e impossivel diminuir o tamanho do vale entre os dois clas que dominam a vw e a porsche os porsche e piech a diferença vem ja do nome os porsche descendem do filho do fundador ferry porsche os piech tambem sao descendentes do professor porsche mas do lado da filha louise porsche mais velha que ferry e que se casou com um advogado de vienna chamado anton piech um detalhe lateral que e interessante lembrar aqui todo mundo e austriaco; nao tem alemao aqui [caption id= attachment_382272 align= aligncenter width= 999 ] herr doktor ferdinand dr evil piech[/caption] mas as diferenças sao mesmo profundas aqui e existem desde o fato de que o velhop professor desprezava a filha mais velha so por ela ser mulher normal na epoca mas nao para louise mostraria depois capacidade empresarial impecavel; alguns dizem melhor que a de seu irmao mas as diferenças eram culturais e pessoais tambem [caption id= attachment_382276 align= aligncenter width= 738 ] porsches na frente piechs no fundo la no fundo um piech que nao se contentaria com isso[/caption] louise e anton piech enviaram seus filhos para internatos na suiça como fazia a aristocracia ferdinand piech o mais famoso dos netos do professor e tema da historia de hoje descreve esta educaçao como sendo destinada a te fortalecer — elitista espartana e rigorosa ele teve que lutar e batalhar para sobreviver segundo piech a experiencia o deixou com uma desconfiança extremamente forte aos semelhantes e a percepçao de que muitas coisas so podem ser alcançadas fazendo as voce mesmo porque nao se pode depender dos outros [caption id= attachment_382277 align= aligncenter width= 999 ] butzi porsche e o 911[/caption] ferry porsche por outro lado enviou seus quatro filhos para escolas waldorf a educaçao deles foi baseada nos principios do pensador austriaco rudolf steiner fundador do movimento espiritual conhecido como antroposofia receba as crianças com reverencia eduque as com amor e envie as em liberdade um membro do cla piech caracteriza com desdem a enfase educacional da familia porsche como artesanato croche e canto por isso os piechs se beneficiaram por muito tempo dos frutos dessa criaçao sempre que havia conflitos os porsches buscavam constantemente um acordo ou simplesmente cediam mas essa abordagem deixou de funcionar no inicio da decada de 1970 quando surgiram fortes divergencias entre os quatro descendentes das familias que trabalhavam na porsche [caption id= attachment_382278 align= aligncenter width= 964 ] piech e um de seus carros de corrida[/caption] estes eram primeiro o designer ferdinand alexander butzi porsche talentoso artista industrial que desenhara o 904 e o 911 o segundo o chefe de produçao hans peter porsche do outro lado o chefe de distribuiçao hans michel piech e o todo poderoso chefe de p&d o engenheiro chefe do 911 e ganhador de le mans com o 917 doktor evil himself ferdinand piech butzi tinha 35 anos piech 33 em 1970 o conflito começou com ferdinand piech que havia apoiado o desenvolvimento extremamente custoso do carro de corrida porsche 917 sua abordagem na epoca era a mesma que aplicaria em sua carreira subsequente na audi e na vw ele insistia na melhor tecnologia possivel a qualquer custo os outros o acusaram de desperdiçar dinheiro enquanto ele por sua vez zombava de que em uma empresa familiar a carreira de alguem pode sofrer um reves se voce nao cumprimentar um membro da familia adequadamente no cafe da manha [caption id= attachment_382273 align= aligncenter width= 999 ] dois piech e um porsche tenso[/caption] na verdade era uma briga pelo futuro os porsche enxergavam butzi como o herdeiro de ferry na liderança da porsche mas butzi um designer um artista nao poderia liderar uma empresa como a porsche aonde a engenharia vinha em primeiro todos pensavam em voz baixa sem ferry saber e nao havia maior engenheiro na empresa que ferdinand piech podia nao ter o nome do avo mas era o candidato mais cotado para a cadeira 1 a briga parecia eleiçao moderna sem meio termo possivel [caption id= attachment_382280 align= aligncenter width= 1000 ] butzi e piech com o avo h dr h c ferdinand porsche[/caption] em 1970 ferry porsche sempre conciliador convocou os membros da familia para uma terapia de grupo em schuttgut uma fazenda na idilica zell am see nos alpes austriacos foi para la que durante a guerra ele e sua irma louise piech levaram seus para morar juntos em segurança ele esperava que o predio por si so assim como as memorias da experiencia compartilhada da infancia tivessem um efeito calmante sobre os filhos rebeldes [caption id= attachment_382279 align= aligncenter width= 999 ] piech entrega um 914 de 8 cilindros para seu tio ferry porsche em schuttgut 1969[/caption] mas o resultado da reuniao nao foi o que ele esperava brigamos terrivelmente diz ferdinand piech o resultado era claro acordo nao era possivel a familia acaba por decidir que nenhum de seus membros trabalharia na porsche no futuro e que gerentes externos administrariam a empresa a partir de 1972 toda a terceira geraçao continuaria pessoalmente sem problemas de dinheiro mas efetivamente todos desempregados o audi 100 a audi e uma empresa fundada por august horch em 1909 depois de sair da empresa que levava seu nome horch e ouvido em alemao que em latim e audi mas esta historia nao tem muito a ver com a audi que conhecemos hoje todo legado tecnico e ate geografico da audi moderna vem diretamente de outra companhia alema que conhecemos muito bem aqui no brasil a dkw [caption id= attachment_382283 align= aligncenter width= 1000 ] dkw f1 1931[/caption] uma fabrica primeiro de motocicletas a dkw realmente começa a fazer carros em volume com o sucesso de seu novo carro pequeno o dkw f1 um pedaço meio esquecido da historia talvez por seu simples motor dois tempos e seu minusculo tamanho mas ainda assim incrivelmente avançado o dois cilindros em linha estava montado transversalmente na dianteira e a traçao era tambem dianteira sim voce leu corretamente tres anos antes do citroen traction avant e 28 anos antes de issigonis colocar um motor transversalmente a diferença era que o motor estava entre eixos e nao a frente do eixo como e normal hoje dali em diante os dkw seria conhecida por seu pioneirismo e dedicaçao a traçao dianteira em 1932 a dkw se junta a horch wanderer e audi para juntas formarem as quatro argolas da auto union horch eram carros de luxo e dkw baratos e alto volume; as outras duas no meio eventualmente audi se tornariam dkw’s com motor quatro tempos maiores mais caros e tambem com traçao dianteira lembre se disso seria importante tempos depois [caption id= attachment_382284 align= aligncenter width= 1000 ] o f1 minusculo[/caption] mas quando a segunda guerra acaba tambem acaba a auto union como era conhecida a maioria de suas fabricas ficou do lado de la da cortina de ferro estatizadas no mundo ocidental morreu mas os antigos funcionarios inclusive o engenheiro chefe dr muller conseguem financiamento para recomeçar sediados onde antes era o deposito central de peças de reposiçao da auto union ingolstadt ate hoje sede da audi a empresa retoma a produçao dos carros dois tempos de traçao dianteira em 1953 aparece o f91 com motor de tres cilindros em linha e 845 cm3 longitudinal pendurado a frente do eixo assim selava se o futuro da dkw e da audi depois em termos de configuraçao basica motor/cambio em 1955 aparecia o f93 seguido pelo maior f94 conhecemos estes carros aqui no brasil produzidos pela vemag na vila carioca em sp com o nome de belcar e vemaguet [caption id= attachment_382282 align= aligncenter width= 861 ] 3 cilindros dois tempos o dkw definitivo[/caption] com a maior parte do peso do veiculo sobre as rodas motrizes e criando carros onde a capacidade de traçao a estabilidade e a segurança ativa eram sensacionais os dkw’s eram um sucesso em paises com neve era uma revelaçao tanto que na suecia serviriam de base e inspiraçao para os entao novos saab os dkw tambem eram velozes relativamente a sua cilindrada em 1959 o controle da empresa passa para a daimler benz que procurava principalmente fabricas para expandir sua propria produçao de automoveis e caminhoes mercedes benz mas como os pequenos dkw’s ainda vendiam bem e nao concorriam diretamente com os mercedes a empresa resolveu tentar manter a marca como uma diversificaçao de portfolio [caption id= attachment_382289 align= aligncenter width= 948 ] dkw f102[/caption] em 1963 aparecia uma nova geraçao de dkw o f102 o carro era uma grande evoluçao mas ainda mantendo os conceitos basicos de traçao dianteira e motor tricilindrico a dois tempos que tornaram a marca amada por uma legiao de fas o motor agora deslocava 1 175 cm³ 81 x 76 mm consumia pouquissimo oleo lubrificante e dava 60 cv a 4 500 rpm o resto do carro era bem diferente do dkw que conhecemos aqui porem uma carroceria de desenho moderno monobloco levava suspensoes dianteiras de duplo a sobreposto mas com colunas de mola/amortecedores parecidas com uma mcpherson e traseira por eixo de torçao freios a disco dianteiros eram montados inboard proximos a transmissao [caption id= attachment_382288 align= aligncenter width= 999 ] dkw f102[/caption] mas o moderno carro de dois tempos da dkw infelizmente nao seria um sucesso dois tempos estava se tornando sinonimo de ultrapassado e alem disso o desempenho do f102 deixava a desejar demorando 20 segundos para chegar a 100 km/h e chegando a pouco mais de 130 km/h de final estes numeros eram suficientes para os antigos sonderklasse mas nos anos 60 a barra havia subido as vendas ficaram muito longe do esperado provocando uma forte crise financeira na empresa que culminou com a sua venda para a vw em 1964 [caption id= attachment_382297 align= aligncenter width= 999 ] audi 60 o dkw com motor 4 tempos f103[/caption] mas enquanto essa venda nao acontecia entrava em cena na nossa historia um personagem importante dr ludwig krauss vindo da daimler benz este engenheiro tinha uma ideia genial colocar um moderno quatro em linha de quatro tempos no f102 e assim conseguir um carro ao mesmo tempo bem desenvolvido e modernissimo abandonar o ultrapassado dois tempos era um caminho para aproveitar se das outras varias qualidades do f102 e dos dkw desde sempre nascia o projeto do f103 um carro que se tornaria o primeiro audi moderno e ancestral direto dos sedas atuais da marca o novo motor de quatro cilindros em linha e quatro tempos era fruto de uma pesquisa da mercedes para convergir as tecnologias de alta compressao ciclo diesel e baixa compressao ciclo otto e por isso foi chamado de mitteldrucker pressao media contava com comando de valvulas no cabeçote e corrente para acionar o comando de valvulas e nao correia dentada como depois seria tradiçao na vw tinha 1 695 cm³ 80 x 84 4 mm e 72 cv de potencia e trazia o desempenho do carro para um patamar mais moderno [caption id= attachment_382294 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro audi 100[/caption] mas krauss tinha outros planos para a audi estava criando um seda grande da marca usando como base a mecanica do f103 como era algo simples e barato de fazer resolveu prosseguir sem aprovaçao mesmo isso mesmo escondido a surdina sem aprovaçao de seus chefes algo temerario e arriscado sim mas que ele acreditava valer a pena entao quando o primeiro prototipo estava pronto acertadinho lavado brilhando e perfumado chamou heinz nordhoff o chefe da vw que acreditava que o fusca era eterno para experimenta lo [caption id= attachment_382296 align= aligncenter width= 999 ] audi 100[/caption] nordhoff que nao era bobo sentindo quao bom era o carro quao barato seria fazer uma versao maior de um carro existente e ferramentado e quao entusiasmados estavam seus criadores resolve dar permissao para que o projeto fosse as ruas em 1968 aparece entao o primeiro audi 100 com 1 760 cm³ 81 5 x 84 4 mm e 80 cv a 5 000 rpm o carro foi muito bem recebido depois receberia inclusive uma bonita versao coupe movido por um motor 1 9 litros que desenvolvia 115 cv hoje um classico um grande sucesso e uma grande subida de nivel para a audi de uma marca esquecida de repente por excelencia tecnica a vw podia sonhar em competir com mercedes benz e bmw marcas antigas e estabelecidas com a morte subita de nordhoff em seguida muito mudaria na vw; seu futuro estaria atrelado agora a audi o contrato de engenharia com a porsche por exemplo acabaria em seguida [caption id= attachment_382301 align= aligncenter width= 999 ] audi coupe s[/caption] em 1972 a audi lança o novo audi 80 b1 para substituir o f103 o carro e modernissimo e influente um verdadeiro template do que seria um audi dali em diante usava por exemplo um motor vw chamado ea 827 o primeiro da familia que chamamos genericamente de ap dele derivou o vw passat de 1974; dele derivou nosso gol; ate hoje ha vestigios desse audi 80 no assoalho dianteiro da vw saveiro 2025 [caption id= attachment_382300 align= aligncenter width= 999 ] audi 80 1972[/caption] piech faz um audi 100 neste momento voltamos a historia de ferdinand piech que depois de um tempo trabalhando para giugiaro na italia o que faria os dois amigos por toda a vida e contratado para ser o diretor de engenharia da audi tinha apenas 35 anos mas ja era um veterano da industria [caption id= attachment_382266 align= aligncenter width= 999 ] audi 100 c2[/caption] sabia perfeitamente das qualidades do novo audi 80 lançado aquele ano tanto durante seu trabalho na ital design que o desenhou como por meio do assento no conselho vw de sua familia o audi 80 b1 pegava tudo de bom dos dkw e do f103 e melhorava para chegar na forma definitiva um novo e moderno motor suspensao mcpherson raio de rolagem negativo para segurança e uso extensivo de batentes progressivos de pu na suspensao era um carro de comportamento incrivel anos a frente do resto; a audi começava a mostrar o caminho do futuro [caption id= attachment_382270 align= aligncenter width= 999 ] cinco em linha [/caption] mas piech queria mais queria fazer da audi um concorrente de mercedes benz o que hoje parece normal mas estava muito mas muito longe mesmo da realidade em 1972 lembram se eram apenas dkw’s melhorados ali nos olhos da populaçao em geral chega na hora certa para esta mudança o seu novo audi 100 c2 de 1976 elevaria sobremaneira o nivel da marca de ingolstadt [caption id= attachment_382268 align= aligncenter width= 999 ] audi 100 avant no c2 um hatch[/caption] o aumento de nivel de qualidade dos carros e dos metodos de produçao da fabrica eram relativamente faceis de conseguir sem investir montanhas de dinheiro mas um problema persistia o motor para concorrer com os mercedes benz precisariam de uma opçao de motor grande ao redor de 2 2 ate 3 0 litros pelo menos mesmo esquecendo os v8 da marca de stuttgart neste ponto o que para uma marca ainda nao consolidada era um investimento dificil de aprovar fora os problemas tecnicos deste tipo de motor em carros de traçao dianteira a soluçao de piech claro e genial coloca mais um cilindro no quatro em linha do audi 80 et voila cinco cilindros e ate 2 5 litros de deslocamento barato eficiente simples e efetivo e o pulo do gato mais adiante usar se ia um turbocompressor tambem assim potencias de 120 a 250 cv teoricamente eram possiveis facilmente com o desenho original uma faixa mais ampla que aquela do seis em linha aspirado ao redor de 3 litros num motor mais leve barato e teoricamente mais economico potencia de seis cilindros economia de quatro diziam as propagandas da audi o segundo audi 80 o b2 de 1978 tambem receberia o cinco em linha; dele derivaria um cupe turbo de traçao integral permanente que piech trouxe do jensen ff comprado pela porsche em 1966 e do dkw munga/vw iltis que a audi projetou chamado quattro a audi era agora sinonimo de altissima tecnologia aerodinamica a traçao integral foi outro pulo do gato tecnologico de piech se seus motores turbo de cinco cilindros em linha nao deviam nada aos mercedes benz seis em linha e v8 o publico ainda achava traçao dianteira inferior com a traçao integral isso começava a mudar e acabaria se mostrando mais chique ate que a traseira para o mercado de luxo mas antes da nomenclatura dos audi mudar e o audi 100 virar a6 mais uma pequena revoluçao selaria de vez a marca como premium e por ainda mais tecnologia que na alemanha vale muito o novo audi 100 c3 de 1982 seria o carro mais aerodinamico de sua epoca [caption id= attachment_382303 align= aligncenter width= 999 ] audi 100 avant[/caption] era ainda um audi em aparencia mas para chegar ao incrivel cx de 0 30 muito mudou vidros rentes as superficies carroceria lisa e sem detalhes criou uma aparencia limpa e moderna que ate hoje e imitada a maior eficiencia aerodinamica resultou em melhor economia de combustivel o que foi uma ferramenta de marketing eficaz para a audi nos tempos bicudos de combustivel caro do inicio dos anos 1980 o formato contrastava fortemente com o formato quadrado do audi 100 anterior e o carro apresentou tambem outro salto de qualidade da audi esta geraçao trouxe tambem um novo audi 200 a variante de luxo com diversas versoes do motor 2 2 l turbo de 5 cilindros variando em potencias desde 165 cv passando pelas versoes de 200 cv ate o motor 3b de 20 valvulas e 220 cv disponivel a partir de 1991 devido ao seu baixo coeficiente de arrasto o audi 200 turbo de 1983 atingia uma velocidade maxima de 230 km/h neste ponto o audi 100 pode ter acabado mas nao sua historia virou a6 e a linha se diversificou sim mas a audi e o que e hoje por causa de piech e a maior arma de piech nao foi os quattro os tt ou os r8 embora eles sejam as ferramentas mais lembradas desta ascençao o audi 100 e o carro que fez a audi moderna [caption id= attachment_382214 align= aligncenter width= 999 ] audi a6 o c9[/caption] e a historia continua o novo a6 da geraçao c9 lançado esta semana e de novo o carro a gasolina mais aerodinamico da audi ate hoje com um coeficiente de arrasto de apenas 0 23 como em 1983 tudo de novo a sua versao eletrica o a6 e tron eletrico e ainda mais aerodinamica tem um cx de 0 21 [caption id= attachment_382274 align= aligncenter width= 999 ] ferdinand piech e o carro do ano de 1983[/caption] ja imaginou como o mundo seria diferentes se a primaiada tivesse se entendido e feito as pazes em meio a schnapps em 1970 conflito e mudança radical as vezes e necessario para se andar adiante
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