head up display ou simplesmente hud o equipamento que vem se tornando cada vez mais comum nos carros projeta informaçoes importantes em tempo real no para brisa e permitem que o motorista as observe sem desviar o olhar do caminho a frente e alem disso o hud tambem confere um toque industrial/futurista ao interior dos automoveis a associaçao imediata ao menos para mim e com as telas transparentes dos computadores nos filmes de ficçao cientifica ou as informaçoes projetadas no visor do capacete de samus aran em metroid prime classico do gamecube dos anos 2000 nao por acaso alias as informaçoes que aparecem na tela quando estamos jogando videogame barra de vida minimapa objetivos ou no caso dos jogos de corrida velocimetro conta giros e indicador de marchas tambem sao chamadas de hud neeeeerrrd grita um membro da audiencia embora seja dificil pensar em uma aplicaçao pratica para uma tela transparente no computador da sua casa em um automovel o hud realmente ajuda a conferir as informaçoes sobre o carro sem precisar tirar os olhos da pista aquele instante crucial de fraçoes de segundo pode fazer a diferença entre sofrer um acidente e conseguir reagir a tempo nao e uma finalidade muito diferente da original o hud apareceu primeiro nos avioes da decada de 1940 durante a segunda guerra mundial a ideia era a mesma permitir que o piloto tivesse acesso as informaçoes do radar sem olhar para a tela do instrumento desviando o olhar da linha de voo eram instantes que se mostravam preciosos entre identificar o alvo mirar e acertar o inimigo nao eram muitos os avioes que usavam huds durante a segunda guerra mundial o versatil de havilland mosquito um dos mais famosos bombardeiros da epoca era um deles tinha uma placa de vidro plana com revestimento especial montada logo acima dos instrumentos na qual eram projetadas as informaçoes do radar e um horizonte artificial o principio e o mesmo desde entao os huds so funcionam porque as imagens criadas por eles sao colimadas isto quer dizer que os raios de luz que as produzem sao paralelos e assim as informaçoes que aparecem no para brisa sao projetadas em foco infinito e preciso focar no que esta alem delas para enxerga las com clareza ao olhar para a frente tais informaçoes visuais parecem estar inseridas no ambiente seja no ceu ou no chao nos anos que se seguiram os huds evoluiram rapidamente no inicio da decada de 1960 ja havia um sistema padronizado de informaçoes exibidas no display e com isto pilotos comerciais podiam trocar de aviao sem a necessidade de se adaptar e foi nesta epoca que as fabricantes de automoveis começaram a estudar sua aplicaçao em seus modelos a general motors saiu na frente ja na decada de 1960 houve testes com huds para automoveis e o primeiro carro produzido em serie a receber o item foi o oldsmobile cutlass supreme de 1988 era a primeira geraçao do cutlass primo gemeo do chevrolet monte carlo do buick regal e do pontiac grand prix a ter uma plataforma de traçao dianteira com motor transversal a adoçao do painel digital e do hud e a mudança no layout mecanico denotavam uma preocupaçao em mostrar modernidade diante do inicio de uma nova decada uma era muito mais antenada em novas tecnologias https //www youtube com/watch v=azvv8uuiu48 nao era exatamente um recurso chamativo ao ser ativado o hud projetava um velocimetro digital mais ou menos na altura dos olhos do motorista e tambem as pequenas setas para indicar a direçao dos piscas e so o equipamento era relativamente simples mas seu efeito visual era muito bacana e de fato era possivel olhar a velocidade sem tirar os olhos da estrada com isto o hud passou a ser opcional em diversos outros modelos da linha da gm nos eua incluindo o pontiac grand prix o chevrolet cavalier e o cadillac bonneville neste ultimo era de serie no japao a nissan foi uma das primeiras a oferecer um hud disponibilizando o equipamento como opcional para o cupe 240sx vendido de 1989 a 1994 tambem era um sistema simples com o velocimetro exibido no canto inferior esquerdo do para brisa https //www youtube com/watch v=l 8glre9hfo a toyota introduziu um hud como opcional em 1991 para o toyota crown majesta apenas para o mercado japones era um complemento bacana para o cluster de instrumentos que ja era totalmente digital no entanto sua funçao de ajudar o motorista a manter o foco na estrada era um tanto limitada visto que a velocidade era exibida bem proxima ao painel https //youtu be/slovzsp0zjq em 1998 a chevrolet apresentou um hud mais completo para o corvette de quinta geraçao era o head up display mais avançado do mercado com diferentes modos de exibiçao apenas o velocimetro velocimetro e conta giros ou um modo completo com termometro e marcador do nivel de combustivel e melhor definiçao a partir dai tornou se tradiçao no corvette oferecer o hud como opcional e claro que a chevrolet nao e a unica a oferecer os huds que se tornaram um opcional relativamente comum a partir dos anos 2000 e nem todos refletem as informaçoes diretamente no para brisa outra maneira e utilizar um combinador optico retratil para projetar os numeros esta tela transparente e a responsavel pela colimaçao dos fachos de luz gerados pelo projetor permitindo que os numeros sejam exibidos em foco infinito e lembra muito os huds originais dos aviçoes https //youtu be/gokzmgivc4c com o avanço da tecnologia os huds acabaram ganhando novas funçoes com o passar do tempo em 2003 por exemplo o hud do toyota prius nao espelhava apenas as informaçoes do painel de instrumentos mas tambem do navegador gps com isto era possivel por exemplo exibir uma seta indicando a direçao a seguir poucos metros antes de um cruzamento por exemplo outros trabalham em conjunto com as imagens captadas pela camera frontal para destacar os limites da estrada e ate mesmo sinalizar obstaculos a frente hoje em dia existem alguns huds aftermarket que podem ser instalados em qualquer carro normalmente eles sao ligados ao leitor obd2 do carro e utilizam os dados fornecidos pela central eletronica repare como e preciso colocar uma pelicula especial no para brisa e como apenas ela reflete os dados mostrados pelo projetor que fica em cima do painel a tendencia porem e que cada vez mais carros novos comecem a sair de fabrica com huds deixando os sistemas aftermarket obsoletos como sao hoje os aparelhos de gps hoje em dia a mercedes benz oferece o equipamento ate no classe a seu modelo mais barato e a audi esta perto disto a partir do a4 ja e possivel comprar um modelo das quatro argolas com hud nos proximos anos podemos esperar uma popularizaçao cada vez maior deste gadget assim como hoje se pode comprar um golf com tela digital colorida de alta definiçao no lugar dos instrumentos analogicos tradicionais
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