A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Como se pinta um avião? Estes dois vídeos em time-lapse te mostram

O serviço de funilaria e pintura é um dos mais delicados e caros que se pode fazer em um carro. Imagine, então, que em vez da carroceria do seu automóvel, estão dezenas de metros de fuselagem aeronáutica. Como os fabricantes ou empresas aéreas fazem e refazem o visual das aeronaves?

Mais ou menos como a pintura de um carro, só que em maior escala, como mostra este vídeo divulgado recentemente pela Emirates Airline, uma das maiores linhas aéreas do mundo. Nele, todo o processo de pintura de um Boeing 777 é resumido em dois minutos. Veja só:

Para quem esperava por um processo altamente robotizado, a surpresa:  a maior parte das etapas é realizada por pessoas — desde a remoção da pintura anterior até os acabamentos finais — uma equipe de 26 a 30 funcionários, que trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O hangar de pintura da Emirates é o maior que existe sob posse de uma companhia aérea. Localizado no Aeroporto Internacional de Dubai, o complexo funciona desde 2010, e já realizou repinturas em 59 aeronaves — só em 2013 foram 21 aviões repintados ali (quase 10% da frota da companhia), somando cerca de 6.550 horas de trabalho, ou 273 dias ininterruptos.

pintura-aviao-emirates (3)

Um único avião como este Boeing 777 pode levar cerca de 12-13 dias para ser finalizado. O serviço exige raspagem e remoção química da pintura antiga, a aplicação da base, a colagem do stencil e a pintura própriamente dita — etapa realizada por vários funcionários, cujo resultado é tão preciso que parece mais um adesivo impresso. Curiosas também são as coberturas de certas partes, como as janelas: quase imperceptíveis, fazem a aeronave parecer de brinquedo.

Além de seus serviços de repintura completa, a equipe do hangar da Emirates já realizou mais de 60 mil reparos menores por dentro e por fora de suas aeronaves.

pintura-aviao-emirates (4) pintura-aviao-emirates (5) pintura-aviao-emirates (1)

Este outro vídeo também é um time-lapse do processo de pintura de um avião — desta vez, um 777 da Scoot, uma divisão da Singapore Airlines. Apesar de ser considerada uma “empresa de baixo custo”, o vídeo abaixo mostra que o cuidado com a apresentação não deve nada às empresas maiores como a Emirates — em um lugar menor, com equipamentos menores, mas com a mesma técnica.

O Boeing 777 foi lançado há 19 anos e, em suas versões mais recentes, mede 73,9 metros de comprimento por 71 metros de envergadura. Para você ter uma ideia, é o comprimento de 16 Opalas (4,575 m) ou de 19 Gol G6 (3,895 m). E você aí achando difícil pintar aquele risco no seu carro…

Matérias relacionadas

Spa, 25 anos depois: filho de Schumacher comemora primeira vitória do pai pilotando Benetton do 1º título

Dalmo Hernandes

Viaje de volta aos anos 90 com estes comparativos da Best Motoring/Hot Version!

Dalmo Hernandes

Você não viveu até disputar o WRC ao volante de um Porsche 911 GT3 Cup de rali

Dalmo Hernandes