todo entusiasta que se preza conhece a historia — ou pelo menos ja ouviu falar — do recorde de velocidade de fabio sotto mayor em 1991 a bordo de um opala stock car o carro chegou ao pico de 315 km/h e teve seu recorde homologado com uma media de 303 157 km/h os supercarros que surgiriam alguns anos depois desse recorde e a barreira dos 400 km/h quebrada ha mais de 15 anos talvez tenham distorcido a perspectiva de quem relembra esta historia em 2023 mas nao se engane atingir mais de 300 km/h de carro nunca foi tarefa facil a revista quatro rodas por exemplo que fazia seus testes na reta infinita da gm em indaiatuba so chegou aos 290 km/h com a ferrari 355 f1 na segunda metade dos anos 1990 aquela altura o carro mais veloz do mundo era o ruf ctr yellowbird que usou seu flat 6 biturbo de 469 cv para chegar aos 342 km/h em testes no circuito de nardo em 1987 esse recorde so foi quebrado em 1994 pelo mclaren f1 que chegou a 355 km/h um opala a mais de 300 km/h portanto e um feito e tanto ainda hoje em 2023 e isso foi algo que deixava intrigado desde que conheci a historia do recorde se voce olhar para todos os carros da epoca que eram capazes de chegar acima dos 300 km/h vera que eles tem em comum uma area frontal reduzida dianteira baixa perfil esguio e quase sempre motor atras da cabine o ruf era assim o jaguar xj220 era assim os carros de f1 da epoca eram assim o opala tinha dianteira alta por causa do motor dianteiro o cofre e o fundo do carro eram abertos para brisa verticalizado como um negocio desse conseguiu chegar alem dos 300 km/h com o velho equilibrio entre preparaçao mecanica e desenvolvimento aerodinamico o carro usado no teste tinha a chamada carroceria carenada foi uma evoluçao da stock car nos anos 1980 quando a gm do brasil se afastou da categoria em 1987 a fabricante de carrocerias de onibus caio desenvolveu um conjunto aerodinamico para ser adaptado a carroceria do opala o que deixou os carros mais parecidos com os nascar da epoca por exemplo o conjunto deixava a dianteira mais pronunciada reduzindo a altura da area frontal com uma transiçao mais suave para o capo a dianteira toda era uma bolha com tomadas de ar somente onde ficavam os radiadores e rodas e com saias integradas para reduzir o fluxo de ar sob o carro — o que ajuda a reduzir a sustentaçao aerodinamica lift [caption id= attachment_339192 align= aligncenter width= 2288 ] a carenagem original de 1987[/caption] nas laterais nao havia mais o respiro das caixas de roda como na versao original dessa carenagem que estreou em 1987 apenas as saias laterais que mantinham o fluxo sob o carro a traseira que chegou a ter um spoiler enorme nos primeiros anos em 1991 ja tinha um spoiler mais discreto aparentemente para estabilizar a traseira longa do opala cupe em altas velocidades o problema e que esse conjunto foi desenvolvido para o asfalto suave dos autodromos nao para uma br 101/rio santos ondulada do inicio dos anos 1990 o que causaria alguns problemas na hora do recorde como veremos mais adiante a preparaçao do motor foi um pouco alem do que se usava na stock car da epoca o motor era o 250s de sempre com virabrequim original balancins roletados coletores 6x2 hooker e carburaçao tripla weber idf 44 o motor ainda tinha pistoes com a maior sobremedida 0 40 pol o que aumentou o deslocamento para 4 200 cm³ o cabeçote era o antigo 831 adequado para etanol mas com limitaçao de material para retrabalho de fluxo a transmissao era toda original gm com uma caixa clark de cinco marchas e diferencial dana 3 07 1 a unica alteraçao foi o volante do motor que foi substituido por um com mais massa pois a mediçao de velocidade e feita ao longo de um quilometro lançado — situaçao na qual e desejavel maior inercia do volante o teste foi realizado numa terça feira 15 de outubro de 1991 em um trecho de cinco quilometros da rodovia br 101/rio santos em bertioga/sp ainda hoje o trecho e uma pista simples de mao dupla porem na epoca com o asfalto muito ondulado pelos recapeamentos pontuais na pista gourmetizei os remendos notaram segundo o regulamento da confederaçao brasileira de automobilismo o registro de velocidade deveria ser obtido em uma reta ao nivel do mar em um percurso de cinco quilometros dos quais os dois primeiros seriam de aceleraçao o quilometro seguinte seria usado para a mediçao da velocidade — dez celulas fotoeletricas posicionadas em intervalos de cem metros — e os dois ultimos usados para a desaceleraçao e frenagem o espaço de frenagem alias tambem determinou o acerto dos freios pois o carro precisa parar dentro dos dois quilometros para ter sua velocidade homologada por isso a distribuiçao da força de frenagem ficou ainda mais dianteira as rodas scorro trevo de 14 polegadas com tala 8 calçadas em pneus slick pirelli em uma entrevista publicada no youtube abaixo o preparador do motor sylvinho conta que somente o volante e o acerto de ponto e carburaçao foram modificados para o teste devido a etapa da stock car no final de semana anterior o tempo de acerto e calibragem do motor em dinamometro foi escasso — o motor ficou pronto somente na terça feira pela manha horas antes do teste depois de uma noite as claras fazendo os preparativos https //www youtube com/watch v=uznrcqkpvlo a velocidade seria medida em tres passagens nos dois sentidos todas devendo ser realizadas dentro de uma hora a partir do inicio da primeira passagem valida como previa o regulamento parece uma boa margem de tempo mas caso haja algum problema na primeira passagem oficial o cronometro nao para — os reparos consomem o tempo do teste por isso a primeira passagem foi feita com um acerto de ponto muito conservador a pedido do chefe da equipe camilo christofaro jr logo na primeira passagem logo apos passar a quarta marcha a 230 km/h a primeira surpresa o capo nao resistiu a pressao aerodinamica dentro do cofre e saiu voando como um guardanapo numa cadeira de praia mesmo sem o capo o carro atingiu pouco mais de 288 km/h [caption id= attachment_339193 align= aligncenter width= 1428 ] la se vai o capo [/caption] como o incidente arrancou as presilhas e grampos sem tempo para o conserto o carro teria de seguir para as passagens seguintes sem o capo — o que exigiu um novo acerto dos carburadores o retorno da primeira passagem correu sem problemas e agora com o cofre aberto o carro atingiu pouco mais de 291 km/h resultando em uma media de 290 088 km/h — novo recorde brasileiro o incidente do capo mostrou como a aerodinamica do opala era deficiente e foi prejudicada pelas ondulaçoes da pista que permitiam a entrada de ar por baixo do carro sem escoamento do cofre o ar acabou empurrando o capo para o alto e possivel que a ausencia do capo no fim das contas tenha ajudado o carro a ir mais rapido mesmo com o recorde em maos a equipe tinha a certeza de que seria possivel passar dos 300 km/h camilinho cristofaro havia dito a imprensa antes do teste que acreditava em um pico de 340 km/h devido ao acerto do carro com 38ºc de temperatura ambiente e mais de 50º de temperatura do asfalto o calor certamente prejudicou o desempenho do carro os mecanicos da equipe modificaram o angulo de caster do carro para estabilizar a dianteira enquanto o motor foi novamente reajustado agora com o ponto de igniçao ideal para o teste conforme medido por sylvinho no dinamometro — 30 graus de avanço no total sem o capo com o motor recalibrado fabio sotto mayor foi para o asfalto tentar uma velocidade maior https //youtu be/wqpjm2ucdri a passagem no primeiro sentido a favor do vento chegou a pouco mais de 315 km/h a volta contra o vento foi a pouco mais de 291 km/h media de 303 157 km/h novo recorde em entrevista ao programa vitoria da tv cultura acima que fez a cobertura do teste fabio sotto mayor disse que a dianteira passarinhava muito mesmo apos o ajuste de caster e que por isso ele acreditava ter chegado ao limite do carro nos videos e possivel notar a instabilidade da dianteira que precisava ser corrigida o tempo todo pelo piloto fabio ainda disse que talvez em um dia mais frio fosse possivel melhorar a marca mas se deu por satisfeito ao passar dos 300 km/h de media em um opala de stock car o carro usado no teste de velocidade maxima acabou se perdendo no tempo — ao menos e o que parece a dana patrocinadora do teste atualmente tem uma recriaçao do carro baseada em um stock original da epoca com um motor diferente e rodas binno de stock cars modernos — que e o carro das fotos recentes que ilustram esta materia
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