nao e a toa que hoje dia 20 de janeiro comemoramos o dia nacional do fusca o brasileiro e tao ligado ao modelo que nao se contentou apenas com o dia mundial do fusca comemorado no dia 22 de junho e logo tratou de fazer um dia para celebrar a existencia do fusca no brasil nem poderia ser diferente mesmo depois de quase 70 anos desde sua chegada nao ha alguem que nao tenha uma historia com ele mas como ele chegou ao brasil bem depende do tipo de chegada que voce quer saber quando o primeiro fusca foi trazido ao brasil ou quando ele começou a ser vendido no brasil os fuscas mais antigos dos brasil sao anteriores a produçao local o mais antigo deles e um exemplar de 1946 que foi encontrado ha pouco menos de dez anos em taubate/sp o carro infelizmente foi modificado ao estilo speedster sem portas nem capota para ser usado em atraçoes tipo parede da morte a modificaçao contudo e tao antiga quanto o carro foi feita em 1948 ainda na alemanha e por isso tem seu valor historico tres anos depois em 1951 o carro foi trazido ao brasil pelo alemao que fazia o show em seu pais de origem e ficou aqui sendo usado em apresentaçoes ate os anos 1970 [caption id= attachment_376631 align= aligncenter width= 1978 ] foto andre beldi[/caption] o que aconteceu com o carro entre os anos 1970 e 2016 e incerto o carro foi encontrado em um terreno de taubate por seu atual proprietario andre beldi que percebeu o potencial historico do modelo quando viu o logotipo antigo da volkswagen no carro — o vw circunscrito pela engrenagem usado entre 1939 e 1945 ao pesquisar o chassi do carro descobriu ser um exemplar da primeira leva de fuscas feitos durante a intervençao britanica na atual cidade de wolfsburg sede da fabrica do kdf wagen apos arrematar o fusca andre pensou em transferir a mecanica para uma carroceria da mesma epoca mas em certo ponto acabou conseguindo contato com a familia do alemao que trouxe o carro ao brasil e conheceu os detalhes da historia do carro assim ele decidiu restaura lo com base nas modificaçoes feitas em 1948 — com direito a cor e letreiro pintado na epoca outro candidato a primeiro fusca do brasil e o modelo 1949 de jorge cirne que ja apareceu por aqui no flatout classics & street o modelo e o segundo mais antigo do brasil mas e o mais antigo ainda em sua forma original — embora tenha sido restaurado jorge encontrou o motor do carro anunciado no mercado livre e reparou que tratava se de um motor 1100 mais antigo que os oferecidos no brasil ao questionar o vendedor soube que o motor havia sido retirado de um fusca 1949 — o qual o vendedor se recusava a vender junto do motor um ano depois contudo o carro foi anunciado e apesar do pessimo estado de conservaçao cirne comprou o carro e iniciou um processo de restauraçao que levou tres anos e incluiu ate mesmo o garimpo de peças na alemanha https //flatout com br/jorge e seu fusca 1949 o mais antigo do brasil ainda original flatout classics/ diferentemente do fusca 1946 a historia deste exemplar de 1949 nunca foi documentada entao nao se sabe quando exatamente ele chegou ao pais — se foi ainda novo ou se foi trazido posteriormente o que se sabe e que pelo codigo do chassi ele foi construido entre dezembro de 1948 e janeiro de 1949 e por isso tambem que nao se sabe qual dos dois chegou antes ao brasil ha registros de outros dois fusca 1949 no pais um de julho e outro de outubro daquele ano — mais novos que o de cirne portanto — contudo a localizaçao e o estado atual dos carros sao desconhecidos o que temos de concreto sobre a chegada do fusca ao brasil portanto e apenas o inicio de sua fabricaçao — nenhum jornal por exemplo anunciou ou noticiou o volkswagen antes de 1950 a primeira mençao aparece somente em 20 de abril de 1950 quando o proprio heinz nordoff entao chefao da volkswagen veio ao brasil reunir se com a diretoria da brasmotor e anunciar a fabricaçao do fusca em sao paulo [caption id= attachment_376628 align= aligncenter width= 1628 ] recorde do jornal correio paulistano de 29/04/1950[/caption] se nordoff e a braz motor ja estavam celebrando a chegada do fusca ao brasil em abril de 1950 esta historia sem duvida começou um pouco antes ha algumas versoes da historia mas a que foi oficializada pela volkswagen nos anos 1980 conta que jose bastos thompson entao diretor da brasmotor ficou interessado pelo fusca ao ver uma noticia sobre a reconstruçao da fabrica alema pela ocupaçao britanica a companhia distribuidora geral brasmotor a empresa fora fundada em sao bernardo do campo pelo boliviano hugo miguel etchenique em 1945 quando schultz wenk veio ao brasil em 1949 a brasmotor ja montava modelos utilitarios da chrysler no brasil em regime ckd em um galpao na rua marechal deodoro em sao bernardo do campo/sp thompson era o responsavel pela operaçao da fabrica thompson tinha contato com o entao presidente da chrysler cecil b thomas que veio ao brasil em junho de 1949 para inaugurar a fabrica da brasmotor em sao bernardo do campo/sp durante os eventos da inauguraçao thompson teria convencido thomas de que o volkswagen poderia ser um bom complemento aos modelos chrysler no brasil e segundo esta versao da historia thomas convenceu nordhoff de que o brasil seria um bom local para instalar uma fabrica da volkswagen [caption id= attachment_376633 align= aligncenter width= 800 ] cecil thomas cumprimenta miguel calmon da brasmotor sob os olhares de etchenique e thompson foto do acervo de alexander gromow[/caption] ha uma outra versao que coloca na historia um outro personagem friedrich wilhelm schultz wenk um alemao que conhecera nordhoff em wolfsburg e decidiu emigrar para o brasil nordhoff teria pedido a schultz wenk para estudar a viabilidade de se vender fuscas na america do sul aqui as versoes se encontram nordhoff havia ido a argentina estudar a viabilidade da fabrica da volkswagen por la mas ao saber do interesse da brasmotor em produzir o fusca no brasil entrou em contato com schultz wenk e desembarcou por aqui na segunda metade de 1949 no site auto entusiastas carlo gancia conta que nordhoff ofereceu a schultz wenk a representaçao da volkswagen na america do sul e que isso aconteceu em sua visita a sao paulo em 1950 contudo nordhoff ja estava reunido com o pessoal da brasmotor e a fabrica ja estava anunciada em abril de 1950 aparentemente o convite aconteceu no ano anterior [caption id= attachment_376632 align= aligncenter width= 676 ] schultz wenk nordhoff e etchenique em 1949 foto do acervo de alexander gromow[/caption] o fato e que schultz wenk acabou se tornando o diretor da volkswagen no brasil ja a partir de 1950 e tinha como primeiro desafio vender no brasil dominado pelos grandes carros americanos um carro popular alemao ainda associado a alemanha que acabara de ser derrotada na segunda guerra as primeiras unidades chegaram ainda em 1950 — os primeiros anuncios em jornais datam de dezembro de 1950 abaixo consta que foram trazidas 30 unidades do fusca pelo porto de santos a um preço curiosamente elevado considerando se tratar de um carro popular os carros foram vendidos quase imediatamente e ja em 1951 a brasmotor começou a receber os carros desmontados para a montagem e venda local enquanto schultz wenk tratava de estabelecer a rede de concessionarios [caption id= attachment_376629 align= aligncenter width= 1170 ] anuncio no diario de noticias de 15/12/1950[/caption] como eram totalmente importados os carros precisavam de compensaçao schultz wenk comprava maquinas agricolas no brasil e as exportava para a alemanha conseguindo assim trazer os conjuntos desmontados do fusca e da kombi a montagem diferentemente do que pode parecer era praticamente um processo de fabricaçao pois a carroceria era soldada e pintada no brasill e os motores e acabamento interno eram montados nas instalaçoes da brasmotor em 1953 a volkswagen chegava oficialmente ao brasil — de inicio instalada em um galpao alugado no ipiranga em sao paulo novamente as peças chegavam importadas da alemanha e eram montadas no brasil cerca de 2 300 unidades do fusca e quase 560 exemplares da kombi foram fabricados desta forma esta fase nao durou muito contudo diante do sucesso do fusca logo a vw viu que precisava de uma fabrica de verdade para ele com os incentivos de desenvolvimento do governo de juscelino kubitschek a volkswagen iniciou em 1956 a construçao de sua nova fabrica as margens da rodovia anchieta em sao bernardo do campo/sp o primeiro predio ficou pronto em 1957 a chamada ala ii e dele saiu o primeiro volkswagen nacional uma kombi produzida em 2 de setembro daquele mesmo ano a fabrica contudo so seria inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959 quando o fusca foi finalmente nacionalizado tornando se legalmente um carro brasileiro esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] leia tambem https //flatout com br/o nascimento do fusca como um militar ingles criou a volkswagen apos o fim da guerra/ https //flatout com br/black widow o fusca mais rapido de todos os tempos/
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