voce ja notou que boa parte dos carros de corrida antigos nao tem velocimetro — ou ao menos nao os colocam como instrumento principal pode reparar no cockpit da ferrari 312 acima ou mesmo em alguns exemplares de rua como o alfa romeo 33 stradale a ausencia do velocimetro nestes carros era explicada por varios motivos mas os principais eram a reduçao de peso e a simplificaçao de montagem e de leitura durante a corrida quando a velocidade do carro e uma informaçao menos importante sim parece um contrassenso mas faz sentido em uma corrida voce nao precisa de controlar da velocidade do carro como a mesma precisao que a velocidade do motor as rotaçoes por minuto e com base nela que voce define qual marcha usar em cada curva e tambem e essa leitura que ira te ajudar a nao explodir o motor antes do gerenciamento eletronico o corte de giro era feito pelo pe direito do piloto quando o motor se aproximava do limite de rotaçoes previsto pelo projeto/preparaçao voce precisava subir uma marcha ou tirar o pe para nao causar over revving e manda lo para o espaço e por isso que as quebras de motores eram bem mais comuns no passado a ausencia do velocimetro contudo nao significava que os pilotos nao sabiam a qual velocidade estavam porque voce pode calcular a velocidade do carro usando a velocidade do motor basta conhecer a velocidade por rpm do seu carro — que voce pode calcular com algumas informaçoes basicas encontradas no manual do proprietario isso e possivel porque a velocidade das rodas e simplesmente a velocidade do motor transmitida para as rodas atraves do cambio e do diferencial — por isso eles se chamam transmissao voce precisa portanto calcular a relaçao entre o numero rotaçoes do virabrequim do motor e o numero de rotaçoes da roda o segredo esta na palavra relaçao para entender melhor esse negocio voce precisa visualizar como a força do motor chega as rodas o movimento do virabrequim vira a arvore primaria do cambio a qual se conectam as relaçoes de marcha que sao conectadas a uma arvore de saida e ao diferencial ao qual sao conectadas as rodas imagine entao que o motor esta girando 1 000 vezes por minuto rpm que o cambio tenha uma marcha so com relaçao 1 1 e que o diferencial tambem tenha relaçao 1 1 isso significa que cada volta do virabrequim equivale a uma volta do cambio uma volta do diferencial e portanto uma volta das rodas motrizes ou seja as rodas estao girando 1 000 vezes por minuto como isso se traduz em velocidade pelo comprimento das rodas nao eu nao quis dizer diametro nem largura estou falando do comprimento da circunferencia que a gente aprende na aula de geometria no ensino medio e nao esquece a formula por causa do nome frances nela contido para calcular a velocidade entao voce precisa conhecer o diametro das rodas do seu carro vamos considerar uma roda de 15 polegadas com pneus 185/60 a roda mede 381 mm de diametro enquanto os pneus tem 111 mm de flanco 60% de 185 mm como o diametro tem dois flancos o que esta no chao e o oposto a ele multiplicamos por dois 222 mm e somamos aos 381 mm da roda total 603 mm agora basta calcular o comprimento da circunferencia 2 π r que e 1 893 42 mm ou 1 893 metro se a roda gira 1 000 vezes por minuto significa que em um minuto ela percorre 1 000 vezes esse 1 893 metro o que resulta em 1 893 metros por minuto com 60 minutos em uma hora temos 113 580 metros percorridos ou 113 58 km/h mas esta e a conta simples em um carro de uma marcha com relaçao direta 1 1 no cambio e no diferencial se a relaçao do cambio fosse 2 1 e do diferencial 2 1 seria preciso multiplicar a relaçao do cambio pela relaçao do diferencial para encontrar a relaçao entre o motor e a roda nesse caso teriamos 1 000 rpm do motor que com a relaçao de 2 1 do cambio multiplicada pela relaçao de 2 1 do diferencial chegaria as rodas com uma relaçao de 4 1 isto e a cada quatro voltas do virabrequim as rodas dao uma volta entao a 1 000 rpm do motor as rodas estariam girando 250 vezes por minuto — ou percorrendo 250 vezes seu 1 893 metro por minuto o que resulta em 473 25 metros por minuto ou 28 395 metros por hora — 28 395 km/h mas como calcular a velocidade do meu carro pelas rotaçoes do motor ate agora vimos o conceito basico do calculo de velocidade so que seu carro tem entre quatro e oito marchas e um diferencial todos com relaçoes diferentes por isso voce precisara saber a relaçao de cada marcha e do diferencial alem do diametro da roda no meu carro a 1ª marcha tem relaçao 3 58 1 a 2ª 1 93 1 a 3ª 1 41 1 a 4ª 1 11 1 a 5ª 0 88 1 e o diferencial tem relaçao 4 25 1 os pneus sao os mesmos citados acima 185/60 e as rodas tem 15 polegadas o que resulta em uma circunferencia de 1 89 metro para descobrir a velocidade em uma dada rotaçao em cada marcha basta dividir a rotaçao pelo produto da multiplicaçao da relaçao da marcha pela relaçao do diferencial depois multiplicar o resultado pela circunferencia da roda e depois multiplicar o resultado por 0 06 para converter os metros por minuto por quilometros por hora multiplicando a 1ª marcha pelo diferencial temos 15 215 a 1 000 rpm isso significa que as rodas dao 65 72 voltas por minuto como cada volta da roda mede 1 893 metro em um minuto teremos 124 40 metros e em 60 minutos teremos 7 464 metros em uma hora ou 7 46 km/h por que usei 1 000 rpm em vez de 2 000 3 000 ou 6 000 por que esta sera a variaçao de velocidade a cada 1 000 rpm nesta marcha a chamada velocidade por 1000 rpm ou v/1000 rpm para saber a velocidade a 2 000 rpm em primeira marcha basta multiplicar a v/1000 rpm por 2 — que sera a v/2000 rpm pode arredondar para 7 5 para facilitar a conta 15 km/h a 3 000 rpm teremos 22 5 km/h a 6 500 rpm o carro estara a cerca de 50 km/h agora voce so precisa descobrir a v/1000 rpm de cada marcha multiplica la pela rotaçao a v/1000 rpm da segunda marcha do meu carro e 13 82 km/h da terceira e 18 92 km/h da quarta e 24 km/h e da quinta e 30 3 km/h voce so precisa decorar estas velocidades pode arredondar para facilitar e multiplicar pela rotaçao em quinta marcha a 5 000 rpm estarei a 150 km/h era isso o que os pilotos memorizavam para ter suas referencias de velocidade esse calculo da velocidade do motor para indicar a velocidade das rodas do carro e exatamente o que os velocimetros eletronicos fazem e por isso que se voce alterar o diametro do conjunto roda e pneu a indicaçao de velocidade sera alterada para corrigir e preciso reprogramar a relaçao na ecu ou no quadro de instrumentos
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