luca cordero di montezemolo esta fora da ferrari na verdade ele fica ocupando a vaga ate 13 de outubro data em que a fiat chrysler automobiles começa a operar em wall street os motivos para a saida de montezemolo nao estao claros — cada um aponta para um lado dizem que ele quer entrar na politica outros dizem que ele nao quer fazer parte da fase americana do grupo ou que ele ja esta velho e cansado e quer passar mais tempo com a familia que pretende trabalhar na alitalia e varias outras especulaçoes uma delas contudo tem um bom embasamento logico a ferrari vai mal na formula 1 a escuderia ganhou seu ultimo titulo ha distantes seis anos e desde entao conquistou apenas 12 vitorias em 107 grandes premios — nenhuma delas nesta temporada a situaçao fica ainda pior quando se considera que a equipe passou por um fiasco em casa neste ultimo gp de monza com um abandono de alonso e um nono lugar de kimi raikkonen as vesperas de abrir seu capital na bolsa de nova york contudo foi sob o dominio de luca di montezemolo que a ferrari teve sua melhor fase na formula 1 primeiro entre 1974 e 1977 quando ele foi nomeado chefe da equipe pelo proprio enzo ferrari e conquistou tres titulos de construtores e dois de pilotos estes vencidos por niki lauda depois de ser promovido a cuidar de todas as atividades de competiçao do grupo fiat em 1976 ele ocupou um cargo executivo na fabricante ate 1991 quando foi indicado por gianni agnelli para a presidencia da ferrari a fabricante nao ia muito bem desde a morte de seu fundador em 1988 e luca foi escolhido para colocar as coisas em ordem foi quando ele realmente começou a escrever seu nome na historia ate entao a ferrari era uma empresa com espirito garagista formada por um punhado de trabalhadores construindo carros para bancar a equipe de corridas sem se importar muito com a qualidade final ou com a inovaçao dos modelos esse estilo de produçao funcionara ate ali mas com a morte de enzo a fabrica perdeu sua capacidade de inovar e planejar o futuro para piorar os carros bancavam uma equipe que ja nao tinha a competitividade nem os idolos de seus melhores momentos — da morte de gilles villeneuve ate o vice campeonato de prost em 1991 a ferrari nao teve chances reais de disputar um titulo de pilotos e embora tenha conquistado alguns vice campeonatos entre 1983 e 1991 ela se mantinha amarrada a tradiçao de um motor v12 pesado que cantava lindamente mas tinha um desempenho que ficava cada vez mais inferior em relaçao aos v10 da renault e da honda ferrari f1/86 um dos mais problematicos da scuderia alem da exclusivissima f40 a linha de modelos tinha apenas tres opçoes a mondial de 1980 a testarossa de 1984 e a 348 de 1989 — que tinha visual muito semelhante ao do modelo v12 a produçao era minuscula e tudo era feito praticamente de modo artesanal sem uma revoluçao a ferrari estava fadada ao fracasso como aconteceu com a lamborghini sob o dominio da chrysler e com a bugatti nas maos de romano artioli fabrica da ferrari no começo dos anos 1990 mas luca di montezemolo compreendeu que a ferrari podia ir muito alem daquilo como ele mesmo diz aos seus funcionarios a ferrari nao vende carros ela vende um sonho e assim ele começou sua revoluçao na marca do cavalinho rampante o primeiro passo foi modificar a 348 que segundo suas palavras e um carro de merda que so faz barulho e nao anda se voce duvida veja o video abaixo depois ele criou uma sucessora para a serie 400 lançando a 456 gt evoluiu a 348 para tornar se a 355 que foi a precursora da linhagem da atual 458 italia [youtube id= 3sfozzd0jss width= 620 height= 350 ] logicamente nada disso seria possivel sem evoluir tambem a fabrica e torna la cada vez mais rica em 1993 seu segundo ano a frente da fabricante a receita anual da ferrari foi 230 milhoes de euros [gallery link= file columns= 4 ids= 21700 21701 21702 21703 ] em 2013 a ferrari faturou nada menos do que 2 bilhoes de euros uma boa parte deste dinheiro vem do ramo de licenciamento da marca que a tornou ainda mais popular — a ponto de chegar ao limite da vulgarizaçao da marca vendendo ate mesmo perfumes cadernos e canecas em postos de gasolina [youtube id= nehvobprgh8 width= 600 height= 350 ] fabrica da ferrari atualmente contudo montezemolo sacou que a paixao pela equipe nao sustentaria o negocio mas sim a qualidade dos carros de rua — algo que enzo ferrari ja fazia no fim dos anos 1940 assim ele garantiu um investimento de 20% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento e a sede da ferrari deixou de ser um galpao onde um punhado de operarios construiam carros e hoje se parece mais uma empresa de tecnologia de ponta — o que nao deixa de ser verdade considerando as inovaçoes da f1 que foram parar em seus carros de rua e posteriormente em modelos das marcas mais populares do grupo a produçao aumentou de algumas centenas de unidades anuais para 7 000 um numero limitado pelos planejadores da marca os operarios tem uma serie de beneficios sociais como material escolar gratuito plano de saude creche para os filhos e ate credito para compra de imoveis — tudo oferecido como cortesia da empresa que foi considerada o melhor lugar para se trabalhar na europa pelo jornal financial times de londres — a conquista da qual montezemolo diz mais ter orgulho enquanto isso nas pistas a frente da equipe de formula 1 que ele ja havia levado a gloria nos anos 1970 ele conseguiu um dominio como poucas vezes se viu na categoria montezemolo foi o responsavel pelas contrataçoes de michael schumacher ross brawn jean todt e rory byrne em tres anos a ferrari voltou a conquistar um titulo da f1 depois de um jejum de 15 temporadas e manteve se no topo por seis anos consecutivos ate 2005 — consagrando schumacher heptacampeao seus cinco ultimos titulos foram pela ferrari — e ainda voltaria a vencer outros dois campeonatos de construtores em 2007 e 2008 com felipe massa e kimi raikkonen no cockpit desde entao as coisas parecem ter desandado em maranello foram apenas 12 vitorias em mais de 100 gps — 11 de fernando alonso e uma de kimi raikkonen — e nem mesmo o talento do bicampeao foi capaz de reverter a situaçao ao mesmo tempo montezemolo tambem vinha se tornando muito critico em relaçao as mudanças da formula 1 — caso do congelamento dos motores ou da proibiçao de treinos e testes particulares — dizendo que elas tiram a competitividade do negocio talvez ele tenha alguma razao ou talvez seja apenas reclamaçao de quem se acostumou a vencer e dificil dizer ao certo o que levou a saida de alguem que transformou a ferrari no que ela e hoje — para o bem e para o mal talvez essa nova fase do grupo fiat exija lideres menos apaixonados por suas marcas algo que montezemolo sempre foi pela ferrari a ponto de considera la tao importante quanto sua familia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.