ha um certo consenso entre os engenheiros apaixonados por dinamica dos fluidos de que a formula 1 chegou a um patamar de refinamento de estudo aerodinamico de causar inveja a industria aeroespacial a coisa esta tao extrema que componentes como dezenas de geradores de vortices nao sabe o que e explicamos tudo nesta reportagem espalhados nas asas e carenagem componentes flexiveis e o uso de ar quente leia se escapamento para acelerar o escoamento aerodinamico sao noticia velha o obvio ululante eles estao literalmente no patamar de rocket science e seus engenheiros nao usam mais linguagem terrestre para se comunicar pior ainda se voce acha que eles estao proximos do limite possivel saiba que ha um amontado de papel que segura a formula 1 de virar coisa de alienigena em termos de performance o regulamento tecnico e ele que por muito tempo impediu a tecnologia das asas moveis recurso bastante rudimentar que foi usado em larga escala na categoria em 1969 ate acidentes graves começarem a acontecer por falhas nos mecanismos com as asas moveis voce podia ganhar velocidade nas retas deixando as paralelas ao solo reduzindo o arrasto e nas curvas bastava soltar uma alavanca que a asa voltava ao angulo ajustado nos boxes a f1 so permitiu a volta delas com o nome gourmet drag reduction system sistema de reduçao de arrasto drs em 2011 para ganhar mais audiencia com ultrapassagens grana mas la fora nas ruas nao tem essa de regulamento tecnico voce pode falar sobre legislaçao mas estamos falando da inglaterra camarada um dos poucos lugares do mundo onde um quasi esporte prototipo como um radical sr8 ou radical rxc foto acima com vao livre para o solo capaz de decapitar formigas e levantar bitucas do asfalto circula com placas e pode estacionar ao lado de um hyundai tucson no shopping pensando nisso em algum momento apos algum earl grey um engenheiro da ariel cars olhou para o passado do automobilismo olhou para os banidos os proibidos aqueles que seriam grandes vencedores mas nao passaram de revolucionarios porque foram exterminados pelo tapetao do regulamento a lista e tao grande que temos duas reportagens sobre isso uma sobre carros de corrida e uma especifica para carros de formula 1 de todos os banidos o ariel fan car aero p bebeu em duas fontes bem especificas uma conterranea brabham bt46b 1978 de gordon murray outra com sabor do texas chaparral 2j 1970 jim hall os famosos fan cars carros equipados com enormes ventoinhas em suas traseiras para gerar downforce sustentaçao negativa pressionando mais os pneus contra o asfalto e ganhando poder de velocidade em curvas o famoso efeito solo downforce e o colchao de ar os carros possuem dois desafios aerodinamicos basicos o primeiro e reduzir o arrasto aerodinamico ou seja facilitar ao maximo o escoamento do ar em torno de sua carroceria nos explicamos em detalhes o arrasto aerodinamico nesta reportagem aqui para reduzir a massa de ar arrastada pelo corpo o ar e um fluido viscoso que adere a superficie da carroceria e aumentar sua eficacia energetica num carro de rua o beneficio e consumo reduzido num de competiçao maior velocidade final e o segundo desafio e mitigar o quanto possivel ou ate inverter a sustentaçao aerodinamica este nome e autoexplicativo com o ganho de velocidade o fluxo de ar que passa esmagado entre o solo e o assoalho do veiculo resulta em uma força de sustentaçao positiva que vai erguendo o assoalho tirando pressao dos pneus contra o solo e reduzindo o controle do veiculo quanto maior a velocidade maior a sustentaçao que cresce em ritmo exponencial a sensaçao que voce tem de que o carro esta leve ou flutuando em velocidades mais altas nao e psicologica e bem real a soluçao mais simples e rudimentar e tentar reduzir o fluxo de ar a entrar sob o assoalho com uma barreira fisica eis o famoso splitter usado ha mais de 50 anos no automobilismo nas categorias de prototipos e turismo embora tenha a sua eficacia e necessidade o splitter sozinho nao elimina o problema o ar continua a escoar por em volta do splitter e pelas laterais do assoalho uma segunda soluçao e empregar aerofolios para literalmente pressionar o veiculo contra o solo como que eles funcionam o senso comum te diz que a asa funciona rebatendo o ar para cima o que empurra o corpo para baixo mas o conceito que a faz funcionar e um pouco mais sofisticado do que isso quando voce ve de perfil a asa de um carro de corrida possui um desenho assimetrico o perfil inferior e embarrigado convexo ficando mais mais longo que o superior concavo quando o ar flui por em volta deste corpo o fluxo na parte inferior ganha velocidade e em decorrencia perde pressao pelo principio do tubo de venturi teorema de bernoulli por que isso acontece porque nao havendo perdas energeticas ou compressao forçada do fluido e o ar e um a soma resultante das energias de pressao potencial e de velocidade cinetica deve ser constante ou seja se de alguma forma houver ganho de velocidade a pressao necessariamente cai para que a soma de energia permaneça a mesma a energia nao pode se criar do nada ou desaparecer nao e mesmo entao o desenho do perfil da asa induz o ar a ganhar velocidade em sua parte inferior e com isso a pressao ali cai para valores sub atmosfericos e esta diferença de pressao entre a parte de cima e de baixo que gera o downforce contudo como voce pode ver no lotus 72d do emerson fittipaldi o problema do colchao de ar sob o assoalho continua ali se voce ja tentou pressionar uma seringa cheia e com a saida fechada sabe que chega uma hora que nao importa quanto de força voce faça o embolo nao ira descer mais entao fica claro que ha um limite pro beneficio dos splitters e das asas enquanto voce nao fizer algo em relaçao ao colchao de ar sob o carro surge entao o conceito do carro asa agora que voce ja sabe como um aerofolio funciona fica simples de entender o assoalho do carro e transformado em um tunel um duto acelerador do fluxo de ar exatamente como a parte inferior do aerofolio com o ar acelerado a pressao aerodinamica cai pelo principio do tubo de venturi para aumentar a eficacia deste efeito as equipes de formula 1 entre o fim da decada de 1970 e começo da de 1980 selaram as laterais do assoalho em direçao ao solo com escovas ou borrachoes retrateis alem de gerar mais downforce que os aerofolios esta soluçao gera muito menos arrasto seria quase a soluçao perfeita nao fossem dois problemas a dificuldade de se calibrar o centro de pressao aerodinamica o balanço entre o quanto que o eixo dianteiro e o traseiro sao pressionados contra o solo e a subita e severa instabilidade que acontecia quando este tunel sofria perturbaçoes aerodinamicas por exemplo em mergulhos aclives ou quando o carro derrapava sutilmente de lado o que literalmente derrubava o sistema estol e fazia o carro perder uma monstruosidade de aderencia de uma vez por ser sensivel carros deste tipo precisam de cargas de suspensao absurdamente rigidas pois ate mesmo a rolagem da carroceria afeta o comportamento de fluxo lembra que falamos sobre o calhamaço de papel que segura a formula 1 para nao virar coisa de alienigena os regulamentos limitaram o comprimento e a altura destes dutos que tambem nao podem mais ficar selados em relaçao ao solo com isso o resultado sao os difusores versoes miniatura dos carros asa mas como os engenheiros da formula 1 sao especialistas em brechas se voce olhar com atençao vai encontrar este tipo de tunel nos lugares mais inusitados ate hoje ariel fan car tirando o colchao na marra a esta altura voce ja deve ate ter esquecido do ariel fan car ou se perguntando se o link que voce clicou na nossa fanpage do facebook estava mesmo certo e simples meu caro com tudo o que voce leu ate agora deu para perceber a importancia de se reduzir a pressao aerodinamica sob o assoalho para gerar downforce refrescando a memoria isso e feito acelerando se o fluxo de ar pelo principio do tubo de venturi tudo o que vimos ate agora foram soluçoes plasticas ou seja que envolvem a forma dos corpos para causar este efeito mas existe outra forma de acelerar o fluxo de ar na marra mecanicamente eis o mundo dos fan cars [youtube id= ja du qgblk width= 620 height= 349 ] o pioneiro jim hall e seu chaparral 2j 1970 abaixo o genio gordon murray e seu brabham bt46b 1978 acima ambos eram equipados com exaustores ou seja ventiladores com as pas montadas para extrair o ar do assoalho acelerando o fluxo e e exatamente esta a soluçao que o ariel fan car esta apresentando hoje quase meio seculo apos a invençao do texano a ventoinha do brabham era conectada diretamente a transmissao a do chaparral usava um motor de snowmobile moto de neve rockwell apenas para impulsionar os dois extratores que geravam quase 700 kg de downforce era um carro com dois roncos simultaneos portanto [youtube id= hzkur5cg6we width= 620 height= 349 ] a grande vantagem dos fan cars e o fato de eles conseguirem gerar downforce literalmente com o carro ate parado resultando numa curva mais plana de downforce em relaçao a velocidade os carros asa precisam de bastante vento relativo para produzir sustentaçao negativa deixando o beneficio limitado em trechos de baixa velocidade como hairpins cotovelos ou esses de baixa ja os carros ventoinha obtem vantagens mesmo nos trechos de frenagens nestes trechos mais lentos o ariel aero p apresentado ontem pela marca foi apelidado de the vacuum cleaner aspirador de po pelos seus engenheiros que assumem abertamente o aceno ao passado de jim hall e gordon murray a razao do apelido esta no som agudo produzido pelos dois extratores alimentados por uma bateria exclusiva como podemos ver nas fotos o ariel fan car possui um assoalho selado com o chao ao melhor estilo dos formula 1 de efeito solo para potencializar o efeito mas note como a area de sucçao vai ate a dianteira algo que seria impossivel em um formula eles fizeram isso para que o sistema tambem gerasse uma enormidade de downforce para os pneus dianteiros de acordo com o diretor da ariel simon saunders a sucçao e tao forte que fica claramente visivel a suspensao assentando em direçao ao chao quando as ventoinhas sao ativadas a ilustraçao de cg acima e um pouco malandra no carro real o tunel e mais baixo na dianteira e mais alto na traseira justamente para produzir o efeito de tubo de venturi potencializado pelos extratores a saida de ar nao esta clara mas certamente envolve os proprios extratores que devem ficar em angulo proximo ao do solo talvez um pouco inclinados e proximos ao transeixo embora eles nao tenham divulgados numeros de acordo com saunders o sistema esta gerando quase tres vezes mais downforce que os aerofolios testados o sistema pode ser ativado de forma automatica ou manual pelo piloto em condiçoes como rodagem urbana ou rodoviaria ele fica desligado para aumentar a eficacia energetica com a força vertical exercida para baixo o veiculo consome mais energia para se mover quer coisa mais descolada que um carro com uma inscriçao totalmente aeronautica no step bem por enquanto vamos ficar literalmente apenas querendo por enquanto o ariel fan car e apenas um conceito que sera apresentado amanha e sexta feira no complexo de testes millbrook proving ground bedfordshire inglaterra ha uma serie de desafios que o ariel precisara enfrentar caso queira um dia ser produzido em serie se questoes como o vao livre para o solo em lombadas sao intrigantes a maior delas e talvez incontornavel e a mesma que assola todos os carros de competiçao que geram quantidades assombrosas de downforce por efeito solo o comportamento dinamico e aerodinamico em situaçoes de perturbaçoes severas ao duto acelerador de ar em resumo o que acontece quando o plugue do aspirador de po e puxado momentaneamente em uma quebra de relevo salto ou zebra mais alta
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