o ponei e um cavalo pequeno menor que um cavalo normal e por isso mesmo mais agil por isso em 1964 quando a ford lançou o mustang em si um carro de motivos equestres a sua categoria mercadologica ficou conhecida coletivamente como pony cars [caption id= attachment_376514 align= aligncenter width= 999 ] camaro e firebird 1967[/caption] eram carros bem menores que um americano tradicional; carros esportivos cupes e conversiveis mas baratos e pequenos para o jovem de entao interessadissimo em carros e alta performance a historia desta categoria e um jogo de imitaçao a chevrolet imita a vw com o corvair um vw americano maior mas baixo largo e comprido de seis cilindros nao faz sucesso como sedan barato mas sim como carro esporte cupe e conversivel ford ataca com um cupe e conversivel baseado no seu compacto falcon o mustang em 1964 a chevrolet faz a mesma coisa com o convencional compacto nova criando o camaro em 1966 em 1967 a pontiac lança seu camaro chamado de pontiac firebird https //flatout com br/pontiac firebird buick grand national/ nos anos 1980 a dupla da gm tinha evoluido para algo que a primeira vista denotava apenas o uso de alta performance eram mais baixos o desenho em cunha e com pouquissimo espaço no banco traseiro eram agora chamados coletivamente f body nesta terceira geraçao e firebird e camaro eram basicamente o mesmo carro como contamos aqui [caption id= attachment_376517 align= aligncenter width= 999 ] 1993 quarta geraçao e ultima do pontiac firebird[/caption] a quarta geraçao seguiu o mesmo tema da anterior e aparece em 1993 com uma carroceria diferente que seria ate hoje controversa e um desenho corajoso e futurista e que funciona extremamente bem por exemplo visto pela lateral; mas as proporçoes um pouco erradas aparecem claramente tambem nas vistas de ¾ de frente por exemplo muito provavelmente essas proporçoes foram mantidas junto com o entre eixos de 2565 mm; um espaçamento maior dessas rodas para as extremidades do carro junto com bitolas mais largas e rodas maiores fariam um carro muito mais bonito com esta mesma carroceria mas nao chegava a ser feio; era apenas reflexo de uma gm que nao tinha uma direçao forte de estilo consideraçoes como esta de mudar algumas dimensoes so nao conseguiam ir adiante por custo; so a chegada de bob lutz em 2002 mudaria isso definitivamente o carro em si era um dos melhores firebird/camaro da historia; simplesmente pelo fato de que eram carros simples tradicionais mas ao mesmo tempo terrivelmente efetivos andavam um absurdo e faziam muita curva pelo seu preço e epoca nao eram sofisticados seus interiores meio pobres e as carrocerias um tanto flexiveis e barulhentas mas eram carros realmente velozes em todas as situaçoes e eram muito mais baratos do que qualquer coisa de mesmo desempenho o esquema basico de chassi repetia o da terceira geraçao; vale a pena relembrar rapidamente aqui ele a suspensao traseira era como a do carro anterior por meio de eixo rigido sim mas totalmente controlado era em desenho parecida com a do chevette com uma barra panhard lateral e dois braços inferiores com molas helicoidais e amortecedores telescopicos a funçao dos braços superiores de segurar a reaçao ao torque no eixo que faria o eixo rodar junto com as rodas que no chevette e realizado pelo tubo de torque nos f car de quarta geraçao firebird e realizado por um longo braço de reaçao articulado junto ao carda e preso ao diferencial e em chapa de aço estampada este braço dos f body tambem ha barra estabilizadora na frente um pouco diferente do carro anterior uma coluna amortecedor mola como uma mcpherson mas na verdade e um duplo a sobreposto com o braço superior mais alto que o normal e um longo cubo de roda para compensar no todo uma suspensao bem interessante que com distribuiçao de peso razoavel 55/45% faz um comportamento exemplar o carro nao era leve ao redor dos 1500 kg mas era extremamente potente para sua epoca nas versoes v8 quando nasce em 1993 vem com a segunda geraçao do tradicional v8 chevrolet de bloco pequeno o lt1 aqui com injeçao multiponto e 284 cv de seus 5 7 litros depois esta potencia aumentaria para 309 cv e no caso do lt4 com o novo coletor de admissao entre outras melhorias 335 cv [caption id= attachment_376529 align= aligncenter width= 999 ] lt1 evoluçao do v8 chevrolet pequeno de 1955[/caption] todo firebird v8 de quarta geraçao vinha de serie com uma transmissao automatica de 4 velocidades 4l60 embora a transmissao manual de 6 velocidades borg warner t56 fosse uma opçao os freios eram a disco ventilados nas quatro rodas de 11 polegadas na frente e atras de 11 4 polegadas as rodas eram de 16 polegadas com pneus goodyear gatorback 245/50 zr 16 eram carros que podiam fazer o 0 100 km/h na casa dos cinco segundos o famoso menos de seis segundos que na epoca para seu preço era simplesmente inimitavel o quarto de milha era despachado pouco acima dos 14 segundos a 160 km/h e a velocidade final era impressionante 254 km/h ainda hoje sao numeros respeitaveis mas em 1993 eram incriveis como sempre os firebird e seu gemeo camaro continuavam significando desempenho a baixo preço mas agora com um chassi bem acertado e freios e pneus decentes nao era somente em retas; em pistas e estradas sinuosas continuava algo temido por porsches e ferraris lembrem que em 1993 um 911 tinha 270 cv e o ferrari 348 tb 300 cv mas foi um carro lançado com um motor antigo na verdade sim neste ponto o v8 chevrolet era muito diferente do que era em seu lançamento em 1955 mas ainda era na arquitetura a mesma coisa dentro da chevrolet uma nova e incrivel geraçao do v8 chevrolet estava em desenvolvimento a familia que hoje chamamos de ls este novo v8 nao tinha nada em comum com o v8 antigo a nao ser o espirito livres das amarras de usar peças do motor antigo os engenheiros da chevrolet fizeram uma revoluçao tao grande como em 1955 o motor era menor mais leve de cg ainda mais baixo alem de mais potente ainda era um v8 a 90° e ohv; tambem a distancia entre centros de cilindro era a mesma mas era outra coisa os cilindros e dutos por exemplo eram identicos em todos os cilindros e os dutos enormes e com espaço para ficarem maiores começa ja em 5 7 litros com tambem espaço para crescer ou diminuir de tamanho interno o motor evoluiria muito e ainda esta em produçao quase trinta anos depois de seu lançamento em 1997 o ls7 de 2006 e um exemplo do potencial da familia ls minusculo e pesando apenas 200 kg o motor deslocava nada menos que 7 litros dava 507 cv aspirado e girava a 7000 rpm ainda hoje numeros de cair o queixo [caption id= attachment_376533 align= aligncenter width= 999 ] ls7 de 2006 ainda hoje impressionante[/caption] mas em 1993 quando o novo camaro e firebird estavam para ser lançados o projeto do corvette e do novo v8 estavam congelados sem prazo para retomada o grupo que fazia o f body resolveu manter o ainda competitivo v8 antigo diferente do camaro que renasceu em 2010 o firebird so foi ate 2002 na sua quarta geraçao a quarta geraçao e entao ate agora o ultimo firebird mas nao morreu antes de receber um v8 ls claro e nesse processo de se trocar o motor nasce um carro muito especial o gold rush gold firebird em 1997 aparece o primeiro ls de produçao o ls1 debaixo do capo do corvette c5 tinha 5 7 litros como o carro anterior e 350 cv nao muita potencia a mais mas era nada menos que 43 kg mais leve que o antigo v8 com potencia similar e era fisicamente menor e todo em aluminio mas era tambem capaz de cilindradas maiores chegaria ate sete litros de deslocamento este ls1 era apenas um começo obviamente este motor iria ser usado no camaro e no firebird em 1998 o firebird recebeu uma atualizaçao de meio de ciclo e com ela o novo motor era o novo ls1 com 5 7 litros e apesar de identico ao motor do corvette de 350 cv; era declarado como tendo 310 cv nos f body alem disso o firebird ganhou um novo capo e painel frontal com entradas duplas farois quadruplos de halogenio retrateis piscas circulares e farois de neblina saidas de ar inferiores do para lama novas lanternas traseiras entre outros detalhes no painel novos airbags de segunda geraçao os firebirds ls1 tambem foram equipados com um eixo de transmissao de aluminio substituindo a versao anterior de aço enquanto todos os niveis de acabamento ganharam freios a disco nas quatro rodas com pinças dianteiras de pistao duplo e rotores maiores em cada roda completos com um sistema abs bosch mas o primeiro firebird a receber um motor ls1 foi um prototipo que recebeu o vin 00001 era um carro especial que acaba por receber o apelido de gold rush devido ao seu acabamento de pintura sport gold metallic ultra raro depois de um tempo este carro seria preparado para ser apresentado no sema show de 2001 onde seria o carro usado para comemorar o 30º aniversario do firebird trans am depois de ser exposto foi direto para o entao enorme gm heritage collection depois claro em 2008 a gm começou a vender as joias da familia desta coleçao para sobreviver e o carro foi vendido reapareceu agora no site americano bring a trailer em leilao online a modificaçao para o sema 2001 transformou o em algo muito especial acima do fato de ser o primeiro ls e acima de ter como todo firebird trans am teto t top removivel e farois escamoteaveis coisas que por si so tornam qualquer carro legal pacas alem da pintura sport gold metallic recebeu listras pretas no capo ram air e no spoiler traseiro um emblema do painel traseiro hurst equipped alem de um conjunto de rodas american racing torq thrust ii de 18 com pneus bfgoodrich g force t/a 295/35 zr18 o banco traseiro foi removido em favor de um santantonio outras modificaçoes externas incluem discos de freio baer de 13 com pinças de dois pistoes uma suspensao rebaixada com amortecedores koni ajustaveis molas eibach barras de traçao lakewood e a barra panhard da hotchkis alem de subchassi reforçado e novas barras estabilizadoras o cambio e uma caixa manual de seis velocidades tremec t56 com um kit de embreagem centerforce e a alavanca de cambio e um prototipo da hurst usinado para esta aplicaçao o carda foi trocado por outro de fibra de carbono coisa fina o ls1 foi preparado tambem pela westech automotive com um virabrequim pistoes e bielas forjadas da lunati comando comp cabeçotes lingenfelter preparados em maquina cnc valvulas de aço inoxidavel injetores de combustivel holley e uma recalibraçao da ecu o resultado e um aumento de cilindrada para 6 3 litros e uma potencia de 440 cv frente aos originais 310cv e um prototipo algo que normalmente e destruido depois de usado mas a transformaçao deste num carro de exposiçao o fez escapar do compactador sob o capo voce encontrara um adesivo que diz engineering and dev vehicle o que prova que realmente era um deles salvo ele esta; mas ainda assim e um carro que nao pode ser emplacado para uso o vin nao e valido e um prototipo mas isso nao impediu ele de leiloado recentemente pelo site bring a trailer se tornar um dos mais caros f body de quarta geraçao foi vendido por us$ 60 000 r$ 361 998 mas em 2001 quando foi mostrado no sema o firebird ja estava nos seus ultimos dias; acabaria em 2002 o motivo a gm diz que o mercado para carros deste tipo desaparecera; algo que o mustang begs to differ este continuou vendendo muito bem obrigado sozinho no mercado claro que a gm estava errada o carro dela e que era bem mais feinho que a geraçao anterior apesar de muito melhor dinamicamente entre outros problemas ainda assim hoje mais que nunca os f body de quarta geraçao permanecem carros de alta performance desejados nos eua sao baratos e abundantes; aqui mais raros mas ainda assim algo que nenhum entusiasta com a cabeça no lugar deixaria passar pelo preço certo ainda mais um tao historicamente importante quanto este e mesmo sendo um carro fora da lei que devia ter sido destruido mas escapou
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