ja pensou ter que criar um substituto para algo tao incrivel quanto o lamborghini miura ninguem teria inveja de uma pessoa com esta ingrata tarefa o miura e o carro que elevou a lamborghini um desenho tao inspirado seja mecanicamente seja em sua voluptuosa carroceria cheia de curvas impossivelmente belas que mudou tudo literalmente colocou o mundo do carro esporte de cabeça para baixo https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ outros carros ja tinham estreado o motor central traseiro nas ruas mas o miura era diferente primeiro um carro de rua depois um com um v12 atravessado transversalmente atras do motorista e era lindo na verdade mais que isso seja em proporçoes basicas seja na fluidez e voluptuosidade das curvas seja no revolucionario detalhamento externo ainda faz queixos cairem o miura tem cilios nos farois e aletas pretas no vidro traseiro; maçaneta escondida na coluna b que e tambem tomada de ar; pelo retrovisor o cara so ve uma bateria de 12 borboletas de webers em riste nao da para nao amar isso e fazer algo para sucede lo impossivel afinal de contas a vw demorou quase quarenta anos para substituir o fusca a citroen nunca conseguiu substituir o 2cv; a porsche tambem falhou em fazer algo melhor que um 911 e desistiu um icone deste tamanho e uma bençao mas tambem uma maldiçao para a companhia que o criou [caption id= attachment_337890 align= aligncenter width= 999 ] miura impossivel de superar [/caption] mas o momento criado pelo aparecimento da lamborghini era tao violento que nao podia ser parado a empresa apareceu do nada criada por um entusiasta e impulsionada por uma multidao de gente talentosissima que aproveitou sua criaçao para conseguir colocar suas ideias em pratica ferruccio lamborghini tinha ao redor de 44 anos e seus funcionarios menos de 30; jovens entusiasmados mudando o mundo a lamborghini era uma startup muito antes do nome ser inventado; uma empresa criativa que mudou completamente o mercado que atuava antes disso receber uma tonelada de dinheiro de investimento a frente de seu tempo pode apostar sem o investimento vultuoso para fazer o que fazia o dinheiro sempre foi escasso mesmo com ferrucio e depois dele durante varios donos ate a chrysler americana sempre esteve prestes a falir a qualquer momento foi so quando a audi chegou em 1998 identificando um futuro onde a grife e mais importante que seu significado que ela encontrou a estabilidade que tem ate hoje ate a audi era uma empreitada focada nos carros no amor de seus criadores por ele depois virou um negocio como qualquer outro focado em resultados financeiros o momento dos anos 1960 onde o mundo boquiaberto desacreditava a realidade do miura e de o futuro do carro esporte ser ditado por aquela pequena empresa italiana foi tanto que desaguou nos anos 1970 com outra revoluçao tao grande quanto a primeira e certamente mais duradoura o countach e e esta historia que vamos contar hoje como eles conseguiram repetir um milagre o projeto 112 no inicio dos anos 1970 sabemos gianpaolo dallara saia da lamborghini para eventualmente abrir sua propria empresa de carros de competiçao mesmo assim manteve se trabalhando na industria como consultor [caption id= attachment_337901 align= aligncenter width= 714 ] o jovem stanzani na labuta[/caption] como o dinheiro era escasso sobrou o fardo de engenheiro chefe para o gerente da fabrica o companheiro de dallara engenheiro paolo stanzani se o miura e obra inconteste de dallara o countach e uma criaçao de paolo stanzani [caption id= attachment_337889 align= aligncenter width= 750 ] o desenho basico de stanzani sensacional[/caption] e como nosso jovem amigo conseguiu substituir o miura primeiro olhando metodicamente tudo que se aprendeu na saga do miura primeiro era necessario alterar a distribuiçao de peso do carro o miura tinha dianteira muito leve e traseira pesada; um motor transversal afinal de contas faz isso muito por isso o miura era nervoso com a frente leve e sem muita estabilidade direcional o novo carro deveria resolver isso [caption id= attachment_337903 align= aligncenter width= 943 ] o enorme motor na posiçao que fica[/caption] mas colocar o v12 longitudinal e depois dele o transeixo faria do entre eixos algo impossivelmente longo hoje em dia usando se motores extremamente compactos e transmissoes transversais e plenamente possivel como vimos pela primeira vez no mclaren f1; no inicio dos anos 1970 nao a soluçao de stanzani e criativa se um pouco complexa colocou o motor longitudinal com a embreagem voltado para a frente do carro e o cambio entre os dois ocupantes do cambio um eixo ia de volta la para tras passando pelo carter ate o diferencial o carter entao era uma peça complexa grande de aluminio que era carcaça de diferencial suporte do eixo motriz e carter em si [caption id= attachment_337902 align= aligncenter width= 999 ] o complexo carter que abriga o diferencial[/caption] uma soluçao sensacional apesar da complexidade e por obrigar um motor mais alto do que poderia ser o countach na realidade e seu enorme motor e cambio com seus dois ocupantes basicamente amarrados nas laterais do cambio e quatro rodas olhar seu chassi e deveras impressionante [caption id= attachment_337867 align= aligncenter width= 750 ] o chassi do lp500 uma plataforma de aço[/caption] mas no inicio nao teria um chassi propriamente dito a ideia inicial era a de faze lo em um monobloco um chassi plataforma e uma carroceria soldada nele para uma estrutura unica indivisivel o lp500 em 1971 em 1971 stanzani e o collaudatore bob wallace mostravam sua evoluçao maxima do miura o sv mas ao mesmo tempo o projeto 112 ia de vento em popa e decidiu se mostra lo no salao de genebra de 1971 [caption id= attachment_337877 align= aligncenter width= 999 ] countach o lp500 aparece[/caption] o desenho claro seria de marcello gandini na bertone o jovem gandini desde o alfa romeo carabo de 1968 estava explorando veiculos de desenho em cunha cada vez mais baixos entao culminando no lancia stratos zero; o desenho que faria para o countach estava destinado a ser um dos mais sensacionais e dramaticos de sua carreira e o sonho dourado de adolescentes de todas as idades desde entao na verdade um argumento pode ser montado dizendo que a lamborghini nunca mais superou o countach de la para ca o desenho da carroceria parece estar preso em infinitas reinterpretaçoes de cunhas diversas e nunca mais deu um salto adiante como foi o miura e depois o countach [caption id= attachment_337906 align= aligncenter width= 993 ] bob wallace no lp 500[/caption] mas enfim a rapidez com que tudo acontecia obrigou o desenho de gandini ir direto para o carro sem se pensar muito nisso por isso mesmo e um carro feito com toda liberdade praticamente a arte tornada fisica sem discussao nao e a toa que ficou tao bom o carro foi rodando de modena para genebra pelos alpes; o piloto claro era bob wallace no salao e um sucesso claro o fato de que a lamborghini ia produzir aquele carro conceito tao maluco quanto um carabo ou um stratos zero era quase inacreditavel a lamborghini nao tinha certeza que manteria esta soluçao em produçao mas era tambem o aparecimento do que conhecemos hoje como lambo doors as portas que abrem para cima sao assim por serem muito compridas para abrir normalmente em estacionamentos stanzani acreditava que as legislaçoes de emissao iam baixar potencia especifica e por isso ja trabalhava com versoes aumentadas do ja famoso lamborghini v12 desenhado por bizzarrini e entao deslocando ao redor de 3 5 litros um desses novos motores acabou usado no carro de genebra que por isso seria conhecido como lp 500 longitudinale postriori 5 litros o v12 media agora 85 x 78 mm para um total de 4971 cm³ no novo dinamometro schenk recem instalado na fabrica este motor deu 440 cv a 7400 rpm e 50 6 mkgf a 5000 rpm mas mesmo ja neste inicio este motor apresentou problemas estruturais; o que faria o carro mais tarde ser lançado com 4 litros countach o nome todos sabem e uma expressao piamontesa de espanto e deslumbre que um dos funcionarios usava muito e a usou quando o viu pela primeira vez como wallace disse que soava bem em ingles foi adotada ou seja quase foi o lamborghini cazzo lp500 vira lp400 mas o carro obviamente nao estava pronto para produçao o countach lp500 era o produto de uma empresa que queria fazer muito mas ainda era pequena e sem recursos na realidade o carro foi projetado e construido muito rapido e ficou claro logo em seguida nao poderia ficar assim em produçao [caption id= attachment_337907 align= aligncenter width= 999 ] wallace e o lp500 no autodromo de modena ja modificado[/caption] o carro na realidade seria desenvolvido por bob wallace inteiro o lp 500 começou a rodar com ele imediatamente e listas e mais listas de problemas foram sendo criadas e o carro modificado praticamente tudo mudou apesar do estilo permanecer parecido aberturas diversas alteraçoes de abertura de roda sutis mudanças aerodinamicas nada ficou sem ser alterado [caption id= attachment_337886 align= aligncenter width= 750 ] o lp500 na fabrica ja cheio de alteraçoes[/caption] veja por exemplo o chassi o countach de produçao e um spaceframe de tubos pequenos soldados muito parecido com o de um porsche 917 o lp500 sabemos era um monobloco de chapa soldada se ate o chassi mudou completamente [caption id= attachment_337888 align= aligncenter width= 750 ] o fim do lp500[/caption] o que faz a homologaçao de crash test ser realmente estranha foi feita em 1972 com o lp500 parece que as autoridades aceitaram o fato de que se o prototipo passava o de produçao tambem hoje isso nunca aconteceria mas eram tempos diferentes [caption id= attachment_337898 align= aligncenter width= 999 ] o lp400 prototipo[/caption] o lp400 o countach de produçao demoraria muito tempo para aparecer absolutamente tudo mudou mesmo o design e totalmente diferente do original ainda que o espirito permaneça intacto o countach foi desenvolvido de uma maneira problematica mas uma das melhores formas de se fazer um carro realmente bom em teste muito teste bob wallace praticamente morou nos prototipos do carro andando incessantemente e pedindo modificaçoes que ia de pequenos parafusos a alteraçoes de posiçao de radiadores e geometria de suspensao um trabalho enorme e incessante todo lamborghini diferente de um ferrari tradicional e primeiro um carro de rua entao foi nas ruas e estradas da europa que o countach foi desenvolvido seu comportamento acertado reacertado modificado e trocado novamente nao ha maneira melhor para se aperfeiçoar um carro que do que em teste a maneira antiga o resultado e um carro realmente fabuloso uma base tao boa que continuou se desenvolvendo ate os anos 1990 [caption id= attachment_337910 align= aligncenter width= 999 ] o chssi final[/caption] o motor experimental do lp500 que durava menos de 20 mil km em teste foi trocado por um de produçao o 3 9 litros 87 x 62 mm 3929 cm³ com seis weber 45 dcoe 375 cv a 8000 rpm e 37 mkgf a 5000 rpm o diferencial traseiro era zf autoblocante e o cambio tinha cinco marchas os pneus michelin xwx na medida 205/70 vr14 na frente e 215/70 vr 14 na traseira as suspensoes claro duplo a sobreposto nas quatro rodas com freios a disco ventilados tambem nas quatro rodas e direçao por pinhao e cremalheira sem assistencia nenhuma claro o carro pesava 1370 kg distribuidos 43/57 % com isso o desempenho era fabuloso para sua epoca 0 100 km/h na casa dos 5 segundos e velocidade final perto de 280 km/h onde excedia realmente nao era em pista como e comum hoje era nas estradas especialmente as sinuosas e de mao dupla que eram comuns na regiao de modena uma cravada no pe e o v12 urrava ultrapassava se facilmente o carro mais lerdo todo o resto e se podia manter uma media altissima [caption id= attachment_337894 align= aligncenter width= 999 ] o lp400 final na fabrica primeiros entregues so em 1975 [/caption] o v12 era suave e vocal voce se encaixava no banco amarrado a ele e no pouco trafego de entao o mundo era seu quintal; num dia bom o continente europeu podia ser atravessado de ponta a ponta com um carro assim um mundo que literalmente nao existe mais ate na demora somente em 1975 walter wolf o famoso milionario canadense que depois teria uma influencia decisiva no futuro do countach e da lamborghini recebeu o primeiro carro de cliente praticamente quatro anos depois do carro pronto aparecer em genebra nao e a toa que pouco tempo depois bob wallace pediu demissao
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