nao me lembro exatamente que ano foi e portanto nao sei quantos anos tinha na epoca; era definitivamente uma criança pequena estavamos de ferias na casa do meu avo albert hanser em caieiras sp; numa rua que hoje se chama rua albert hanser o que me lembro e que ja era doido por carros devorava as revistas quatro rodas antigas dos anos 1960 que eram do meu tio estocadas no fundo da casa; folheava as revistas alemas auto motor und sport que meu avo recebia todo mes em casa mesmo sem falar ou ler alemao meu pai chega de repente sem avisar deveria estar no rio de janeiro trabalhando e toca a campainha fomos todos ver o burburinho que minha mae fazia la fora com ele era um passat sim meu pai tinha comprado um vw passat novinho cor de vinho duas portas a grande novidade da vw em 1974 por aqui; lançado apenas um ano depois da europa era um carro diferente e moderno ficamos todos doidos inclusive meu avo alemao que nao escondia a curiosidade e orgulho patriotico naquele exilado alemao de metal bem mais jovem que ele o logotipo na tampa de porta malas dizia passat l mas meu pai se apressava em explicar e um lm meio caminho entre o basico l e o luxuoso ls por isso vinha com bancos reclinaveis de tecido grande melhora dos fixos de vinil do l no painel havia um relogio no meio dos instrumentos e luxo dos luxos um hodometro parcial outra coisa importante numa epoca em que todos fumavam um acendedor de cigarros no painel o meu pai ainda disse que pagara extra por um radio am/fm de alta fidelidade foi o primeiro carro zero que tivemos em casa e seria o substituto do fusca 1969 verde que era o carro da familia desde que me lembro por gente um dia incrivelmente legal aquele com a familia feliz com o carro novo o passat nao e mundialmente o primeiro carro da volkswagen com motor arrefecido a liquido; la fora seu antecessor fora o nsu k70 um seda que a vw herdou ao comprar a empresa e o lançou como vw k70 em 1969 o passat tambem tinha origem em outra empresa e uma versao vw do primeiro audi 80 de 1972 mas quando chegou aqui no brasil no meio de 1974 50 anos atras era um game changer nao so para a vw que abandonava ali decadas de motores arrefecidos a ar traseiros para toda a industria aqui e la fora o desenho era moderno e diferente sim criado como foi por giugiaro que fez na mesma epoca o golf e o scirrocco e criou a linguagem de estilo da nova vw mas nao era isso que realmente impressionava a gente no passat quando foi lançado o que impressionava era o fato de que ao rodar era diferente de tudo que experimentamos ate ali mesmo para um moleque imberbe como eu aboletado no banco traseiro apoiado com os dois braços nos bancos individuais de meus pais olhando interessado para a estrada adiante era primeiro a suspensao que rolava pouco e toda vez que se passava em um buraco ou ondulaçao nao tomava impactos secos ou chatos; tudo era absorvido tranquilamente firme mas nao desconfortavel o carro era tambem rigido pacas parecendo uma coisa so e nao fletindo constantemente e havia tambem o motor nao vibrava muito girava alegre e parecia extremamente forte e veloz nao sabia ali disso ainda mas estava experimentando um pouquinho do futuro do automovel [caption id= attachment_369503 align= aligncenter width= 999 ] a perua pena que nao veio[/caption] vamos acelerar agora o relogio um pouco para o ano de dois mil e tres morava em resende no estado do rio de janeiro e para economizar um pouco de dinheiro da gasolina do trajeto ao trabalho fazia um revezamento com meu amigo charles o engenheiro de suspensao do projeto de caminhao da vw onde trabalhavamos juntos um dia ele me dava carona outro dia eu dava carona para ele; assim os 20 km entre a cidade e a fabrica ficavam um pouco menos pesados no bolso de ambos o charles tinha um polo 2 0 novinho; cara sofisticado que era eu tinha dois carros que usava para o trecho um chevette 1 6 l 1993 e um opala cupe preto seis cilindros e tres marchas 1974 que carinhosamente era conhecido como o morcego negro ambos sem ar condicionado naquele lugar quente; mas o charles nao parecia se importar e lidava bem com meus carros velhos de uso [caption id= attachment_369509 align= aligncenter width= 999 ] o morcego negro mais veloz mas um carro antigo[/caption] o charles por mais incrivel que isso parecesse para todos que o conheciam entao arrumou uma namorada; em pouco tempo talvez consciente da impossibilidade de algo assim acontecer duas vezes logo a pediu em casamento o casorio e as futuras despesas iminentes o fizeram vender o polo a esposa afinal de contas tinha um carro que ele poderia usar o carro do avo falecido era um passat tres portas azul 1975 o carro estava em situaçao calamitosa nada de ferrugem mas estava parado havia tres anos desde que o dono falecera e aparentemente tinha sido mantido sem cuidado algum quando era vivo faze lo funcionar foi uma saga e nada ali estava em bom estado mas o charles o colocou em uso o que significa que ocupei o banco do carona regularmente andar nele no dia seguinte do meu opala foi revelador o meu opala era cuidado e em perfeito estado; mesmo assim era incrivel como aquele passat azul parecia… moderno nao em sua carroceria seus bancos horriveis e quebrados seu estado deploravel… rodando mesmo a suspensao parecia de um carro de vinte anos adiante o meu opala rodava firme com amortecedores mais duros mas nao era a mesma coisa; o carro tinha uma compostura e segurança ao rodar simplesmente incomparavel os dois eram da mesma epoca contemporaneos; mas o opala era ligado ao passado e o passat ao futuro [caption id= attachment_369505 align= aligncenter width= 999 ] o carro do charles era hatchback como este; o de meu pai nao[/caption] eu estava la meninos nunca mais vi um salto de qualidade como aquele o passat quando chegou aqui em 1974 trouxe consigo uma nova era no mundo do automovel obsoletou tudo que existia nao olhando numeros de desempenho ou sofisticaçao mecanica; mas na forma como se comportava ao rodar tudo ficou velho imediatamente e ao contrario do que se fala por ai nao e que so tinha velharia por aqui na epoca os anos de 1973 e 1974 trouxeram lançamentos importantes e modernos no brasil todos eles nao so carros novos mas novas categorias para a empresa que os lançavam o chevette primeiro chevrolet pequeno; o dodge 1800 um carro medio numa empresa que ate entao so fazia grandes o ford maverick para combater o opala a brasilia para combater o chevette e finalmente o passat [caption id= attachment_369514 align= aligncenter width= 999 ] quatro portas nunca um sucesso no brasil[/caption] o chevette era o maior lançamento mundial da gm na epoca e veio ao brasil antes mesmo da alemanha e so apareceria nos eua alguns anos depois o maverick era novidade nos eua ate o dodge 1800 o mais antigo aqui tinha aparecido na inglaterra em 1971 e dificilmente poderia ser chamado de ultrapassado o chevette e o dodge eram melhores para direçao esportiva; eram carros estaveis e de traçao traseira e com bons freios e pneus radiais opcionais mas como sempre no passado a firmeza de suspensao cobrava preço no conforto ao rodar; seus eixos rigidos traseiros tambem nao ajudavam nisso e seus motores regulados para consumo baixo nem de longe pareciam tao alegres e suaves em funcionamento como o novo vw o chevette era decididamente rouco e vibrador em alta velocidade o maverick nem vamos comentar; parte da tradiçao americana de um pais sem curvas foi lançado com um motor willys terrivelmente antigo ainda por cima o corcel na verdade um renault de 1969 tambem era relativamente moderno mas tambem incomparavel nao nao havia nada aqui como o passat a suas suspensao dianteira mcpherson com batentes de pu microcelular que faziam vezes de mola auxiliar tinham uma geometria perfeita para a traçao dianteira e os pneus radiais modernos; com raio de rolagem negativo eram de uma estabilidade direcional incrivel e uma firmeza em curvas ajudada pela carroceria rigida para a epoca que era simplesmente impressionante a direçao por pinhao e cremalheira sem assistencia nao era pesada demais e tinha precisao e resposta decente mesmo vista de hoje talvez ainda mais vista de hoje; nao existe nada assim mais o motor no papel nao tem nada de mais um quatro em linha ohc subquadrado aos 76 5 x 80 mm e 1471 cm³ com taxa baixa de 7 1 e carburador simples solex h35 dava 78 cv e 11 5 mkgf apenas numeros hoje que deixariam um 1 0 aspirado morrendo de vergonha mesmo na epoca nao parecia nada demais no papel andando era uma revelaçao de linearidade suavidade economia e alegria que eram incriveis a potencia maxima era a altos 6100 rpm mas desde baixa rotaçao tinha bastante torque o maximo era atingido a 3600 rpm sendo um motor elastico e assim alegre as quatro marchas disponiveis tinham acionamento decente e escalonamento decente ajudava bastante o peso baixo de 860 kg o carro parecia veloz de verdade ajudado pela estabilidade impecavel previsivel e segura que fazia de todo motorista medio um piloto a estabilidade da traçao dianteira nem era muito afetada pelo motor grande pendurado la na frente antes tabu o motor era inclinado para o lado para baixar o cg e fazer um capo mais baixo e o radiador estava do seu lado selado e com ventoinha eletrica tudo ajudava a fazer uma experiencia ao volante que e mais 1990 que 1970 so o fiat 147 em 1977 chegaria perto dele mas ainda que idiossincrasias de cambio de engates dificeis e confiabilidade baixa impedissem seu sucesso imediato de onde veio [caption id= attachment_369518 align= aligncenter width= 999 ] dkw f102[/caption] o mais proximo de um passat que tivemos aqui antes foram os dkw vemag; faz sentido pois o passat e na verdade um descendente dele e nao do fusca nao que fosse igual a estabilidade e comportamento podem lembrar o passat mas seu motor 2 tempos de tres cilindros e o conforto de marcha sao mais 1950 que 1970 um e evoluçao do outro e herdeiro de uma tradiçao de traçao dianteira tao antiga quanto a da citroen [caption id= attachment_369525 align= aligncenter width= 999 ] dkw gsanha motor 4 tempos audi em 1965[/caption] o nosso dkw vemag era o sonderklasse na alemanha; em 1963 e substituido pelo f 102 este carro era uma grande evoluçao mas ainda mantendo os conceitos basicos de traçao dianteira e motor tricilindrico a dois tempos que tornaram a marca amada por uma legiao de fas o motor agora deslocava 1 175 cm³ 81 x 76 mm consumia pouquissimo oleo lubrificante e dava 60 cv a 4 500 rpm o resto do carro era bem diferente do dkw que conhecemos aqui porem uma carroceria de desenho moderno monobloco o nosso dkw tinha chassi separado levava suspensoes dianteiras de duplo a sobreposto mas com colunas de mola/amortecedores parecidas com uma mcpherson e traseira por eixo de torçao freios a disco dianteiros eram montados inboard proximos a transmissao mas o motor permanecia pendurado longitudinalmente adiante do transeixo e traçao dianteira [caption id= attachment_369526 align= aligncenter width= 999 ] debaixo do capo do primeiro audi 1965 proto passat[/caption] mas dois tempos ja era claramente algo do passado a auto union era propriedade da daimler benz desde 1959 e esta decide fazer algo a respeito dr ludwig krauss um engenheiro vindo da daimler benz tinha uma ideia colocar um moderno quatro em linha de quatro tempos no f102 e assim conseguir um carro ao mesmo tempo bem desenvolvido a dkw fazia traçao dianteira desde 1932 e modernissimo abandonar o ultrapassado dois tempos era um caminho para aproveitar se das outras varias qualidades do f102 e dos dkw desde sempre [caption id= attachment_369513 align= aligncenter width= 999 ] o audi 80 b1/passat[/caption] como desde a formaçao da auto union nos anos 1930 os audi eram dkw´s com motores de quatro tempos resolveu se reviver a entao morta marca audi em 1965 com um carro que era basicamente um dkw f 102 com um novo motor quatro em linha de quatro tempos foi chamado simplesmente de audi entao e conhecido pelo codigo f 103 que remonta da dkw [caption id= attachment_369527 align= aligncenter width= 999 ] o audi 80 1972[/caption] este novo motor de quatro cilindros em linha era fruto de uma pesquisa da mercedes para convergir as tecnologias de alta compressao ciclo diesel e baixa compressao ciclo otto e por isso foi chamado de mitteldrucker pressao media contava com comando de valvulas no cabeçote acionado por corrente e nao correia dentada como depois seria tradiçao na vw tinha 1 695 cm³ 80 x 84 4 mm e 72 cv de potencia e trazia o desempenho do carro para um patamar mais moderno era um antecessor do motor do passat mas ainda nao era ele o arranjo deste motor no cofre e um passo evolucionario claro para os futuros audi e o passat inclinado para direita para permitir capo e cg mais baixo e radiador ao lado dele com ventilador eletrico para encurtar a frente apenas o angulo do radiador muda em relaçao ao passat em 1972 aparecia na audi o sucessor do f103 que agora se chamava audi 80 para diferencia lo do novo audi 100 maior este novo audi 80 codinome b1 era uma evoluçao que efetivamente consolidaria a audi o carro primeiro tinha um novo motor o vw ea827 o motor que conhecemos hoje como vw ap era uma evoluçao do carro anterior agora com um cofre desenhado com mais espaço motor inclinado para direita e radiador ao lado agora perpendicular ao sentido de direçao do veiculo suspensao dianteira mcpherson raio de rolagem negativo e direçao por pinhao e cremalheira; nascia o que conhecemos como passat o audi 80 b1 e o passat sem tirar nem por; a suspensao traseira dele e diferente mas de resto ate painel de instrumentos e bancos sao os mesmos o passat nao passando de uma versao fastback barateada pois bem como sabemos o passat veio ao brasil em 1974 uma verdadeira revoluçao em relaçao ao que se via aqui da marca ate entao; um carro moderno refrigerado a agua e nao mais o bom senso sobre rodas do fusca e derivados um grande medo da vw essa mudança; mas a excelencia tecnica do carro se mostrou suficiente para que o passado fosse esquecido rodando nao existia nada igual ha 50 anos era o futuro claramente mesmo la fora a excelencia do novo audi imediatamente foi um sucesso; por decadas a base do primeiro audi 80 b1 foi refeita e evoluida mas continua visivel; a audi continua com carros de motor longitudinal alem do transeixo dianteiro ate hoje apenas evoluçao aqui; uma que pode ser traçada claramente desde os dkw dos anos 1950 lentamente durante os anos 1970 e 1980 a empresa cresceu e floresceu ate ser um grande competidor da bmw e mercedes benz ja o passat aqui no brasil durou ate 1988; a segunda geraçao chamada aqui de vw santana efetivamente o substituindo; so voltou depois importado depois de 1990 mas marcou profundamente nosso pais 50 anos atras; um vw totalmente diferente do que existia ate ali mas por apontar e acertar na mosca o que seria o carro do futuro conseguiu fazer a transiçao feliz aniversario passat
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