o que foi tornara a ser o que foi feito se fara novamente; nao ha nada novo debaixo do sol eclesiastes 1 9 no inicio do automovel existiam carros eletricos carros a vapor e carros a gasolina; uma das grandes vantagens do eletrico e que nao precisava ser ligado era entrar acelerar e ele saia andando; parado parava de consumir energia efetivamente desligado de novo para voltar a funcionar quando andava o a vapor envolvia aquecer uma caldeira por horas; o a gasolina um procedimento arcaico envolvendo avanço e retardo de ponto e uma manivela assassina eu as vezes dava contragolpes violentos e quebrava braços ai alguem resolveu usar justamente um pouco da tecnologia eletrica para resolver isso um motor eletrico e uma bateria e gerador voila qualquer um podia ligar um carro a gasolina sem sair dele como um eletrico [caption id= attachment_321276 align= aligncenter width= 999 ] leno liga um carro a vapor de macacao e com tempo [/caption] eventualmente esse desenvolvimento eletrico do carro a gasolina o fez ficar claramente melhor e ele dominou a industria desde entao provocando o desaparecimento dos outros hoje o eletrico esta de volta com força extra; nao por alguma nova invençao que o fez superar o carro normal por motivos que nao tem nada a ver com o automovel em si o que nos mostra claramente que o futuro sempre sera uma incognita mas ele sempre se formara como um simulacro ou um aperfeiçoamento de algo que ja existiu se um dia o preconceito racial de credo sexual e de cor eram normas sociais hoje outras normas sociais mais justas estao em açao mas sao impostas da mesma forma que eram todas as normas sociais desde sempre tornando quem esta fora delas um paria social mas divago; queria falar isso so para mostrar que nao so em detalhes os carros apenas evoluem; tambem em conceitos completos vejam por exemplo o dodge viper o classico roadster/cupe americano que por quase 30 anos maravilhou o mundo com uma maneira eminentemente americana de se fazer um carro esporte o viper e americano da gema claro e muitos nao conseguem imaginar algo assim saindo de outro pais mas sua origem e um pouco diferente praticamente e a terceira encarnaçao de um tipo de carro que apareceu muito antes na era de ouro do carro esporte o periodo que imediatamente sucede a segunda guerra mundial e nao nos eua; na inglaterra o hibrido fale de carro hibrido hoje e voltamos naquela extremamente eficiente mescla de eletricidade e motor a combustao e um carro a gasolina ou alcool ou diesel ou qualquer outro combustivel que recebe propulsao eletrica tambem; tanto paralela em outro eixo ou selecionavel como em serie mas hibrido costumava ser outra coisa bem diferente [caption id= attachment_321282 align= aligncenter width= 999 ] o v8 ford num allard[/caption] era como e chamavam os carros e chassis europeus equipados com motores americanos naquela epoca de fortes diferenças regionais entre os automoveis era considerado o melhor dos mundos pegava se o chassi europeu entao muito melhor para frear e fazer curvas que o americano medio e nele se colocava um motor americano de preferencia um v8 isso porque um v8 americano era sempre de grande deslocamento mas relativamente pequeno e leve; era potente e gostoso mas um motor superdimensionado que durava para sempre; como era produzido em altissimas quantidades era barato e com muitas peças de reposiçao e preparaçao se os motores europeus eram pequenos e fracos ou carissimos e exoticos se potentes os americanos pareciam so ter as vantagens de ambos [caption id= attachment_321281 align= aligncenter width= 736 ] sidney allard e sua senhoura[/caption] um dos mais famosos deles seriam os criados por um concessionario ford ingles chamado sidney allard era um piloto amador e sua categoria preferida era aquele bem peculiar e eminentemente ingles tipo de competiçao a motor chamado de trials esse tipo de competiçao off road coloca carros em impossivelmente apertados morros lamacentos onde a traçao a agilidade e a manobrabilidade extrema sao importantissimos um percurso e marcado no meio do mato para ser percorrido no menor tempo possivel e sem cometer faltas diversas um carro de cada vez obviamente com acesso facil aos carros da ford sydney competia basicamente com ford v 8 sendo ele mesmo um fa do motor ford cabeça plana que aparecera nos eua em 1932 logo evolui para criar um carro dedicado para as competiçoes usando os restos de dois carros acidentados um ford v 8 e um bugatti t51 e criado o allard special este o primeiro allard special foi um hibrido extremamente bem sucedido; sucesso acaba por fazer gente pedir copias antes da guerra mais um punhado de allards e construido o que faz sidney começar a entreter sonhos de se tornar um fabricante mas uma guerra mundial intervem allard uma marca no pos guerra se voce olhar os allard special do pre guerra vera o conceito que falamos aqui ja se formando um chassi esportivo criado a mao so o primeiro foi baseado em bugatti de competiçao motorista esta quase em cima do eixo traseiro o motor um ford v8 esta entre eixos dianteiro assim como o radiador o carro e divertido por ter muita força e torque em um carro leve agil e com suspensoes e freios decentes e a receita do carro esporte leve com motor de caminhao que veriamos depois no shelby cobra e no dodge viper sem tirar nem por apenas a tecnologia da epoca difere mas e o mesmo carro [caption id= attachment_321283 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao dos allard literalmente um eixo rigido cortado no meio e articulado [/caption] a suspensao dianteira dos allard era independente mas de uma maneira que hoje nos parece tao arcaica que carece explicaçao tudo começa com um certo les ballamy que conseguiu sucesso nos anos 1930 na inglaterra com uma ideia simples converter eixos rigidos dianteiros em independentes cortando fisicamente o eixo ao meio e pivotando os dois pedaços restantes no meio do chassi claro que as molas e amortecedores tinham que ser modificados tambem e dois braços extras se tornam necessarios para controlar o movimento mas era uma modificaçao barata e relativamente efetiva tecnicamente esta suspensao e por braço oscilante dianteiro claro que comparado a uma suspensao moderna a soluçao de fundo de quintal nos parece pifia e muitos teoricos mantem que o eixo rigido bem acertado e muito melhor que a conversao propensa a imensas variaçoes de camber quase nunca nos momentos e direçoes desejaveis mas como um pacote completo mais acertado e desenvolvido que o equipamento de fabrica e visando competiçoes fez muito entusiasta feliz com seus ford pilot bellamy i f s converted e seria a suspensao dianteira dos allard [caption id= attachment_321288 align= aligncenter width= 640 ] allard p1 1952[/caption] mas voltando ao fio da meada historico sydney allard passa a segunda guerra mundial em sua oficina trabalhando em reparo e peças de reposiçao de caminhoes ford para o governo quando o conflito acaba encontra se numa posiçao otima para retomar as atividades do pre guerra tinha vasto estoque de peças e motores v 8 ford e mercury instalaçoes maiores uma quantidade maior de funcionarios e um mercado avido para carros de todo tipo depois de seis anos sem vendas de carros novos uma oportunidade unica o allard j2 viper pre historico sydney nao perde tempo e ja em 1945 aproveitando a seca em que qualquer coisa disponivel era um sucesso de vendas lança tres carros o primeiro j1 era praticamente uma evoluçao dos seus special do pre guerra um roadster de competiçao dedicado aos trials mas que podia ser usado nas ruas claro o k1 era um roadster maior e mais equipado e luxuoso para rua o m1 era um conversivel de 4 lugares e sua versao fechada p1 todos eles usavam a suspensao dianteira allard chassi proprio e o maximo de peças mecanicas ford possivel incluido ai o v 8 de valvulas laterais 3 6 litros e 85 cv [caption id= attachment_321289 align= aligncenter width= 999 ] allard j1 carro de trials [/caption] em 1948 chega na allard alguem importante para a historia da companhia o russo/americano zora arkus duntov com a falencia da sua ardun em nova york a venda dos direitos do seu cabeçote especial hemi para ford v 8 zora se mudara para a inglaterra para tentar um novo começo la se aproxima de sydney inicialmente para tentar vender o cabeçote ardun para os carros de allard zora ainda recebia algum dinheiro de royalties por cada unidade vendida mas logo os dois se tornam amigos e o russo acaba empregado na empresa de sydney num periodo muito fertil que acabaria em 1952 todo mundo sabe onde zora foi trabalhar depois da allard na chevrolet onde se tornaria o mr corvette [caption id= attachment_321291 align= aligncenter width= 999 ] zora na allard 1950[/caption] zora e parte da criaçao do carro que seria o simbolo maximo da allard em 1949 o allard j2 desenvolvido como um carro de uso misto rua/competiçao como fora o j1 o foco agora mudava ao inves das pistas enlameadas de fazendas umidas no interior da inglaterra agora o novo j2 brilharia nas competiçoes de velocidade em pista competindo com outros carros esporte seu maior mercado e a ensolarada california um lugar tao diferente que podia ser em plutao a receita basica de roadster leve com motor v 8 americano forte e mantida mas muito muda claro o chassi e tipo escada tradicional exclusivo na frente sao adotadas molas helicoidais e amortecedores telescopicos mas a geometria basica do eixo rigido cortado em dois para virar independente permanecia atras grande novidade a suspensao era um engenhoso dedion criado por sydney usando componentes ford os freios enormes tambores eram inboard na traseira perto do diferencial e nao na roda o cambio era ford manual de tres marchas [caption id= attachment_321294 align= aligncenter width= 999 ] o allard j2[/caption] sydney e zora prepararam o carro para receber o novo motor cadillac v 8 de alta taxa de compressao e valvulas no cabeçote 5 4 litros e 160 cv mas importar este motor para a inglaterra era praticamente impossivel entao para remediar isso os carros vendidos na ilha vinham com v 8 ford e mercury originais ou modificados como sydney fabricava o cabeçote ardun agora era oferecido tambem com o motor allard ohv mas logo ganharia fama de nada confiavel e poucos foram vendidos assim ja os carros enviados aos eua iam sem o motor com todas as fixaçoes e acionamentos preparados para receber o v 8 cadillac que era entao instalado pelo comprador mais tarde essa tecnica se aprimorou voce poderia escolher por exemplo v 8 chrysler hemi ou qualquer outro motor americano que allard lhe mandava um carro pronto para recebe lo ha noticias de carros com motores packard lincoln gmc 6 em linha oldsmobile e buick com o motor cadillac o carro pesava apenas 900 kg a seco distribuidos 45/55% entre a dianteira e a traseira respectivamente o carro media 3800 mm num entre eixos era de 2540 mm interessante notar que a bitola traseira era 100 mm menor que a dianteira que media 1 435 mm o j2 foi terrivelmente eficiente em competiçoes nos eua fazendo uma fama consideravel tanto na pista quanto fora dela teria ganhado le mans em 1950 se o cambio de caminhao ford nao tivesse quebrado em 1952 aparece o j2x facilmente identificado pelo nariz mais comprido que acaba depois das rodas dianteiras necessario para jogar o motor mais para a frente tal modificaçao teve dois objetivos mais espaço no cockpit e um pouco mais de peso na dianteira para ajudar o comportamento dinamico [caption id= attachment_321296 align= aligncenter width= 800 ] j2x nariz mais longo [/caption] isto e mais um sem fim de ajustes e modificaçoes criadas por sydney e zora no carro tornam esta indiscutivelmente a melhor versao para se andar rapido mas ficou um carro feio de proporçoes estranhas tambem nao teve tanto sucesso em pista quanto a versao anterior em 1952 a concorrencia era muito mais sofisticada de mercedes a jaguar de ferrari a porsche e o velho chassi pre guerra modificado perdia sua vantagem o cobra e o viper nos eua a formula inaugurada pelo j2 foi de grande sucesso um hot rodder chamado max balchowski começa a correr e ganhar em carros feitos em casa com mecanica buick muito parecidos com os j2 um certo piloto chamado carrol shelby adorava correr com j2 e j2x mas meio que esqueceu deles conforme a decada progrediu e ficaram obsoletos mas quando problemas de coraçao o obrigam a voltar para casa e nao competir mais sabia o que queria fazer uma versao moderna dos allard j2 procurou um chassi e uma empresa disposta a colaborar e a achou na ac inglesa e seu ace bristol tentou o v8 chevrolet o v8 de aluminio da buick mas so conseguiu um parceiro em lee iacocca da ford; o resto e historia conhecida em 1964 com um ford v8 em uma chassi de ac ace modificado nascia o shelby cobra o cobra se tornou uma lenda aderindo a risca a formula de sidney allard que morreria em 1967 de cancer aos 55 anos um roadster com um chassi decente piloto recuado ate o eixo traseiro e um v8 americano preparado para gritar la na frente o carro de corrida com motor de caminhao vivia para correr mais uma vez com grande sucesso vinte e cinco anos depois do ultimo cobra ser fabricado na segunda metade dos anos 1980 encontramos outro entusiasta o entao executivo da chrysler bob lutz abrindo sua garagem num domingo dela tira seu carro favorito um autokraft mkiv preto a autokraft era a herdeira da ac inglesa e nos anos 1980 fabricava uma versao levemente modernizada do cobra carroceria e suspensao do mk iii mas o moderno motor 302 v8 de mustang com injeçao e 225 cv com carroceria de aluminio batido a mao nos bucks originais da ac era um passo adiante das populares replicas uma verdadeira continuaçao do cobra o motor 302 v8 afinal de contas era um descendente direto do 260/289 do cobra mki e mkii era carissimo tambem; lutz comprara o seu com o dinheiro da rescisao da ford um belissimo roadster com todos os logotipos ford removidos para nao ferir as sensibilidades de seu novo empregador lutz sai para o passeio e durante ele como sempre acontece com a gente a mente viaja pensou de como gostava do cobra de como era bom um carro esporte tradicional com um motor moderno de como deveriam existir mais dele uma certa tristeza bateu por nao poder usar motores da chrysler; nao existiam entao mais v8 de alta potencia na companhia apenas algumas versoes para caminhonetes com pouca potencia talvez se eu pedir para a engenharia me fazer um v8 preparado… lembrou do v10 que estavam preparando para a ram; como nao existia mais v8 big block chrysler e estavam fazendo um v6 derivado do v8 la o mesmo que ia nos nossos dodge resolveram aproveitar e fazer um v10 derivado tambem com oito litros mas este um motor enorme e pesado nao caberia no seu cobra [caption id= attachment_321306 align= aligncenter width= 800 ] lutz no primeiro prototipo do viper ao seu lado roy sojberg gerente de projeto foi aprendiz de zora na chevrolet mundo pequeno [/caption] foi entao que como um tapa na orelha o dodge viper apareceu na cabeça de bob lutz uma ideia perfeita que nao precisaria dar lucro apenas se pagar um cobra moderno com o v10 de 8 litros um carro para chacoalhar a imagem externa da chrysler um competidor para o corvette uma prova para o publico externo que a empresa ainda estava viva detalhe roy sojberg gerente de projeto do viper começou a carreira na chevrolet trabalhando com ninguem menos que zora arkus duntov mundo pequeno sidney allard inventou o j2 com zora shelby anda no carro e entende o que o fez grande; acaba fazendo uma versao moderna dele com tecnologia vinte anos adiante bob lutz anda no seu cobra e decide tambem fazer uma versao moderna dele com tecnologia vinte anos adiante uma ideia transferida adiante no tempo por meio de alguns automoveis boas ideias parece sao imortais; so precisamos ter paciencia para esperar elas voltarem
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