qualquer um que tenha assistido aos filmes de quentin tarantino com um olhar um pouco mais atento ja percebeu que ha conexoes muito sutis entre os filmes do diretor essa relaçao foi muito bem explicada no curta metragem brasileiro o codigo tarantino no qual dois caras em um bar interpretados por selton mello e seu jorge engatam um dialogo tipico dos filmes do diretor americano enquanto um deles explica que decifrou o suposto codigo de tarantino uma serie de pistas que interligam os filmes entre si como se fosse um grande roteiro dividido em varias partes independentes https //www youtube com/watch v=ew jaz1jfei mais recentemente o proprio quentin tarantino confirmou a teoria explicando que seus filmes acontecem em dois universos criados por ele — um universo mais real que o real que e o universo dos seus filmes e um universo dos filmes dentro dos filmes resumidamente os filmes que tem elementos fantasiosos como kill bill ou um drink no inferno sao os filmes dentro dos filmes os filmes realistas como pulp fiction ou django livre fazem parte do outro universo o dos filmes do tarantino a explicaçao de tarantino e aceitavel mas nao muito convincente por exemplo a teoria sugere que a maleta roubada em caes de aluguel 1992 e a mesma maleta que vincent vega john travolta e jules winnfield samuel l jackson vao buscar no inicio de pulp fiction 1994 — o que faz sentido pois os dois filmes fazem parte do mesmo universo a teoria tambem diz que o mr blonde michael madsen do primeiro filme e o irmao de vincent vega uma vez que se chamava vic vega — o que tambem faz sentido pelo mesmo motivo acima mas ai voce tem a espada hanzo de beatrix kiddo/a noiva uma thurman em kill bill 2000 que supostamente e a mesma que butch bruce willis pega na loja de penhores para salvar marsellus wallace ving rhames em pulp fiction se os filmes sao de universos diferentes como eles se conectam o mesmo ocorre com o tumulo de paula schultz no inicio de kill bill 2 tarantino usa sobrenomes para conectar personagens fazendo deles parentes em diferentes filmes em django livre o dr king schultz christoph waltz diz ser viuvo o que leva a especulaçoes sobre paula schultz ser sua esposa mas novamente como os dois universos se conectam se eles sao separados tarantino nunca confirmou essa relaçao entre os dois universos mas seu filme mais recente era uma vez em hollywood 2023 supostamente transita entre os dois universos e isso me deixa cetico sobre a honestidade de tarantino em relaçao a teoria dos universos outra coisa que me deixa cetico sobre a honestidade de tarantino em relaçao a essa teoria e jackie brown seu filme de 1997 que homenageia os filmes da blaxploitation dos anos 1970 tarantino e os teoricos da internet dizem que ele nao faz parte destes universos porque nao foi escrito pelo diretor mas por que cazzo tarantino deixaria de fora um filme que ele adaptou o roteiro e dirigiu e incluiria filmes que ele nao dirigiu como um drink no inferno bem quem disse que ele deixou eu nao acho que ele foi sincero ao confirmar a teoria nao da forma que ele confirmou acho que a confirmaçao foi mais uma pista sobre o universo dos filmes para fazer o publico continuar pensando e teorizando sobre tudo tambem acho que ele nao precisa explicar sinceramente afinal seria como explicar uma piada o que tira toda a graça da brincadeira alem disso eu acho que tarantino nao foi sincero porque ha uma outra relaçao entre os filmes que ate agora ninguem percebeu pode procurar no google em ingles ninguem vai fazer a relaçao entre os filmes do jeito que eu estou fazendo aqui e ninguem fez isso porque para faze lo voce precisa ser um pouco cinefilo um pouco gearhead e tem que ter um espaço para tornar sua teoria publica — uma combinaçao pouco convencional que por acaso temos aqui no flatout diferentemente de o codigo tarantino e da teoria dos universos que incluem os filmes com roteiro e produçao e tarantino como amor a queima roupa e assassinos por natureza minha teoria inclui apenas filmes dirigidos por ele ate mesmo o filme grande hotel four rooms 1995 que e formado por quatro partes dirigidas por quatro diretores diferentes sendo tarantino um deles este filme grande hotel em especial porque ele e a peça chave da minha teoria a teoria dos carros segundo essa teoria que estou propondo quem conecta os filmes de tarantino sao os carros e a partir da conexao estabelecida por eles voce consegue organizar os dois universos citados pelo proprio diretor mais que personagens com semelhança fisica ou nomes parecidos o elemento mais recorrente nos filmes de tarantino e um honda civic branco do final dos anos 1970 e bem provavel que voce nem lembre dele mas o compacto japones aparece em nada menos do que quatro filmes do diretor pulp fiction grande hotel jackie brown e kill bill 2 e foi justamente ele que despertou minha atençao para essa conexao entre os filmes pelos carros o elemento de roteiro que conecta o honda civic entre os filmes esta escondida no esquecido segmento the man from hollywood do filme grande hotel 1995 como todo mundo esquece que tarantino escreveu e dirigiu esse trecho do filme quase ninguem percebe a ligaçao entre os filmes pelo honda nessa curta historia tres amigos estao bebados em uma festa na cobertura do hotel onde se passa o filme — um dos quatro quartos do hotel dai four rooms do titulo em ingles os amigos sao o diretor de cinema chester rush tarantino norman paul calderon e leo bruce willis alem de ted tim roth o mensageiro do hotel que conecta os quatro segmentos do filme no alto da bebedeira do reveillon chester aposta que norman nao consegue acender um isqueiro dez vezes seguidas se vencer a aposta norman leva o chevrolet chevelle 1964 de chester — um lindo carro vermelho segundo leo se perder tera que arrancar seu dedo mindinho com um cutelo norman se ve tentado a faturar o belo classico pois dirige um honda civic branco que sua irma lhe vendeu nesse trecho de pouco menos de cinco minutos temos duas informaçoes fundamentais para estabelecer a relaçao dos filmes voce pode assistir a cena aqui primeiro o honda civic branco da irma de norman esta seria uma informaçao corriqueira se nao fosse o fato de que um honda civic branco e o carro de jackie brown pam grier a protagonista do filme de mesmo nome jackie brown 1997 depois de faturar o mercedes sl do traficante ordell robbie samuel l jackson ela certamente nao precisa mais de seu velho honda e pode muito bem te lo vendido ao seu irmao em pulp fiction o civic branco 1980 volta a aparecer mas agora pertence a fabienne maria de medeiros namorada de butch bruce willis um lutador que trapaceia para fugir com o dinheiro dos mafiosos no segmento the golden watch por ultimo o honda civic tambem aparece em kill bill 2 discretamente parado no estacionamento de uma boate sem indicios de quem seja seu dono em pulp fiction o carro e destruido por butch antes de usar a espada na loja de penhores parece um forte indicio de que kill bill se passa antes de pulp fiction nao sendo assim a cronologia proposta pelos teoricos do codigo tarantino e corroborada pelo pequeno civic branco coloca kill bill antes de jackie brown que e seguido por grand hotel e pulp fiction o carro pertence a um proprietario desconhecido no primeiro — que pode ou nao ser jackie brown que o vende para o irmao norman antes de passar a fabienne e ser destruido por butch faz sentido pra voce a segunda informaçao da aposta de grande hotel e que o diretor tem um chevrolet chevelle 1964 e que ele e um belo conversivel vermelho [caption id= attachment_377560 align= aligncenter width= 1086 ] o chevelle conversivel vermelho[/caption] bem desculpem contar o final de grande hotel mas norman nao ganhou a aposta e de alguma forma o chevy vai parar nas maos de vincent vega john travolta em pulp fiction que usa o carro para levar mia wallace uma thurman a um jantar no jackrabbitt slim’s e depois acaba destruindo o conversivel ao bater contra a casa de seu fornecedor de drogas quando mia tem uma overdose deve ser por isso que nao vemos o carro em nenhum outro filme essa cronologia tambem bate com a teoria de que grand hotel se passa antes de pulp fiction mas nao para por aqui contudo para continuar precisamos manter a hipotese de interaçao dos universos de tarantino e que essa hipotese e corroborada pelo filme era uma vez em hollywood kill bill e supostamente parte do universo do filme dentro do filme certo mas voce notou que o honda civic une o universo realista ao universo fantasioso por kill bill a explicaçao pode estar em era uma vez em hollywood isso porque kill bill 2 tem um outro carro que atravessa os universos de tarantino o karmann ghia azul conversivel dirigido por beatrix kiddo durante uma perseguiçao ele e exatamente o mesmo modelo dirigido por cliff booth brad pitt em era uma vez em hollywood e nao apenas isso em uma das cenas de era uma vez podemos ver o karmann ghia estacionado ao lado do cadillac coupe deville de rick dalton leonardo dicaprio coincidentemente ou nao o cadillac coupe deville e o mesmissimo carro usado pelo mr blonde/vic vega michael madsen em caes de aluguel [caption id= attachment_377562 align= aligncenter width= 1022 ] mr blonde/vic vega e seu coupe deville [/caption] [caption id= attachment_377563 align= aligncenter width= 2870 ] cliff booth e rick dalton no coupe deville quase 25 anos antes[/caption] e permitam me fazer aqui uma analise semiotica livre era uma vez em hollywood e um filme que navega entre os dois universos de tarantino — ha filmes dentro do filme e ha o realismo e os personagens fazem parte dos dois universos pois sao atores estes dois carros — o cadillac do filme realista caes de aluguel e o karmann ghia do filme fantasioso kill bill — parados juntos lado a lado neste filme que combina os dois universos acabam sendo uma imagem concreta da uniao dos universos de tarantino e tambem uma evidencia da minha teoria dos carros [caption id= attachment_377564 align= aligncenter width= 2378 ] o deville e o karmann juntos em era uma vez em hollywood [/caption] os bons observadores perceberam que esta faltando um filme nessa historia a prova de morte 2007 a conexao com os outros filmes esta no carro do vilao stuntman mike kurt russell um chevy nova modificado para ser usado em manobras de açao e o mesmo modelo usado por jules e vincent em pulp fiction ok eu sei que os anos dos carros sao diferentes — assim como o karmann ghia azul conversivel de cliff booth e beatrix kiddo mas isso e algo irrelevante para objetivo final que e a ligaçao entre os filmes as sutilezas dos anos modelo sao algo que so os nerds por carros percebem desconsidere isso e concentre se na aparencia geral dos carros jules recorre aos serviços de winston the wolf harvey keitel um limpador da mafia depois de atirar acidentalmente em marvin no banco de tras e deixar o carro todo ensanguentado eles limpam o carro e deixam o chevrolet nova com winston que e especialista em sumir com os vestigios de crimes o que acontece com o nova depois disso sera que ele nao foi parar nas maos de stuntman mike https //youtu be/yozb6mnqhua e tao plausivel que ate mesmo o fato de ter sido palco de um crime em pulp fiction colabora para a aura maligna do carro nao com isso a cronologia dos filmes baseada na teoria dos carros seria a seguinte era uma vez em hollywood caes de aluguel kill bill jackie brown grande hotel pulp fiction e death proof os outros tres filmes em que nao ha carros ou que eles sao figurativos por serem de epoca tem sua cronologia muito clara django livre e o mais antigo depois os oito odiados e bastardos inglorios death proof ainda tem algumas outras referencias ao universo dos carros de cinema — incluindo ao proprio quentin tarantino mas essa e uma historia para outra hora esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.