antes de começar mais este capitulo sobre a carreira do marcio piancastelli vejam a primeira parte aqui uma palavrinha sobre o design automobilistico em geral parece importante prometo que serei rapido https //flatout com br/como um brasileiro quase desenhou o primeiro lamborghini/ o design automobilistico tem a sua maior casa na italia claro la uma longa tradiçao de encarar arte nao como algo separado das tecnicas de produçao e engenharia mas parte dela e uma paixao por fazer algo belo fizeram do pais um centro de desenho automotivo extremamente influente a maioria do desenho de automovel vem diretamente de la ate o famoso hoffmeister kink da bmw e na verdade de giugiaro mas onde as tecnicas hoje universais de desenho automotivo nasceram e se desenvolveram nao foi na artistica italia foi na sombria e industrial detroit mais especificamente na mais fria e calculista das empresas americanas no gigante general motors la harley j earl desenvolve novas tecnicas e metodos como o uso de argila para modelar e o tape drawing desenho 1 1 lateral com fita adesiva [caption id= attachment_331839 align= aligncenter width= 999 ] modelagem em clay ate hoje e o metodo[/caption] usar argila para modelar carroceria era raro na europa todo mundo moldava direto no metal e/ou madeira depois da guerra evoluiriam em alguns casos notadamente a ghia e a fiat para gesso clay iria revolucionar as tecnicas de modelaçao mundiais a partir justamente de earl e a gm e a gm teria o primeiro estudio moderno parecido como os de hoje entao temos duas escolas que formam o design atual por um lado a escola artistica italiana focada mais na obra que nos metodos e a escola americana que transforma o processo criativo do design em uma maquina uma engrenagem do vasto sistema de ano/modelo e marketing que tornaria a gm a maior empresa do mundo nos anos 1950 e o prototipo da industria moderna pois bem voltando ao fio da meada encontramos nosso amigo marcio piancastelli voltando ao brasil depois de alguns anos na ghia italiana aqui acaba por conseguir uma vaga num estudio americano pioneiro no brasil o da willys overland a willys localizada na avenida taboao em sao bernardo do campo perto da capital de sp e hoje conurbada a ela foi a pioneira a criar nos anos 1960 um estudio de design moderno americano inspirado na gm e algo que a esta altura era norma nos eua era dirigido pelo arquiteto roberto araujo e usava metodos hoje comuns mas entao novidade sketches de temas seguidos por sketches detalhados tape drawings desenhos com fita adesiva em tamanho natural modelos de clay em escala e em tamanho natural copias em fibra de vidro o estudio teve ajuda e participaçao como consultor do americano brooks stevens criaria entre outras coisas a nossa frente alvorada para a rural o aero willys 2600 e o ford corcel encontrado pronto pela ford depois da compra em 1967 o inicio da carreira do marcio entao e inimitavel e quase perfeita para sua epoca começa aprendendo na ghia um dos grandes italianos com foco na forma proporçao e a parte artistica da coisa e na modelaçao em gesso depois passa alguns anos nos modernos estudios da willys onde aprende como seria o metodo futuro de todo grande estudio de fabricante desta forma desenhando interior para o famoso willys itamarati executivo a rara e classica limusine baseada no aero entre outros trabalhos diversos mario passa coisa de tres anos aperfeiçoando habilidade e conhecimento para se tornar logo depois um dos maiores profissionais de design de nosso pais mas como isso aconteceria requer de novo um pouco de contexto e uma passada na historia de um engenheiro de fama mundial o pai do sp 2 rudolf leiding no pos guerra heinz nordhoff o administrador da vw em wolfsburg pegou a destruida fabrica gigante nazista e por meio de melhoria continua apenas no projeto do prof porsche para o carro do povo nacional socialista montou um imperio como henry ford antes nordhoff um homem ascetico e frugal como os tempos pediam achava que o fusca seria eterno; quando desenhou um carro de luxo vw fez um tl/variant maior na forma do vw 411 por exemplo [caption id= attachment_331840 align= aligncenter width= 940 ] vw 411[/caption] mas tambem expandiu em 1965 compra os restos da auto union naquele ponto no tempo produzia basicamente dkw’s parecidos com os licenciados para a vemag brasileira a auto union voce sabe bem foi formada pela junçao da dkw audi wanderer e horch e por isso seu logotipo sao quatro aneis entrelaçados para liderar a auto union nordhoff manda um executivo de sua confiança dr ing h c rudolf leiding la leiding encontra um engenheiro da daimler benz chamado ludwig krauss criando um novo carro baseado no dkw de traçao dianteira mas agora com motor de quatro tempos moderno nascia o primeiro audi do pos guerra [caption id= attachment_331841 align= aligncenter width= 999 ] leiding e o primeiro audi[/caption] mas foi o que leiding e krauss criaram em seguida que mudou o mundo e suas carreiras no processo em segredo e paralelo ao projeto do vw 411 criaram um concorrente para ele o carro que conhecemos hoje como o audi 100 c1 o carro seria uma revelaçao muito superior a tudo que existia entao em estabilidade conforto desempenho e eficiencia e basicamente o primeiro carro alemao moderno um tipo de carro que hoje e praticamente universal foi lançado em 1968 seu novo assignment seria igualmente de sucesso em julho de 1968 leiding deixou ingolstadt para assumir a presidencia da volkswagen do brasil a passagem por sao paulo foi rapida mas de grande influencia na industria brasileira no espaço de tres anos de 1968 a 1971 ele conseguiu um aumento de 50% na produçao brasileira da volkswagen e torna la nao so uma fabrica mas uma empresa capaz de desenvolver seus proprios automoveis voltou em 1971 para alemanha para a cadeira maxima do grupo vw [caption id= attachment_331843 align= aligncenter width= 999 ] o audi 100 c1[/caption] para fazer isso claro precisou de ajuda de um monte de brasileiros entre eles ora veja so quem mais senao nosso amigo marcio o inicio do design da volkswagen no brasil nesta epoca a vw nao era conhecida por um design forte na alemanha mesmo nordhoff disse certa vez ao explicar a imortalidade do fusca a ideia de oferecer algo de valor honesto um produto de qualidade altissima com preço de compra baixo e valor de revenda incomparavel me agradava muito mais do que ser comandado por uma turma de estilistas histericos tentando vender algo que francamente ninguem quer ou precisa e ainda penso da mesma forma [caption id= attachment_331852 align= aligncenter width= 999 ] giugiaro bola uma nova vw 1974[/caption] nao e a toa que quando precisou criar um desenho novo e diferente para os substitutos do fusca apelou para um estudio de verdade contratado foi a ital design de giorgietto giugiaro que criou o golf o passat e o scirroco nos anos 1970 e assim criou um estilo vw diferente do passado mas a experiencia de leiding na audi o ensinou que o mundo do automovel mudava do estoicismo de carros baratos imutaveis como o fusca o fiat 500 e o citroen 2cv para a diversao alta potencia e status dos bmw’s que os audi vieram para emular quando chegou ao brasil mesmo numa epoca em que o design na matriz ainda era meio em segundo plano começava aqui um estudio ainda que de inicio um departamento de acabamentos um color & trim [caption id= attachment_331844 align= aligncenter width= 999 ] piancastelli no meio[/caption] designers para isso eram necessarios claro e a busca por eles rarissimos no brasil os levou ate o maior estudio brasileiro a willys e e claro a marcio piancastelli procurado pela vw marcio começa na vw em 1967 durante a gestao de leiding o estudio e marcio se aventuravam em desenhos de automoveis que iam adiante do que vinha da matriz como crianças iam adiante testando os limites do que se podia fazer mesmo coisas que teoricamente nao deveriam fazer [caption id= attachment_331876 align= aligncenter width= 999 ] o puma estopim para o sp[/caption] um cara tem que presumir que encontraram terreno fertil nas ambiçoes de leiding este quando chegou aqui encontrou um pais entusiasmado pelo automobilismo se como sempre politicamente complexo onde emerson fittipaldi era um astro pronto para voos maiores e empresas como a puma nascida nas pistas em franco desenvolvimento leiding esta presente tambem na compra e o fim da vemag por aqui ele que tambem tinha ligaçoes com os dkw como sabemos ou pelo menos com o fim deles e a transformaçao em audi na europa os puma ate entao baseados em dkw passam por uma transformaçao radical rino malzoni cria sua obra prima na forma do puma 1500 gt tubarao usando a plataforma encurtada do carro esportivo da vw o karmann ghia o apoio da vw para usar o chassi vw era algo necessario leiding gosta da ideia e esta presente em 1968 no coquetel de lançamento do carro conta a lenda apocrifa que neste evento onde o entusiasmo pelo belissimo puma era tao grande e denso no ar que podia ser cortado e servido como bolo um dos fundadores da puma diz a leiding nem a volkswagen tem um carro assim ao que o alemao responde mas vai ter nascia ali a semente do sp 2 o karmann ghia tc o material de marcio que sobreviveu existem coisas interessantissimas a respeito de um projeto que ocorreu meio que paralelo ao sp a revitalizaçao do karmann ghia que seria lançada em 1972 no carro que conhecemos como karmann ghia tc [caption id= attachment_331822 align= aligncenter width= 999 ] estudo de marcio em clay em escala de 1967 para o tc[/caption] o tc sabemos teve seu desenho encomendado a ghia de turim antiga casa de marcio piancastelli desde que saira de la a empresa tinha sido vendida em 1966 ao filho do ditador dominicano rafael trujillo e depois de novo para o argentino mui amigo alejandro de tomaso o designer chefe agora era um certo giorgietto giugiaro [caption id= attachment_331825 align= aligncenter width= 999 ] o desenho de giugiaro 1968[/caption] entao e o desenho do mestre que voces podem ver nessas fotos aqui vindas direto dos arquivos do marcio confesso que me deu tremedeira ao manusea las tocar a historia assim tao de perto e algo que nao da para descrever [gallery ids= 331826 331827 ] mas interessante tambem sao as propostas nacionais que encontramos ali tambem primeiro modificaçoes simples tentadas direto no carro como farois de mercedes benz a gente fica aqui pensando se fosse para a frente e um fabricante nacional reproduzisse as peças mercedes como facilitaria a reposiçao mas existem propostas do marcio e da sua equipe tambem o marcelo loss me diz que o marcio nao gostou muito do resultado final e do desenho de giugiaro para o tc mas afinal de contas e um karmann ghia entao [gallery ids= 331823 331824 331821 331820 331819 331818 331817 331815 ] mas olhando o carro final e os desenhos de giugiaro podemos ver que ha diferenças; certamente a equipe de desenho local ajudou a finalizar o carro e colocar todos os detalhes legais que existem nele o sp 1 e o sp 2 mas voltando a vaca fria leiding pouco tempo depois de conhecer o puma da o desafio do carro esporte para seus designers naquela epoca alem do marcio eles eram o jose jota vicente novita martins e o george yamashita oba esta e a equipe que desenha o carro ainda que neste caso o autor principal seja o marcio [caption id= attachment_331812 align= aligncenter width= 999 ] o desenho de giugiaro para o testudo[/caption] giugiaro sempre ele tem uma participaçao meio lateral aqui o carro que leiding apontou como tema principal do que queria ver e o seminal corvair testudo obra de giugiaro na bertone em 1963 o pedido de leiding faz sentido o testudo tartaruga e baseado no chevrolet corvair de motor traseiro oposto refrigerado a ar como os vw de entao mas por outro lado tem proporçoes definitivamente de motor dianteiro e habitaculo recuado o que e um problema que depois afligiria tambem os sp o testudo porem nao e bonito como os sp brasileiros e uma criaçao bem pessoal de giugiaro um designer maduro querendo esticar as fronteiras de sua criatividade e do possivel o teto e o dlo formavam um conjunto unico basculavel que abria para a frente como uma carapaça dando acesso ao interior era um desenho pelo menos original [caption id= attachment_331845 align= aligncenter width= 999 ] marcio e o sp 2[/caption] a importancia dele segundo o mestre e tambem pessoal quando comecei a trabalhar com automoveis ja existia uma linguagem uma forma padrao eu queria provar a mim mesmo que eu poderia fazer algo so meu uma expressao de minha mente apenas algo fora da corrente de ideias vigentes que nao acompanhava a ideia de outros com o testudo eu consegui isso minha nova ideia a respeito do automovel foi quando percebi que realmente poderia contribuir para o futuro do automovel mas de qualquer forma era o sapato de palhaço base para se iniciar o primeiro carro esporte totalmente desenvolvido pela vw do brasil os tres designers realizaram centenas de desenhos e o trabalho foi evoluindo era ainda uma epoca dificil ainda sem o uso do clay por exemplo; os modelos foram em gesso para o exterior e em arame para se moldar um habitaculo e testar ideias diversas [caption id= attachment_331855 align= aligncenter width= 999 ] desenhos do marcio de 1969[/caption] em 1970 leiding iniciava oficialmente o projeto do carro chamado de projeto x com o apontamento de um engenheiro chefe o dr paulo ivanyi depois wilhelm schmiemann o objetivo oficial era polir a imagem sobria da volkswagen no brasil com um carro esporte excitante caro e diferente [caption id= attachment_331856 align= aligncenter width= 999 ] o desenho do jota para o interior[/caption] o interior largamente desenhado pelo jota acabou especialmente interessante era um painel de pu expandido um dos primeiros paineis de instrumentos moldados por aqui era tambem envolvente e com varios instrumentos e o volante um belo walrod do tipo usado em maverick gt desenvolvimento pronto o modelo final era 100 mm maior em relaçao ao carro que conhecemos principalmente no ja inerentemente longo nariz o marcio nao gostou nada daquilo achando o carro muito narigudo ja o diretor da engenharia estava feliz com aquilo e queria congelar o programa orientou que eles cobrissem o modelo ate a apresentaçao no dia seguinte marcio reuniu a equipe e disse esse carro nao pode ficar assim vamas cortar esse narigao ja trabalharam escondidos noite adentro remodelando o carro no dia seguinte o carro estava alterado e coberto e sem a chefia saber foi este o modelo aprovado que conhecemos como sp 2 hoje o carro foi apresentado pela primeira vez em 24 de março de 1971 na feira industrial alema de sao paulo na parvilhao da bienal do parque do ibirapuera um sucesso era lindo e diferente em termos de engenharia o carro seria baseado na vw variant foram planejadas duas versoes sp 1 e sp 2 o sp 1 com o motor original da variant 85 5 x 69 mm para 1584 cm³ com ventoinha baixa e cambio de quatro marchas com taxa de compressao baixa para o combustivel de epoca 7 2 1 e dois carburadores solex 32 pdsit dava 65 cv sae brutos medidos sem acessorios auxiliares o sp 2 era identico fora motor via aumento de diametro de pistao media agora 88 x 69 mm e 1678 cm³ e dava 75 cv a 5000 rpm e 13 mkgf a 3400 rpm brutos claro a transmissao tinha par final mais longo tambem para aproveitar o torque maior do motor 1700 no fim sabemos que o carro que pesava 900 kg nao conseguia acompanhar o puma que alem de menor era em leve fibra de vidro e o sp 1 que andava ainda menos foi cancelado; apenas 81 unidades foram fabricadas frente a mais de 10 mil do sp 2 a critica do preço alto e baixo desempenho porem sempre perseguiu o carro que ganhou apelido de sp sem potencia o design e a engenharia desenvolveram ideias para um sp3 usando agora a mecanica do passat ts mas leiding nao estava mais aqui e o projeto nao foi adiante no material de marcio porem uma surpresa desenhos para o sp3 encomendados a porsche provavelmente a empresa foi consultada para realizar o sp3 sob contrato visto que a engenharia brasileira ja envolta em projetos mais importantes nao tinha capacidade para realiza lo e a porsche sempre foi grande parceira da vw em casos assim ja pensou se desse certo [gallery ids= 331861 331862 331863 331865 331866 331867 331868 331869 331870 331871 331872 ] neste ponto de sua historia o marcio ja tinha feio o suficiente para ser imortalizado na historia do automovel nacional mas estava so começando semana que vem falaremos da criaçao que era seu maior orgulho o brasilia ate la
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