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Car Culture

Como passar dos 300 km/h com um Opala?

Todo entusiasta que se preza conhece a história — ou pelo menos já ouviu falar — do recorde de velocidade de Fábio Sotto Mayor em 1991, a bordo de um Opala Stock Car. O carro chegou ao pico de 315 km/h e teve seu recorde homologado com uma média de 303,157 km/h. Os supercarros que surgiriam alguns anos depois desse recorde e a barreira dos 400 km/h, quebrada há mais de 15 anos, talvez tenham distorcido a perspectiva de quem relembra esta história em 2023. Mas não se engane: atingir mais de 300 km/h de carro nunca foi tarefa fácil. A revista Quatro Rodas, por exemplo, que fazia seus testes na "reta infinita" da GM, em Indaiatuba, só chegou aos 290 km/h com a Ferrari 355 F1 na segunda metade dos anos 1990. Àquela altura, o carro mais veloz do mundo era o RUF CTR Yellowbird, que usou seu flat-6 biturbo de 469 cv para chegar aos 342 km/h em testes no circuito de Nardò, em 1987. Esse recorde só foi quebrado em 1994 pelo McLaren F1, que chegou a 355 km/h. Um Opala a mais de 300 km/h, portanto,