ha pouco mais de 40 anos em 12 de maio de 1984 a mercedes patrocinou a prova inaugural do novo gp strecke de nurburgring o circuito curto que seria usado para a formula 1 a partir daquele ano a corrida ficou famosa por ser a primeira vez que ayrton senna venceu os grandes nomes da f1 em condiçoes iguais superando pilotos ainda ativos como alain prost niki lauda e keke rosberg a produçao do 190e cosworth contudo ainda levaria mais quatro meses para iniciar foi somente em setembro de 1984 um ano depois de sua apresentaçao ao publico no salao de frankfurt que o carro chegou as lojas o motivo da demora dizem foram os testes de padroes de qualidade mas a espera valeu a pena a mercedes precisava vender 5 000 exemplares em um ano para homologar o carro mas naquele primeiro ano modelo de 1985 foram vendidos 8 000 exemplares e ele era oferecido somente em duas cores preto e prata nos primeiros meses o 190e 2 3 16 era sutilmente diferente dos modelos feitos a partir de janeiro de 1985 os modelos 1984/85 tem o braço do limpador voltado para a direita e dois limpadores curtos em vez de um longo alem disso a parte preta do para choques traseiro tem um friso que os modelos de 1985 em diante nao tem os carros usados em nardo em nurburgring e nas fotos de divulgaçao sao todos desta primeira leva [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242839 242840 ] em 1985 o 190e disputou sua primeira temporada no dtm inicialmente com somente um carro inscrito por um piloto independente e nao teve nenhum resultado expressivo ja em 1986 o cossie foi usado por duas equipes e um piloto independente e conseguiu suas primeiras vitorias na categoria — na etapa de nurburgring e na etapa seguinte em avus na temporada seguinte o mercedes 190e 2 3 16 encontrou seu maior rival pela primeira vez a bmw inscreveu o m3 no campeonato de 1987 e deu uma surra no mercedes faturando o titulo de pilotos o unico disputado na epoca com eric van der poele e ainda colocando manuel reuter em segundo a mercedes reagiu em 1988 e dividiu as vitorias com o m3 e o sierra rs 500 cosworth mas no fim das contas o ford se deu melhor nas maos de klaus ludwig o campeao da temporada em segundo ficou roland asch com seu mercedes e em terceiro armin hahne com outro sierra em setembro de 1988 a mercedes apresentou o facelift do 190e e com o visual atualizado a versao de homologaçao tambem ganhou atualizaçoes em especial no motor que teve seu curso aumentado para 87 20 mm em vez de 80 25 mm o que resultou em 2 5 litros de deslocamento nascia assim o 2 5 16 e um capitulo pouco conhecido do 190e apesar de manter o nome cosworth no 2 5 16 o cabeçote passou a ser fundido pela propria mercedes na alemanha a fabricante alias pretendia aumentar ainda mais o deslocamento mas isso exigiria um novo bloco como resultado a curva de potencia acabou deslocada para as rotaçoes mais elevadas no 2 3 a potencia era 185 cv a 6 200 rpm na versao sem catalisador e 170 cv a 5 800 na versao com catalisador o motor 2 5 tinha 204 cv a 6 750 cv na versao sem catalisador e 195 cv a 6 800 na versao com catalisador ele ainda tinha um pacote opcional de potencia oferecido pela amg — em uma das primeiras interaçoes oficiais da amg com a mercedes em carros de rua batizado amg power pack ele aumentava o limite de rotaçoes para 7 700 rpm colocando a potencia maxima que aumentou para 225 cv nas 7 200 rpm alem do novo motor 2 5 ele tambem ganhou um novo diferencial com deslocamento limitado e bloqueio com controle eletronico capaz de variar entre 15% e 100% de bloqueio a paleta de cores ganhou duas novas opçoes vermelho almadin e prata astral ate 1989 ou prata brilhante 1990 o 2 5 16 foi inscrito na temporada de 1989 correndo ao lado dos 2 3 16 mas desta vez ele nao era exatamente o mesmo carro oferecido nas lojas mas uma versao limitada batizada 2 5 16 evolution que chegou as ruas em março de 1989 apos apresentaçao no salao de genebra apesar do deslocamento nominal ser o mesmo ele tinha diametro e curso diferentes 87 3x82 8 ante 95 2x87 2 no 2 5 basico limite de rotaçoes mais alto a 7 250 rpm e diferencial mais curto com 3 46 1 em vez de 3 27 1 a potencia contudo era a mesma — a ideia era homologar componentes para aumentar a potencia dos carros de pista o pacote amg continuava disponivel os freios tambem tiveram upgrades 300 mm na frente e 278 mm na traseira — eram os mesmos do 500sl da epoca mas a grande diferença — e a mais reconhecida — era o novo spoiler traseiro maior alem dos para lamas mais salientes devido as bitolas 14 mm mais largas na dianteira e 24 mm na traseira e da suspensao 19 mm mais baixa alem disso ele ainda tinha molas e amortecedores 23% mais rigidos foram feitos apenas 502 exemplares em tres meses de produçao todos com a pintura preta na temporada do dtm de 1989 o 190e 2 5 evo faturou seis vitorias em 22 rodadas mas nao foi pareo para o sierra e o m3 evo que foi o campeao daquele ano com roberto ravaglia para 1990 a mercedes decidiu mudar o carro de corrida e de acordo com as regras da epoca precisou homologar todas as modificaçoes com uma versao de rua que ficou conhecida como evolution ii o 190e 2 5 evolution ii foi lançado exatamente um ano depois do evo i tambem no salao de genebra partindo do evo i as alteraçoes se concentraram nos pneus freios e aerodinamica que eram os unicos elementos possiveis de se evoluir dentro do regulamento dessa forma o carro foi colocado no tunel de vento e saiu de la com o bodykit mais agressivo ja visto em um mercedes ate a criaçao da black series na decada passada o para choques dianteiro ganhou um pequeno splitter enquanto as saias laterais eram ainda mais baixas e o para choques traseiro tambem tinha saias mais pronunciadas a asa traseira ficou ainda maior e tinha um spoiler integrado na parte inferior era um conjunto pouco convencional que era completado por alargadores de para lamas para acomodar as rodas de 17 polegadas a suspensao era 45 mm mais baixa e tinha tres niveis de ajuste que eram selecionados por um interruptor no painel do carro os discos de freio foram mantidos porem as pinças passaram a ser fornecidas pela brembo e tinham quatro pistoes na frente o motor por incrivel que pareça foi sutilmente revisado com taxa de compressao maior e um novo escape para produzir ainda mais potencia e girar ainda mais alto eram 235 cv com limite de rotaçoes em 7 800 rpm foram feitos apenas 502 carros novamente — a amg ficou com um a mercedes com outro e 500 foram oferecidos ao publico [gallery type= grid link= file size= large ids= 242825 242826 242827 ] dizem que ao ver o carro o chefe de desenvolvimento da bmw teria dito que as leis da aerodinamica devem ser diferentes em munique e em stuttgart e completou dizendo que a bmw teria que fazer um tunel de vento novo se esta asa do 190e funcionasse a asa funcionou com o evo ii a mercedes venceu o campeonato de pilotos e o de construtores em 1992 em 1993 a mercedes lançou o w202 sucessor do 190e e o primeiro modelo batizado com o nome classe c a parceria com a amg foi oficializada e o 190e 2 5 16 foi substituido pelo c36 amg nas ruas a partir daquele ano e pelo c36 amg dtm nas pistas em 1994 diferentemente dos anos 1980 as versoes de homologaçao ja nao eram mais necessarias e por isso o carro de pista era diferente do esportivo de rua e o c36 nao conseguiu repetir o sucesso dos 190e cosworth
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