ha algumas semanas a audi anunciou que podera deixar de produzir o r8 apos o fim da atual geraçao com os danos causados ao grupo volkswagen pelo escandalo dieselgate os planos para os carros eletricos foram acelerados e devera afetar a produçao de diversos modelos entre eles o r8 com motor a combustao o fim do r8 para dar lugar a um esportivo eletrico — especialmente se ele for um crossover abrutalhado — e o encerramento melancolico de um dos supercarros mais doceis e praticos ja feitos e tambem de uma historia que levou mais de 70 anos para ser escrita embora tenha sido lançado somente em 2006 o audi r8 e o descendente direto de uma linhagem de supercarros de motor central traseiro iniciada em 1934 com um projeto de ferdinand porsche e erwin komenda e que atravessou os anos 1990 e o inicio dos anos 2000 dando origem aos motores w12 e ate ao bugatti veyron no processo como isso aconteceu e o que contaremos neste post auto union type 52 o primeiro esportivo de motor central traseiro que a audi fez mas nao fez surgiu no inicio dos anos 1930 foi quando ferdinand porsche karl rabe e adolf rosenberger juntaram se para criar a hochleistungs motor com a finalidade de desenvolver projetos de motores e carros por encomenda sem um contrato em maos eles começaram a desenvolver um carro de corridas para oferecer a qualquer cliente disposto a pagar por ele era um monoposto de grand prix equipado com um motor v16 sobrealimentado por um compressor mas diferentemente dos outros monopostos da epoca este nao tinha o motor na dianteira e sim na porçao traseira do carro entre o cockpit e o eixo traseiro enquanto isso nao muito longe dali a audi a dkw a horch e a wanderer em dificuldades financeiras se uniram em uma unica empresa batizada auto union gmbh nessa mesma epoca adolf hitler foi eleito chanceler alemao e visando promover a tecnologia nacional como algo superior deu inicio a um programa de incentivo aos fabricantes nacionais que investiu uma pequena fortuna na mercedes benz e na recem criada auto union com metade do orçamento do programa a auto union comprou o projeto de porsche rosenberger e rabe e o resultado todos conhecemos eles venceram 25 corridas nos quatro anos seguintes e inscreveram na historia nomes como hans stuck bernd rosemeyer e tazio nuvolari com o sucesso de seus projetos vendidos para a auto union o trio de engenheiros decidiu desenvolver um carro de rua baseado no carro de corridas para isso eles chamaram erwin komenda que foi responsavel pelo design do carro ele ja tinha tudo planejado seria um carro baixo com motor central traseiro capaz de levar tres pessoas e dotado de uma versao mais mansa do v16 de corrida — em vez de 295 cv ele teria 200 cv a 3 650 rpm e seria capaz de levar cujo peso previsto era de 1 750 kg aos 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 200 km/h — um desempenho bem acima do que qualquer carro da epoca seria capaz de entregar nao se sabe muito a respeito do projeto alem do que e possivel ver nas unicas ilustraçoes e esboços do projeto — que inicialmente foi identificado como k3019 e sport alem do modelo de tres lugares com conduçao central como o mclaren f1 tambem havia uma proposta para um seda com uma segunda fileira de bancos e entre eixos mais longo o projeto acabou rebatizado como type 52 porem acabou abortado em 1934 por razoes desconhecidas — talvez por ser ambicioso demais ou porque ferdinand porsche estivesse ocupado com o projeto do carro do povo encomendado pelo governo alemao depois do type 32 a audi levaria quase 60 anos para voltar a desenvolver um projeto com motor central traseiro isso so aconteceu em 1991 com duas propostas o spyder quattro e o avus quattro audi spyder quattro apresentado no salao de frankfurt em setembro de 1991 o spyder quattro nao era um spyder mas tinha traçao integral e foi apresentado como um prototipo e nao como um conceito a diferença e que conceitos sao meros estudos de design e apostas das marcas para o futuro enquanto o prototipo e uma previa do modelo que chegara as lojas e as ruas o spyder quattro foi desenvolvido desde o inicio para ser produzido em serie na epoca a imprensa elogiou e o publico adorou a badalaçao era justificada coloque se naquela epoca e imagine como seria descobrir que a audi a marca que fazia carros relativamente acessiveis na europa estava prestes a lançar um cupe esportivo de dois lugares com motor central traseiro e traçao integral como uma ferrari alias falando nela o perfil era muito parecido com o da ferrari 348 gtb; e as especificaçoes nao menos atraentes um v6 de 2 8 litros e 174 cv novinho em folha e uma carroceria de aluminio sobre chassi tubular que mantinha o peso nos 1 100 kg sim 174 cv nao parecem grande coisa em 2020 mas considerando que uma ferrari como a 348 gtb tinha 300 cv e os porsche 911 carrera tinham 250 cv estamos falando de um numero mais que razoavel para algo tao leve e tao mais barato que o 911 carrera — o preço do audi era estimado em 100 000 marcos alemaes enquanto o porsche 964 carrera custava 180 000 marcos https //youtu be/cxo0gm61tae os potenciais compradores chegaram ate a depositar entradas para garantir a compra do carro quando ele fosse lançado a audi ja havia produzido todo o material informativo e publicitario incluindo comerciais de tv e ate miniaturas do esportivo mas uma revisao nos planos revelou que o custo de produçao ficaria alto demais e o projeto acabou cancelado apenas duas unidades foram construidas — uma laranja e outra verde avus quattro dois meses depois de apresentar o spyder quattro a audi levou ao salao de toquio o conceito avus quattro mais distante da produçao que o spyder quattro sua funçao era apresentar ao publico o know how em esportividade e tecnologia da marca — especialmente por que ela fora a principal rival das flechas de prata da mercedes benz que começava a oferecer os modelos amg em suas concessionarias https //youtu be/sdjo4ki_iyg o nome avus quattro era uma homenagem ao lendario circuito de avus em berlim palco de algumas das corridas mais insanas da historia quando as flechas de prata da mercedes e da auto union se arriscavam a mais de 300 km/h numa curva de 43º de inclinaçao a outra parte do nome quattro era o sistema de traçao integral que se tornaria marca registrada da fabricante e que ainda nao era tao reconhecido como hoje como era um chamariz para apresentar a capacidade da audi de fazer um supercarro com as tecnologias mais avançadas da epoca ele tem chassi e carroceria de aluminio algo que se tornaria um padrao dos esportivos somente 20 anos mais tarde e um motor w12 instalado em posiçao central traseira foi a estreia do conceito w12 na linha volkswagen — uma demonstraçao de que a audi desenvolvia tecnologia e a promessa de um futuro esportivo para a marca o w12 teria seis litros cinco valvulas por cilindro e 510 cv de potencia maxima e seria suficiente para fazer o aerodinamico e leve avus quattro ir de 0 a 100 km/h em tres segundos e acelerar ate os 339 km/h o problema e que a audi nao pretendia realmente colocar o avus em produçao ele servia mais como um exercicio de branding para agregar valor esportivo a marca e homenagear seu passado distante alem disso o w12 nao era mesmo um w12 mas uma escultura de madeira e argila posicionada sob o vidro traseiro o motor so ficaria pronto em 2001 sem um supermotor a audi nao pode ter seu supercarro nos anos 1990 ficou para a decada seguinte o primo pobre vw w12 nardo sim eu sei que o post e sobre a audi mas e importante citar o w12 nardo ele foi uma ideia de ferdinand piech presidente da volkswagen no fim dos anos 1990 quando o grupo estava finalizando o motor w12 anunciado no avus quattro criado a partir da uniao de dois motores vr6 pelo virabrequim separados por um angulo de 72 graus o motor w12 foi criado para obter a força de um v12 em um pacote compacto como um v8 isso permitiria espaço para um sistema de traçao integral e foi assim que o nardo foi desenvolvido com carroceria projetada por giugiaro para exaltar o motor e nao as formas do carro o nardo foi apresentado no salao de toquio de 1997 com o w12 de 5 6 litros que entregava exatos 420 cv a força era distribuida para as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral syncro o modelo nao foi concebido para ser produzido em serie — nem mesmo uma serie especial limitada a intençao era apenas divulgar o novo motor w12 que foi parar no cofre dos modelos de ponta da audi bentley e volkswagen o primo rico bentley hunaudieres sim eu sei que o post e sobre a audi mas e importante citar o bentley hunaudieres porque junto do vw nardo ele e a ligaçao entre o avus quattro e o conceito seguinte da audi o bentley hunaudieres era um supercarro conceitual equipado com um motor w16 de oito litros e 64 valvulas este motor desenvolvido pela volkswagen na virada da decada de 2000 tinha como base o w12 da marca que nasceu no avus quattro e se materializou no nardo o w16 era naturalmente aspirado e entregava 632 cv a 6 000 rpm e 77 5 mkgf de torque a 4 000 rpm a força era enviada as rodas traseiras por uma caixa manual de cinco marchas o conjunto em tese seria capaz de levar o hunaudieres aos 100 km/h em 3 2 segundos no fim das contas a volkswagen decidiu que a bentley deveria ser uma marca de alto luxo para rivalizar com a rolls royce e a maybach na epoca ressuscitada pela daimler benz sua existencia contudo nao foi em vao ele serviu de base para os conceitos que deram origem ao bugatti veyron assim como seu motor w16 — mas nao sem fazer antes uma escala na audi audi rosemeyer no ano 2000 audi voltou a provocar o publico que esperava um supercarro com as quatro argolas na grade foi quando eles apresentaram o conceito rosemeyer supersportwagen o modelo era nspirado nos auto union de corrida da decada de 1930 — na verdade ele pode ser encarado como a materializaçao do type 52 uma vez que usa um motor de 16 cilindros na posiçao central traseira do chassi — um w16 de oito litros e 792 cv capaz de levar o rosemeyer aos 350 km/h o rosemeyer jamais foi pensado para se tornar um carro de produçao uma vez que alem de caro demais ele criaria concorrencia com os modelos da lamborghini que havia sido comprada pela audi dois anos antes mais tarde o motor ganhou quatro turbocompressores para extrair 1 001 cv e foi parar no cofre do conceito bugatti veyron 16/4 que foi a evoluçao do bentley hunaudieres de certa forma o type 52 pode ser considerado o bisavo o rosemeyer e o bentley hunaudieres o pai do veyron isso e especialmente curioso porque embora tenha sido a marca que desenvolveu os modelos de motor central traseiro ao longo de 60 anos a audi foi a ultima marca do grupo volkswagen a ter um modelo de motor central traseiro uma vez que o r8 so apareceu em 2006 ao menos ele e um legitimo herdeiro destes supercarros que nunca se tornaram realidade sua estrutura e de aluminio e seu motor esta entre a cabine e o eixo com cilindros dispostos em v
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