia de pessoas sensacionais e um desenho sensacional que foi repetido e reinterpretado n vezes e que de quebra inaugurou um kink que para sempre seria hoffmeister; mas que olha so nao foi criado por herr hoffmeister ein calma que tudo se explica vamos listar todos os desenhos de cupe de giugiaro que signore bertone empurrou para a industria no inicio dos anos 1960 que tudo se explica em ordem cronologica sao eles gordon gt 1960 [caption id= attachment_385091 align= aligncenter width= 999 ] o gordon gt 1960[/caption] em 1959 john gordon que trabalhava na falida empresa inglesa peerless se junta com jim keeble para fazer o carro gordon gt inicialmente nada mais que um chevrolet corvette v8 em um chassi da peerless anteriormente de quatro cilindros em linha mas a dupla gostou tanto do resultado que resolveu ir mais adiante criar um chassi proprio com suspensao traseira dedion e encomendar uma carroceria a um encarroçador italiano [caption id= attachment_385093 align= aligncenter width= 999 ] o peerless gt[/caption] este encarroçador claro acabou sendo a bertone nuccio da o trabalho para seu novo desenhista giorgetto giugiaro este prepara o primeiro de seus desenhos muito semelhantes em proporçao ainda que diferentes em detalhes o teto e a carroceria e como eles se relacionam e um arauto do que veriamos por exemplo no alfa romeo gtv [caption id= attachment_385092 align= aligncenter width= 999 ] gordon keeble gt 1964[/caption] em apenas 27 dias depois de receberam o chassi o primeiro carro estava pronto com carroceria em aço apareceu no estande da bertone no salao do automovel de genebra em março de 1960 chamado simplesmente gordon gt a historia do carro foi complicada depois disso mas em 1964 entrou em produçao como o gordon keeble com carroceria de fibra de vidro e motor corvette de 5 4 litros e 300 cv maserati 5000 gt agnelli 1960 [caption id= attachment_385083 align= aligncenter width= 999 ] o desenho original da mao do mestre aos 21 anos de idade [/caption] o segundo cupe de giugiaro na bertone era um pouco diferente dos outros aqui ainda que seguisse as proporçoes basicas deles e os lembre vagamente e um carro unico uma encomenda de um dos donos da fiat giovanni agnelli para ser montado no mais exotico chassi italiano de entao o do maserati 5000 gt completo com um v8 de cinco litros de competiçao amansado para 340 cv mas o que realmente interessa aqui para a gente e a coluna c deste carro aquilo ali nao e um hoffmeister kink mais sobre isso mais adiante alfa romeo 2000 sprint 1960 o primeiro carro em que giugiaro levou credito pelo desenho inteiro foi o alfa romeo 2000 sprint de 1960 um cupe baseado no seda que conhecemos como fnm jk e um desenho classico de giugiaro um cupe simples mas com volumes bem definidos e proporçoes simplesmente perfeitas as aberturas de roda a localizaçao dos eixos na carroceria a posiçao tamanho e desenho do dlo em relaçao ao resto do carro tudo e de uma perfeiçao incrivel ja foi chamado de a proporçao magica de giugiaro mas e efetivamente o mesmo desenho basico do gordon gt claro diferente para virar um cupe grande alfa romeo mas ainda assim muito parecido em 1962 viraria o 2600 sprint com motor seis em linha dohc bmw 3200 cs 1961 junte o 2000 sprint/gordon gt com o cupe maserati de agnelli e misture bem com uma pitada de alemanha para temperar o resultado certamente seria muito parecido com isso o cupe 3200 cs da bmw este e o primeiro carro da marca a ser lançado com um hoffmeister kink ou como pede chris bangle melhor usar a grafia alema hofmeister knick em vez de kink pausa para explicar o nome o detalhe da coluna c recebeu esse nome em homenagem a wilhelm hofmeister que trabalhou na bmw de 1955 a 1970 como parte da equipe de design que desenvolveu a nova classe neue klasse dos carros bmw ele o incorporou ao seda esportivo compacto 1500 de 1961 e ele faz parte do visual corporativo desde entao a medida que a coluna c desce ela se curva repentinamente para a frente na base isso visa destacar a configuraçao de traçao traseira do carro outro componente significativo da identidade central da bmw wilhelm hofmeister foi um dos primeiros diretores de design da bmw disse bangle para a motor trend e como todos nos apaixonado pelo que fazemos ele associou seu nome a algo que promovia sim pegou o nome do detalhe para si e assim escreveu seu nome na historia da bmw de forma alguma a bmw ou giugiaro sao pioneiros nisso designs semelhantes surgiram em modelos anteriores principalmente nos fastbacks de 1949 da general motors o buick sedanet os cadillac coupes os chevrolet fleetlines os oldsmobile futuramic club e town sedans e os pontiac streamliners ate o fiat 600 tem um pequeno knick na sua coluna c mas quem o introduziu dessa forma exata na bmw que depois tornaria o detalhe de design famoso e sua marca registrada tudo indica que foi mesmo giugiaro com o cupe 3200 cs cronologicamente acontecendo um pouco antes do 1500 neue klasse que tambem o tinha os dois carros porem foram lançados juntos em frankfurt 1961 https //flatout com br/a maravilhosa simplicidade tecnica do bmw 1500 neue klasse/ o 3200 cs e a ultima variaçao do chassi dos grandes bmw dos anos 1950 familia que vem do seda 501 ate o roadster 507 passando pelo coupe 503 que e seu antecessor direto foi criado porque em 1960 o gerente de marketing da bmw descobriu que a carroceria pininfarina para o cupe lancia flaminia caberia no chassi do seda bmw 3200l sem grandes modificaçoes ele propos a diretoria da bmw contratar a pininfarina para construir carrocerias flaminia cupe com grades bmw a fim de criar um sucessor para o 503 que havia sido descontinuado em 1959 no fim a diretoria resolveu que a bertone faria uma carroceria exclusiva para usar o chassi dos sedas grandes da marca e seu v8 ohv de aluminio 3 2 litros e 160 cv foi o ultimo desta geraçao de bmw v8 e a carroceria nem tao exclusiva assim; parece um alfa romeo gtv crescido mas esta nao seria a ultima vez que bertone venderia este desenho iso rivolta ir300 1962 como contamos semana passada quando renzo rivolta decide fazer carros gt para bater ferrari e contata bertone para propostas de carroceria bertone vai ate la dirigindo um carro que era sua proposta o gordon gt https //flatout com br/conheca todos os iso grifo/ o resultado e que nao so o desenho de carroceria do gordon e reinterpretado mais uma vez seu chassi tambem giotto bizzarrini sob contrato da iso cria um novo chassi plataforma para a empresa de bresso e novas suspensoes ainda que usando os mesmos principios basicos e o mesmo motor do gordon de chassi tubular e o desenho do jovem giugiaro ganhou mais uma iteraçao e repare com um pequeno hoffmeister kink incluido agora mas nao seria a ultima alfa romeo 105/115 series coupes 1963 o coupe da nova giulia serie 105 lançada em 1962 era um contrato importante para a bertone um carro que era ao mesmo tempo sensacional e de uma marca de prestigio mas que teria produçao alta por seu preço nao exagerado e produçao em volume pininfarina pode ter ficado com a versao spider mas o coupe seria de bertone nuccio convence giugiaro de redesenhar seu tema de coupe inaugurado em 1960 mais uma vez o que se segue e sua mais feliz iteraçao pequeno e agora simplesmente perfeito em proporçoes o equilibrio entre vidro e metal a influencia do formato dos vidros dianteiro e traseiro no formato da cabine e a grade plana com farois incorporados foram caracteristicas de estilo inovadoras para a epoca o carrinho se tornaria uma lenda imortal nao so por sua mecanica sofisticada e seu quatro em linha twin cam berrando por pistas mundo afora; tambem por um desenho de carroceria simplesmente inimitavel agora imagine que foi criado por um jovem de 21 anos de idade o que voce estava fazendo aos 21 anos eu nem gosto de lembrar
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