ola galera do flatout para quem nao se lembra e com razao faz um tempo desde a minha ultima postagem releia os quatro posts anteriores aqui neste meio tempo desde a ultima postagem estou ainda esperanto o coletor de escapamento para a proxima fase — que sera turbinada como ja mencionei por motivos alheios a minha vontade acredito que nao chegara em minhas maos entretanto a suspensao do tipo coilover da marca dgs chegou e ja foi devidamente instalada escolhi este modelo devido a importaçao oficial para o brasil o que facilita em casos de defeitos trocas e garantias — decisao que ja se mostrou acertada — alem do preço justo de mercado se considerado o preço das outras coilovers disponiveis para este carro e pelos ajustes proporcionados incluindo as famosas camber plates como o peugeot 306 tem a suspensao dianteira do tipo mcpherson com barra estabilizadora as coilovers da frente sao semi completas com regulagem de pre carga da mola rebound alem de ajuste de altura e cambagem os amortecedores originais do carro vao presos na manga de eixo no caso destes coiloves o que vai preso e uma peça roscada assim como o tubo externo do amortecedor o que permite alterar a altura do carro e tem uma contra porca para travar o corpo do amortecedor continua roscado e o prato inferior da mola e apoiado em uma porca com contra porca que permite a regulagem de pre carga da mola que vai influenciar na altura que por sua vez deve ser ajustada apos a pre carga o batente da lugar a um encosto fixo da mola e uma junta uniball para permitir angulaçao do amortecedor que entao e fixo em uma camber plate com regulagem atraves de parafusos e deslize para ajustar a cambagem por fim na ponta da haste ha uma chave alen que ajusta a carga do rebound amortecedor podendo este ajuste ser feito com o kit montado no lugar algumas marcas nao permitem ja a suspensao traseira do peugeot 306 e por braços semi arrastados por barra estabilizadora as molas sao do tipo barra de torçao e portanto nao vem no kit de coilover eu troquei estas molas pelas do citroen vts que sao ligeiramente mais rigidas e ja permitem o ajuste da altura atraves do proprio sistema da suspensao desta forma os amortecedores traseiros possuem somente regulagem de carga e comprimento para se adequar a altura definida na geometria da suspensao suspensao nova instalada os amortecedores traseiros vieram errados mais compridos que o necessario e sem a regulagem de comprimento o que fazia com que eles dessem fim de curso comprimido retirei e devolvi ao fornecedor requisitando a troca que foi aprovada e efetuada por se tratar de um produto importado com alguns meses de demora [gallery link= file ids= 84139 84142 84143 ] o s16 ja e baixo originalmente e eu ja era bastante incomodado em blitze sendo acusado de carro rebaixado sem ter necessariamente realizado a preparaçao — acusaçoes as quais eu desmentia com a ajuda do manual do carro no qual consta a altura do veiculo mas logicamente dependendo da boa vontade do policial antes depois resolvi entao por legalizar a suspensao aproveitando da lei atual que permite a regularizaçao de suspensoes com geometria regulavel por estar com o carro todo em dia decidi fazer por vias legais sem o classico jeitinho brasileiro falei com o meu despachante e o mesmo colocou a solicitaçao junto ao detran para modificaçao de suspensao a autorizaçao demorou aproximadamente 30 dias para ser concedida dentro da qual eu tenho 30 dias para dar entrada no detran com o laudo do inmetro teoricamente a alteraçao deve ser feita e vistoriada dentro desses 30 dias mas a inspeçao do carro antes nao e cobrada em nenhum lugar com a autorizaçao em maos e o carro com a nova suspensao peguei o endereço de uma unidade de vistoria do iinmetro para quem estiver interessado em fazer pesquise bem pois os preços variam bastante de unidade a unidade chegando la apresentei os documentos e fui informado que deveria apresentar nota da suspensao e nota do serviço de instalaçao coisa que ninguem fala antes e que pode lhe custar o prazo da autorizaçao e que essas notas devem ser do tipo eletronica nao podem ser aquelas simples entao as notas viraram um aditivo no preço por conta do vistoriador e a vistoria deveria ser feita no sabado bem cedo por conta das cameras ou algo assim e o custo que deveria ser em torno de r$ 400 ja passava de r$ 1 000 00 so na parte da vistoria fui a um segundo centro de vistorias e este sim muito melhor do que o anterior o valor inicial era um pouco mais alto r$ 500 se nao me falha a memoria porem a vistoria era completa apesar de eu estar alterando somente a suspensao todos os outros parametros do carro devem estar em conformidade o que no meu caso teria problema em emissoes e ruido vamos ao terceiro centro de vistoria aonde o custo inicial era de r$ 550e nao requeria notas de suspensao e nem de serviço pois segundo o vistoriador isso so e apresentado ao detran e nao ao local da vistoria e a vistoria se resume a suspensao freios iluminaçao buzina macaco triangulo e estepe beleza pode fazer notem como as tres vistorias servem teoricamente para a mesma coisa e sao totalmente diferentes — lisarb a terra do contrario enquanto isso fiquei pensando nos amortecedores traseiros que estavam originais cansados pois os novos estavam sendo trocados e eu morrendo de medo de nao passar na inspeçao detalhe com a suspensao dianteira com molas rigidas e amortecedores com bastante carga em contraste com a suspensao traseira com mola rigida e amortecedor com pouca carga andar com o carro estava horrivel pois a traseira pulava e me limitei a somente ir de um ponto a outro e nao testei a suspensao como gostaria ainda na vistoria da suspensao ha uma inspeçao visual antes e depois e o carro e colocado sobre um equipamento que mede a taxa de eficiencia / dureza dos amortecedores primeiro o eixo dianteiro e depois o eixo traseiro e o unico parametro para aprovaçao ou reprovaçao e a diferença relativa entre um lado e outro nao ha nenhuma fiscalizaçao de o quao alta ou baixa e a carga dos amortecedores bastando que eles sejam iguais enfim fui reprovado pois um farol de neblina nao acendeu mal contato e a carga dos amortecedores traseiros deu diferença relativa acima do limite estabelecido fiquei gelado sera que eu tinha perdido os r$ 550 da inspeçao mais uns 20 minutos de agonia e recebo o laudo reprovando pelos dois motivos citados acima e informado que eu deveria retornar com os dois itens sanados dentro do prazo de 30 dias sendo este retorno somente durante a semana e isento de taxa porem lembram do prazo de 30 dias do detran nao ha em lugar algum a informaçao se esse prazo e para entrada na vistoria ou se esse prazo e para retorno ao detran resolvi nao arriscar comprei um par de amortecedores paralelos e baratos porem novos para o 306 arrumei o farol de neblina e retornei para a vistoria la eu percebi que o operador repetiu umas duas vezes o teste na suspensao traseira os amortecedores que eu coloquei sao moles e as molas que eu uso muito duras o que resulta numa porcentagem de eficiencia pequena na qual o menor desvio ja ultrapassa o limite e portanto reprova o vistoriador me informou que deu uma diferença mas que ele ajustou da propria boa vontade dele sem nenhuma solicitaçao minha para tal fiquei muito agradecido pela camaradagem lisarb agora do outro lado tive que fazer entao fazer uma vistoria padrao aquela que fazemos para transferencia do carro para juntar nos documentos exigidos e dar entrada no detran feita a vistoria encaminhei os documentos junto com a nota de compra da suspensao do modelo simples ao meu despachante veio entao a solicitaçao da nota de instalaçao de um local credenciado a qual rebatemos anexando uma xerox do meu crea e alegando que a instalaçao foi feita por mim que e uma realidade o detran entao se deu por satisfeito e demorou mais um mes aproximadamente para emitir o novo crlv com as informaçoes de legalizaçao da suspensao custo total r$ 550 da vistoria inmetro r$ 80 da vistoria comum r$ 190 do novo crlv e r$ 90 do meu despachante total r$ 910 segundo fontes obscuras existem locais aonde voce entra com o documento do carro mais r$1 000 e um mes depois tem um documento com a legalizaçao obtida eu realmente odeio o jeitinho brasileiro e acredito que isso e uma das coisas responsaveis pela crise que estamos mas essa discussao nao cabe aqui fato e que e tentador devido a burocracia do nosso pais ah e a suspensao nova e bem rigida e a principio atende as minhas expectativas mas como a intençao e o uso em pista ainda nao pude testar adequadamente pois so agora instalei os amortecedores traseiros e mesmo assim nao andei direito pois o s16 ficou internado arrumando o cabeçote devido a uma quebra da bomba de agua que ocasionou a correia dentada pular e algumas valvulas foram quebradas atualmente o carro saiu da oficina e estou acertando um detalhe do escapamento batendo e no aguardo das peças do kit turbo as quais irei apresentar no proximo post um abraço ricardo fay project cars #190
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