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Técnica

Como otimizar a aerodinâmica do seu Project Car (sem precisar de um túnel de vento)?

Há algumas semanas descobrimos que o tipo de carro mais popular no Brasil, o hatchback, tem a pior forma aerodinâmica possível tratando-se do tipo de traseira. A explicação completa está nesta matéria abaixo, mas o resumo da história é que a separação do fluxo aerodinâmico da carroceria é repentina e isso gera um distúrbio aerodinâmico que resulta em arrasto e sustentação. https://flatout.com.br/que-tipo-de-traseira-tem-melhor-aerodinamica/ Isso explica, por exemplo, por que o Voyage era mais frequente nas pistas do que o Gol. Com a traseira mais longa, o fluxo aerodinâmico se separa de forma mais suave na traseira. Sem contar a questão do balanço, que ajuda o carro a girar em seu próprio eixo e, por isso, a apontar melhor nas entradas de curvas. Mas, como eu disse no final da primeira matéria, você não precisa sair correndo para trocar seu hatchback por um sedã, temendo não conseguir melhorar seus tempos no track day. Se os americanos conseguiram fazer o Dodge Charger passa