o lamborghini countach foi um dos supercarros mais duradouros da historia lançado em 1974 ele continuou em produçao ate 1990 foram 16 anos dezesseis longos anos e se voce acha que nao parece muita coisa e como se o gallardo fosse vendido zero quilometro ate hoje mas a historia do countach poderia ter sido muito diferente se nao fosse a influencia de um canadense chamado walter wolf os leitores vintage sem duvida ja reconheceram o nome trata se do homem por tras da equipe walter wolf racing que disputou a formula 1 entre 1977 e 1979 walter wolf fez fortuna no inicio dos anos 1970 fornecendo maquinario para exploraçao de petroleo no mar do norte a principal reserva europeia do mineral proibido de pilotar carros e helicopteros pelos acionistas de sua empresa ele decidiu comprar uma equipe de formula 1 para se manter proximo dos carros arrematou a frank williams racing cars a primeira equipe de sir frank e a transformou na walter wolf racing aquela altura wolf era um cliente fiel da lamborghini tao fiel que comprou quatro miura em sequencia e ainda conseguiu ter seu quarto modelo um sv 1973 reconstruido e aprimorado pela propria fabricante em 1975 naquele mesmo ano ele comprara um countach lp 400 a primeira versao do supercarro mas nao gostou muito do desempenho e ele tinha alguma razao nisso apesar do visual futurista a primeira versao do countach ainda usava rodas de liga leve originadas nos anos 1960 pneus radiais relativamente estreitos e um acerto de suspensao limitado para suas pretensoes tentando melhorar seu countach walter wolf acabou mudando a historia do esportivo e da propria lamborghini que nao estava muito bem das finanças naquela metade final dos anos 1970 tudo começou em 1976 quando wolf ja estava envolvido com a formula 1 e ligou para seu amigo gian paolo dallara — considerado pelo proprio wolf de longe o melhor engenheiro do mundo — para dar um jeito no desempenho da maquina na epoca dallara era o engenheiro chefe da lamborghini e conhecia cada milimetro do countach wolf entregou o carro ao italiano e juntos começaram a modificar o esportivo tudo sem limite de orçamento o primeiro carro foi pintado de vermelho com a parte inferior preta esquema um pouco feio hoje mas muito comum na epoca e recebeu uma asa traseira em forma de v ajustavel por um sistema eletrico do proprio cockpit e arcos alargadores dos para lamas para acomodar os imensos pneus 335 traseiros nenhum carro jamais havia usado um pneu tao grande ate entao eles nao existiam walter wolf soube que a pirelli estava desenvolvendo um novo pneu de alto desempenho um tal p7 e convenceu os italianos a criar uma medida especifica para o seu carro os pneus foram calçados nas rodas disco de telefone criadas para o prototipo lamborghini bravo os pneus imensos exigiram que a geometria da suspensao traseira fosse toda revisada para manter pneu externo a curva sempre o mais horizontal possivel as mudanças melhoraram o comportamento dinamico do carro porem sem alteraçoes no motor v12 de quatro litros o desempenho em aceleraçoes e velocidade maxima foi comprometido pelo arrasto da asa o countach precisava de mais potencia wolf entao bancou um segundo carro pintado de azul royal ele recebeu as mesmas modificaçoes aerodinamicas os mesmos pneus enormes as mesmas rodas phone dial e os mesmos alargadores nos para lamas porem o v12 teve o deslocamento ampliado para 4 8 litros a potencia ficou nos 400 cv mas ainda nao era suficiente a soluçao viria no terceiro countach encomendado por wolf pintado de azul marinho https //www youtube com/watch v=4aowbnhq5qs o carro recebeu um motor v12 de cinco litros originalmente desenvolvido para o prototipo lp 500 de 1971 teve seus freios trocados por um conjunto com pinças de oito pistoes na dianteira com ajuste de distribuiçao pelo motorista uma caixa de direçao com relaçao 7 1 derivada da formula 1 suspensao dianteira reforçada e uma suspensao traseira derivada do sistema duplo a dos wolf de f1 o carro ficou ao gosto de wolf e segundo o proprio canadense contou em entrevista ao site driving ca seu unico problema era uma certa instabilidade na dianteira acima de 300 km/h porque a tecnologia de pneus nao era tao boa na epoca com o desenvolvimento dos tres carros de wolf a lamborghini acabou aplicando o know how adquirido no countach produzido em serie lançando o countach lp400 s em 1978 e o lp500s em 1982 o lançamento do lp400s nao impediu a falencia da marca naquele mesmo 1978 mas foi fundamental para sua recuperaçao nos anos seguintes com as duas versoes o countach finalmente se tornou um supercarro com desempenho condizente com seu visual e um monstro widebody que conquistou toda uma geraçao na decada seguinte nas maos de seus novos proprietarios o countach acumulou mais de 1 600 unidades vendidas de um total de 2 049 carros e se tornou o modelo mais bem sucedido da marca ate entao ja a equipe de wolf nao teve o mesmo sucesso depois das tres vitorias e outros seis podios de jody scheckter na temporada de 1977 a equipe so conseguiria mais quatro podios em 1978 antes de entrar em uma temporada desastrosa em 1979 completando somente duas das 15 corridas da temporada ao final daquela temporada wolf vendeu a equipe para emerson e wilson fittipaldi e foi curtir a vida longe das pistas https //youtu be/cbxxcma4fis os countach acabaram vendidos e hoje o primeiro modelo esta no japao o segundo esta em um museu na alemanha e o terceiro em uma coleçao particular desconhecida na mesma entrevista ao site canadense driving wolf contou que nao e um colecionador e mantem seus carros apenas para satisfaçao pessoal e depois os vende apesar disso ele guarda dois carros antigos um lamborghini diablo que considera um carro fundamental de se pilotar e um mercedes 600 grosser que o levou ao gp de monaco vencido por sua equipe em 1977
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