ha muito tempo atras o povo americano acreditava que o automovel era um instrumento de prazer sensual nesse tempo na verdade ele era apenas e tao somente isso e muitos homens ainda vivos hoje se lembram desse tempo sim muitos homens que atravessam uma rua da cidade hoje rio turgido de coisas com formato de bolha disforme desajeitadas e concentradas demais para ver outro caminho lembram se de um dia em que corriam velozes por estradas no interior levantando poeira em cima de um mercer amarelo canario mestre de toda redondeza andando alto capaz de ver aonde ia claramente com um volante em suas maos que realmente dirigia o carro ao inves de timidamente sugerir mudanças de direçao ken w purdy no livro kings of the road 1949 antes da gente perguntar quando e como nasceu o carro esporte existe uma outra pergunta extremamente pertinente para começarmos este assunto uma que trata de definiçao de combinarmos aqui do que estamos falando mesmo porque e um conceito nublado que nao tem uma definiçao aceita por todos o que e afinal de contas que define um carro esporte existem muitas definiçoes variadas mas a que prefiro a que acho mais pertinente nao diz respeito ao tipo de carroceria e numero de passageiros por exemplo vejam o exemplo dos lamborghini miura e countach sao cunhas absurdamente baixas de dois lugares mas apesar de toda pinta de carro esporte foram desenvolvidas para viagens a alta velocidade pela europa; para fazerem grand tours; sao gt em espirito senao forma nao diz respeito a motores potentes e alto desempenho tambem uma infinidade de carros mundo afora andam muito bem mas nao podem ser confundidos com carros esporte como famosamente foi dito de pornografia o carro esporte e dificil definir mas facil perceber quando se ve a mais coerente dessas definiçoes e a original um carro esporte e o que pode ser usado para o esporte; no caso o esporte motor nao e um carro dedicado totalmente a competiçao estes tendo o tradicional nome de carro de corrida e normalmente desprovidos ate de iluminaçao externa o carro esporte e um carro de rua mas que pode ser dirigido ate uma pista la participar de competiçao seria e depois trazer o dono e sua tralha e companhia/equipe de volta para casa me peguei pensando nisso novamente durante o segundo track day do flatout que aconteceu dia 6 de novembro no autodromo da fazenda capuava aqui mesmo pertinho de minha casa em indaiatuba ao ver novamente a infinidade de sandero r s que comparece a este tipo de evento e a dedicaçao de seus donos a procura de tempos menores sempre pensei estar no meio de carros esporte com certeza alguns deles inclusive desmontam o interior inteiro antes de ir para a pista somente para terem que montar tudo de novo no fim do dia o sandero r s definitivamente nao e a definiçao que muitos tem na cabeça de um carro esporte um hot hatch um carro de familia barato em versao esportiva e o que pensam dele mas ao cumprir a risca a definiçao original de carro esporte e um dos ultimos deles aqui em nosso pais respondida esta pergunta do que e um carro esporte aqui sempre dito em sua definiçao classica de uso misto rua/pista podemos passar para a outra pergunta esta sim motivo dessa nossa conversa como apareceu o carro esporte de onde veio de novo existe muita controversia aqui obviamente no inicio do automovel todo carro era de rua e de corrida nao existia distinçao com o tempo carros de corrida dedicados aparecem e estes frequentemente podiam e eram emplacados e usados nas ruas visto que asfalto era raro ate em pista de corrida e ate os carros de gp eram usaveis fora das pistas certamente qualquer carro de corrida emplacado e usado como transporte cai na definiçao de carro esporte e eles provavelmente sao os primeiros desta especie mas aqui vamos falar de algo diferente o carro esporte classico mas fabricado em serie e vendido como tal um carro de uso misto pista/rua um carro criado para ser um carro esporte e nao um carro de corrida adaptado para as ruas o primeiro o percussor de todo lotus seven de todo 911 gt3 de todo sandero r s ate hoje este carro nasceu nao na europa mas nos eua o mercer t35 raceabout de 1910 como sempre e uma historia de maquinas mas tambem de pessoas que começa muito tempo antes do carro em si com o encontro de algumas familias da alta sociedade americana os roebling william walter e os kusers a familia roebling de new jersey era uma das mais proeminentes familias industriais dos eua durante a pre historia do automovel john august roebling 1805 1869 era o patriarca e fundador um engenheiro alemao que emigrou para a america sua grande invençao foi o cabo de aço que permitiu a proliferaçao de pontes com grandes vaos livres suportados por enormes cabos roebling; a ponte do brooklin em nova iorque ate hoje famosa e obra deles washington roebling ii um dos mais velhos filhos da terceira geraçao americana da familia e o protagonista de nossa historia era o arquetipo do jovem playboy endinheirado de entao se mudara para nova iorque com o pai na epoca da construçao da ponte do brooklin e nunca mais sairia de la; era figurinha carimbada da sociedade entusiasmado com o automovel a velocidade a tecnologia era o impeto que faltava para que a familia entrasse no novo ramo excitante da tecnologia mas ao contrario de ford e outros uma familia como esta efetivamente a nova realeza do novo mundo nao faria carros baratos; apenas o melhor poderia ser associado ao seu nome e o melhor para o jovem washington roebling ii significava mais rapido [caption id= attachment_301594 align= aligncenter width= 277 ] washington roebling ii[/caption] outra perna nesta historia e a de um imigrante suiço alemao chamado william walter ali mesmo em nova iorque walter produzia maquinario para produçao de chocolate outra febre de entao visto que chocolateiro era sua profissao na suiça a fabrica rapidamente torna seu dono um milionario e como uma coisa leva a outra dono de varios automoveis primitivos logo pensa que podia fazer melhor o seu primeiro carro sai das oficinas da american chocolate machinery co na west 60th street nova iorque em 1902 walter fazia os carros um a um para amigos com qualidade e cuidado e sem nome ou plaqueta de identificaçao; era quase um hobby a empresa acaba por contratar dois imigrantes suiços que se conhecem trabalhando ali e formam solida e famosa amizade louis chevrolet e etienne planche como sabemos planche desenharia o futuro o buick bug de corrida pilotado frequentemente por louis chevrolet e depois o primeiro chevrolet o classic six de 1911 [caption id= attachment_301597 align= aligncenter width= 999 ] industrial no passado west 60th street[/caption] em 1906 walter entra em sociedade com os irmaos kuser john e anthony que acompanhavam interessados o progresso de walter a ponto de comprar um carro dele os kuser convencem william walter a expandir e profissionalizar o negocio e entram como socios uma nova fabrica e aberta no predio onde funcionava uma cervejaria em trenton nj meio caminho de ny para filadelfia a nova walter automobile company e incorporada e no comite executivo esta um amigo dos kuser da alta sociedade nova iorquina washington roebling ii a cidade de trenton para quem nao sabe fica no condado de mercer origem roebling planche e sharp arrow os walter eram carros de altissima qualidade mas nao eram carros velozes ou esportivos o jovem roebling notando que nao conseguiria mudar isso imediatamente acaba por incentivar financeiramente dois projetos que teoricamente nao tinham nada a ver com a empresa mas que acabariam por criar o famoso mercer raceabout [caption id= attachment_301592 align= aligncenter width= 522 ] o roebling planche[/caption] primeiro em uma garagem adjunta a fabrica coloca etienne planche para projetar carros de corrida dedicados com total liberdade criativa e financeira como teoricamente a walter nao competia e o dinheiro que os pagou era dos roebling mesmo ficaram conhecidos como roebling planches em seguida a atençao de roebling se volta para outro projeto que corria ali informalmente em um canto da fabrica william sharp um fotografo louco por automoveis que se empregara como piloto de teste da walter junto com seu irmao fred criara um carro de competiçao barato que chamavam sharp arrow [caption id= attachment_301593 align= aligncenter width= 792 ] os irmaos sharp e o arrow [/caption] nao ha duvida que e a base do t35 raceabout; a carroceria e o radiador parecem identicos tambem a missao os irmaos sharp o criaram para ser seu carro de uso normal mas que pudesse ser usado em corridas utilizavam entao um motor continental de valvulas laterais e quatro cilindros em linha washington roebling adorou o conceito e uma volta com o carro o tornou imediatamente um fa mas os sharp deixam a empresa em seguida para fabricar os carros eles mesmos; o negocio nao vai adiante e acaba quase imediatamente a walter tambem nao ia bem afinal de contas em 1909 e declarada insolvente o mercer t35 raceabout das cinzas da walter nasce uma nova empresa a mercer automobile company os roeblings e kusers ainda sao os donos; parte definitivamente o pioneiro walter parte tambem etienne planche para criar um tal de chevrolet com seu amigo louis no lugar de planche vem um personagem importantissimo aqui finley robertson porter [caption id= attachment_301590 align= aligncenter width= 523 ] finley porter e um de seus prototipos [/caption] porter se tornaria um dos mais criativos e admirados engenheiros dos primeiros anos da industria um sujeito pequeno magrinho mas que era obcecado pela engenharia do automovel e um proponente firme do esporte motor como principal ferramenta para a evoluçao do automovel entusiasta de mao cheia e com grande habilidade ao volante finley r porter ficaria famoso tambem pelo pe pesado por dirigir seus prototipos mercer tao rapido quanto pilotos profissionais e tambem o pai do primeiro carro esporte o mercer t35 raceabout o projeto começa no motor um quatro em linha de 300 polegadas cubicas 4 9 litros com valvulas laterais mas dois comandos um de cada lado do bloco e portanto cabeçote em t disse o jornalista don vordeman com 300 pol³ o motor tinha o equilibrio perfeito entre a potencia e o peso se tivesse sido muito maior ou menor o raceabout nunca seria a coisa extraordinaria que foi o novo motor de porter foi montado num carro todo novo e mais que isso era um extraordinario equilibrio de comportamento benigno e alta potencia um dos primeiros carros focados no motorista na facilidade de se andar rapido tinha cambio manual de 3 marchas sem sincronizador claro e apenas os arcaicos freios so atras causam estranheza hoje; ate a pedaleira e moderna com tres pedais o acelerador porem esta para fora do curvao no ar o mercer t35c raceabout se tornou rapidamente uma lenda um carro minimalista com apenas o basico e nada mais que pudesse torna lo menos rapido nem carroceria existe apenas um capo e um pequeno curvao tanque de combustivel atras e dois bancos concha para brisa apenas um curioso monoculo preso a coluna de direçao e uma barreira para que nem todos os insetos acabem entre os dentes do piloto inevitavelmente sorrindo furiosamente [embed]https //www youtube com/watch v=08rfvu7k2ni[/embed] a coluna de direçao inclinada vai alcançar o piloto perto do peito onde o volante esta perto em posiçao perfeita uma perna de cada lado da coluna esticadas so de olhar da vontade de dirigir bancos concha e posiçao de dirigir perfeita ainda sao ate hoje basicos em todo carro que se diz esporte eram declarados 35 hp mas hoje se sabe que era algo em torno de 60 hp o carro podia chegar a 120 140 km/h e com um pouco de acerto e preparaçao para competir 160 km/h era possivel mas a grande novidade era o comportamento benigno o equilibrio perfeito e as derrapagens controladas um verdadeiro carro de entusiasta era para ser dirigido predominantemente de lado a direçao precisa a suspensao firme e o torque imenso do motor fazendo o totalmente controlavel participou da primeira 500 milhas de indianapolis e a terminou a prova sem precisar abrir o capo o t35 era vendido com paralamas e farois mas ao chegar na pista os entusiastas desmontavam isso e iam para pista; depois para voltar para casa montavam tudo de novo sem reboque plataforma toda vez que se desmonta um banco de sandero em uma pista se presta homenagem ao trabalho de porter de alguma forma o mundo nao mudou tanto assim afinal de contas foi vencedor em incontaveis corridas e criou incontaveis entusiastas do automovel com seu perfil belissimo em movimento levantando poeira pelas estradas desse mundo afora motorista curvado para frente dentes cerrados a velocidades incriveis uma lenda ja a seu tempo e que durou decadas; nos anos 1950 ainda era o mais procurado carro esporte dos eua com altos valores de revenda uma grande parte dos 600 raceabouts construidos de 1910 a 1914 ainda existe testamento dessa tradiçao familiar da herança de qualidade extrema que veio de william walter e da genialidade de finley robertson porter mas qual o motivo do t35 e a mercer nao consolidarem este sucesso em vendas e prosperidade uma tragedia famosa e o principal motivo no inicio de 1912 washington roebling ii parte para uma viagem de ferias na europa na volta compra uma cabine de primeira classe no mais novo e suntuoso transatlantico da white star line em sua viagem inaugural partiu de southampton ao dia 12 de abril de 1912 esperando uma tranquila travessia num navio que se dizia inafundavel o nome desse navio voce ja deve imaginar era rms titanic roebling foi um dos 1 514 passageiros que morreram congelados no mar depois do famoso choque com um iceberg depois disso o impeto esportivo arrefeceu o raceabout do ano 1915 aparecendo com um motor bem menos sofisticado comprado no mercado nao mais feito na mercer finley robertson porter vai fazer carros com sua marca a f r p suas iniciais sem muito sucesso e a mercer lentamente vai definhando ate fechar as portas em 1926 mas o legado permanece o carro esporte nascera para nunca mais desaparecer ou pelo menos e o que esperamos; tudo muda neste mundo e se um dia vier a morrer pelo menos ha o conforto das palavras de alfred lord tennyson it is better to have loved and lost than never to have loved at all amem
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