nem todo mundo lembra disso o tempo todo mas a porsche ja forneceu motores para a formula 1 e nao foi para qualquer equipe — quem usava os motores porsche era ninguem menos que a mclaren que na epoca teve parte de seu controle acionario comprado pela tag — technologies d avant garde empresa que presta serviços de gestao para companhias aereas mas se voce acha que isto significa que a porsche colocava seus iconicos motores flat 6 nos carros de formula 1 saiba que infelizmente isso nao aconteceu ha um bom motivo para que os boxer porsche nao tenham sido usados na f1 largos demais eles exigiriam que os carros fossem redesenhados com prejuizo a aerodinamica alem disso os v6 turbo eram a norma na epoca — motores compactos leves e giradores capazes de render mais de 1 000 cv em acerto de classificaçao mas antes voce deve saber que a porsche nao era exatamente novata na formula 1 — ja na decada de 1920 ferdinand porsche ajudou a projetar as flechas de prata da mercedes benz e da auto union companhia que anos mais tarde daria origem a audi da para ver que e tudo entrelaçado nao depois na decada de 1960 o monoposto porsche 804 movido por um flat 8 de 1 5 litro e cerca de 180 cv com o 804 a porsche conseguiu suas duas unicas vitorias na f1 como construtora no gp da frança e no gp de solitude na alemanha esta nem parte do campeonato fazia ambas com dan gurney ao volante depois disso a porsche abandonou a formula 1 devido ao alto custo da categoria mas tambem por nao ter interesse em uma categoria tao distante dos carros de rua nada disso impediu que exatamente 21 anos depois a porsche voltasse a maior categoria do automobilismo mundial nao foi um movimento muito planejado — aconteceu quando a tag ainda patrocinava a williams que estava em uma bela fase no inicio dos anos 80 com dois titulos de construtores em 1980 e 1981 e keke rosberg sagrando se campeao em 1982 em 1983 ron dennis marcou uma reuniao com o chefe da tag mansour ojjeh e ofereceu lhe uma parceria que alem de tornar sua empresa a patrocinadora titular da mclaren como era na williams que afinal se chamava tag williams na epoca ainda lhe cederia parte das açoes ojjeh aceitou sem pestanejar e naquele ano ainda como patrocinador da williams bancou o desenvolvimento de um novo motor para os monopostos da mclaren nao e preciso dizer que a parceria com a williams acabou depois dessa nao e a empresa contratada como voce ja deve ter deduzido foi a porsche e como ja falamos um boxer nao serviria para a formula 1 e por isso foi estabelecido que o novo motor seria um v6 com 90° entre os cilindros foi um motor um tanto trabalhoso de se projetar o primeiro carro a usar o motor em testes ainda no fim da temporada de 1983 foi uma versao bastente modificada do mp4/1 que usava um v8 cosworth de aspiraçao natural john barnard o projetista teve que adaptar tudo e o motor ainda nao estava totalmente pronto — mas niki dda queria testar o carro logo e por isso e por isso ficou apressando as coisas no fim o mp4/1e era mais uma mula de testes do que um bolido de formula 1 feito para competir isto somado ao fato de que o proprio motor ainda nao estava 100% acabou nao vencendo nada a gloria viria a partir de 1984 como todos sabem niki lauda acabou vencendo o campeonato e a mclaren tag ficou com o titulo de construtores no ano seguinte a mesma coisa — desta vez com prost no lugar de lauda em 1986 ainda que mclaren tenha perdido o titulo para a williams prost conquistou seu segundo titulo em sequencia pela mclaren e impressionante porque o motor tag porsche nao era dos mais potentes do grid mas por outro lado o caia como uma luva no carro projetado especialmente para ele o mp4/2 na verdade a combinaçao era tao boa que o conjunto que em seu auge entregava 850 cv foi usado ate 1987 sem grandes alteraçoes e pensar que a porsche teve medo de estampar os motores com os dizeres made by porsche por medo de a empreitada ser um fracasso e prejudicar as vendas dos carros da companhia acontece que o fruto mais impressionante desta epoca — que durou ate 1988 quando a mclaren trouxe ayrton senna da lotus e firmou uma parceria ainda mais vitoriosa com a honda — nao e o carro de formula 1 e algo ainda mais interessante que passa a maior parte do tempo guardado no centro de desenvolvimento tecnologico da mclaren em woking reino unido um 911 equipado com o v6 desenvolvido pela porsche para a equipe britanica de formula 1 de acordo com um artigo no site drive cult — que foi tirado do ar e so pode ser visualizado pelo internet archive — a existencia deste carro era considerada uma lenda automobilistica ate 2012 quando o centro tecnologico da mclaren abriu suas portas para uma visita especial com carroceria impecavelmente branca o carro parece so um porsche 930 dos anos 1980 em condiçao impecavel mas e um verdadeiro monstro martin spain o autor do artigo clicou algumas fotos do carro mesmo sem permissao dos guias e talvez sem saber criou um dos primeiros registros visuais da existencia deste carro por fora denunciam sua natureza insana um jogo de rodas ruf de cinco raios sim aquela ruf e a placa que diz tag turbo por dentro um botao de partida verde no console central nao ha imagens do interior e no cofre um par de enormes intercoolers esconde a pequena maravilha de 1 5 litro e algo entre 700 e 850 cv — que podem fazer deste um dos porsche 911 mais rapidos do planeta ainda que nao haja qualquer mençao ao desempenho do carro nos ultimos anos o carro ganhou alguma exposiçao por parte da mclaren e da propria porsche e foi possivel entender sua origem ele foi usado pelos alemaes como mula de testes do motor v6 de formula 1 e talvez por ter sido a tag quem bancou o desenvolvimento ele acabou indo parar na coleçao de mansour ojjeh principal acionista da mclaren e responsavel por torna la a gigante que ela se tornou a partir dos anos 1980 quando se uniu a project 4 de ron dennis dai o mp4 nos nomes dos carros da equipe — mclaren project 4 aqui e importante lembrar que ojjeh tambem tinha um dos unicos porsche 935 de rua exatamente por sua relaçao com a porsche nessa epoca agora tudo isso e apenas a introduçao e contextualizaçao do ponto central desta materia o lanzante tag turbo https //youtu be/qkmnxilfucu voce conhece a lanzante certo se nao conhece deveria pois ja falamos muito deles eles sao uma preparadora britanica que correu e venceu a 24 horas de le mans de 1995 com um mclaren f1 sao uma das raras empresas alem da mclaren autorizadas a fazer manutençoes nos f1 de rua e tambem foram eles quem transformaram o p1 gtr em um carro road legal a relaçao com a mclaren e estreita ao ponto de seu proprietario dean lanzante chegar a zak brown o chefe da mclaren e propor a compra do porsche 930 tag https //flatout com br/o unico porsche 935 de rua para mansour ojjeh/ e claro que zak brown declinou a proposta de lanzante mas dali nasceu o atual projeto de dean e sua equipe/preparadora ele descobriu que a mclaren ainda tem guardados varios motores tag turbo v6 dos anos 1980 e viu ali uma oportunidade de ter um 930 turbo ja que o original nao esta a venda a essa altura voce ja deve ter lembrado daquele famoso ditado se voce nao pode comprar faça voce mesmo lanzante contou a revista autocar que fazer dois ou tres carros seria muito caro para diluir os custos seria preciso fazer mais exemplares inicialmente ele pensou em 25 carros que e uma referencia ao numero de corridas que a mclaren venceu com o motor mas nao ha motores suficientes para isso de acordo com o plano de lanzante com os motores limitando o numero de exemplares dean decidiu fazer 11 carros — cada um referenciando as duplas de pilotos que correram com este motor nas temporadas de 1983 a 1987 o numero impar o 11º se deve ao fato de john watson ter substituido niki lauda em 1985 https //www youtube com/watch v=qmat3umigms o aspecto mais interessante do conceito adotado por lanzante nestes carros e que nao se tratam de restomods ou modificaçoes ao estilo da singer e outras preparadoras de porsche a ideia aqui e fazer uma serie de carros que poderiam ter sido feitos em 1983 por isso a lanzante limitou as opçoes de cores e revestimentos aos que eram oferecidos pelo catalogo original da porsche na epoca por outro lado o 930 tag turbo era um 930 regular da epoca por isso mesmo sendo um prototipo de testes ele tem teto solar ajuste eletrico dos retrovisores e volante original ou seja e possivel fazer um carro versatil e confortavel mesmo para os padroes de hoje com o motor tag turbo sem escapar das condiçoes impostas por lanzante cada um dos 11 motores esta sendo modificado pela cosworth para ficar mais civilizado e confiavel para as ruas e estradas — afinal o 930 tem um motor de formula 1 exatamente como ele era instalado nos monopostos por isso ele nao tem 4 bar de pressao maxima como o modelo da porsche e foi limitado a 3 bar com potencia de 503 cv a lanzante ainda fez uma serie especial de tres carros inspirados pelo atual proprietario do mclaren mp4/2 de alain prost que pediu mais potencia em seu tag turbo estes tres carros sao uma homenagem aos tres anos em que a mclaren venceu com o motor tag os titulos de pilotos e construtores de 1984 e 1985 e o titulo de prost em 1986 eles tem potencia aumentada para 625 cv e peso reduzido em 400 kg sim quatrocentos quilogramas; nao tem um zero sobrando ai nao chegando aos 920 kg seco alem disso eles serao pintados de acordo com o capacete dos pilotos o primeiro inspirado por alain prost e o segundo por niki lauda os cintos de segurança tem a marca hugo boss estampada como nos carros da f1 e o volante e revestido de camurça sintetica em vez de alcantara enquanto a alavanca de cambio tem o mesmo design da alavanca dos mp4 de f1 ate mesmo as rodas foram reproduzidas — a dymag fara as copias com o padrao de furaçao da roda de formula 1 as unicas concessoes a modernidade feita pela lanzante sao o controle de traçao — afinal imagine um porsche manual de 920 kg e 625 cv nas ruas — e o sistema multimidia da porsche classic que usa o estilo do radio da epoca com as entranhas modernas e uma tela tatil os exemplares championship sao somados aos 11 exemplares regulares para um total de 14 lanzante tag turbo e cada um dos carros tem um motor reserva como parte da garantia — o que significa que ha ao menos 28 motores destes apesar disso a lanzante nao planeja replicar o motor para reposiçao ele explicou que ate poderia refazer os moldes para fundiçao e que teria muitos compradores para este motor mas o conceito do carro e oferecer algo mais especial que isso e dirigir um carro bonito e um carro embalado por um motor que foi usado por um piloto de formula 1 em um fim de semana de corrida e algo especial e por isso que as pessoas compraram este carro quantas pessoas podem comprar um mclaren mp4 eu poderia refazer mas nao teria a mesma alma o fato de ser um motor original de termos escaneado o carro original da mclaren nao faria sentido algum fazer mais destes concluiu
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