FlatOut!
Image default
Car Culture

Como o Turbopanzer deu origem ao Porsche 911 Turbo

No final dos anos 1960 a sobrealimentação de motores não era novidade. Nem por compressores de polia, nem por turbocompressores. Ambos já haviam sido testados anteriormente na indústria aeronáutica, e mesmo o turbocompressor já havia chegado às ruas em grande escala pelas mãos da Oldsmobile, que colocou um motor turbo no Jetfire V8 de 1962... e viu o modelo fracassar triunfalmente com a falta de adequação da taxa de compressão e de combustíveis de alta octanagem. Em apenas um ano o carro turbo estava fora do mercado, mas a ideia ainda reverberava nas pranchetas dos engenheiros. Especialmente na Alemanha. Naquela época, o final dos anos 1960, tanto a BMW quanto a Porsche trabalhavam no desenvolvimento de motores sobrealimentados por turbocompressores (caramba, que frase longa "de-sen-vol-vi-men-to", "so-bre-a-li-men-ta-dos", "tur-bo-com-pres-so-res"), mas foi a Porsche quem o colocou pra funcionar primeiro. Em 1972, um ano antes do lançamento do BMW 2002 Turbo, ela pegou seu bem-sucedido 9